Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Também se agradece ao apoio prestado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na concessão de afastamento remunerado a um dos autores no período da elaboração deste estudo |
id |
CAMP_a40a91b00a627f0da73827b0830f136e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343316 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificadosSystematic review of studies and applications of diversified pedagogical modelsEnsino híbridoMetodologias ativasTecnologia educacionalBlended learningActive methodologyEducational technologyModelos pedagógicosPedagogical modelArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Também se agradece ao apoio prestado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na concessão de afastamento remunerado a um dos autores no período da elaboração deste estudoResumo: Modelos pedagógicos são sistemas para organizar práticas de ensino e aprendizagem. Os modelos pedagógicos são baseados em teorias de aprendizagem, em leis e diretrizes educacionais e outros documentos balizadores. No entanto, nos dias atuais, elementos encontrados nos modelos pedagógicos tradicionais parecem não mais atender a sua finalidade, em virtude de um público cada vez mais conectado à Internet, familiarizado com tecnologias digitais e, portanto, com pouco engajamento e interesse nas atividades educativas tradicionais, mais centradas no professor e na transmissão e assimilação de conteúdos. O propósito deste trabalho é discutir e analisar diferentes tipos de modelos pedagógicos, denominados de modelos pedagógicos diversificados, identificando características importantes para a definição de um modelo pedagógico híbrido que seja voltado a orientar o docente no uso das tecnologias da informação e comunicação, das metodologias ativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem nos currículos que desenvolvem o ensino híbrido. Para esse fim, optou-se por realizar uma revisão sistemática, onde foram selecionados e analisados 14 artigos escritos na língua inglesa e portuguesa. Por fim, verificou-se na literatura a presença de estudos sobre modelos pedagógicos diversificados, sendo possível identificar as características consideradas essenciais para a construção de modelos pedagógicos híbridosAbstract: Pedagogical models are systems for organizing teaching and learning practices. Pedagogical models are based on learning theories, government laws in the education area and other guiding documents. Nonetheless, nowadays, features founded in traditional pedagogical models no longer seem to serve their purpose, due to the existence of a new generation of students increasingly connected to the Internet, familiar with digital technologies and, therefore, with low engagement and interest in traditional educational activities, more centered on the teacher and on the transmission and assimilation of the educational content. The goal of this paper is to discuss and analyze different types of pedagogical models, called diversified pedagogical models, identifying important features for the definition of a hybrid pedagogical model that aims guiding teachers in the use of information and communication technologies, active methodologies and learning management systems in a blended learning curricula. For this purpose, a systematic review was performed, such that 14 articles written in English and Portuguese were selected and analyzed. Finally, it was verified in the literature the presence of studies on diversified pedagogical models and it was possible to identify the essential features in order to build a hybrid pedagogical modelCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrochado, Rafael de Almeida, 1983-Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11164BROCHADO, Rafael de Almeida; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 718-745, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343316porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T11:04:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T11:04:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados Systematic review of studies and applications of diversified pedagogical models |
title |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados |
spellingShingle |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados Brochado, Rafael de Almeida, 1983- Ensino híbrido Metodologias ativas Tecnologia educacional Blended learning Active methodology Educational technology Modelos pedagógicos Pedagogical model Artigo original |
title_short |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados |
title_full |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados |
title_fullStr |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados |
title_full_unstemmed |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados |
title_sort |
Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados |
author |
Brochado, Rafael de Almeida, 1983- |
author_facet |
Brochado, Rafael de Almeida, 1983- Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brochado, Rafael de Almeida, 1983- Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Metodologias ativas Tecnologia educacional Blended learning Active methodology Educational technology Modelos pedagógicos Pedagogical model Artigo original |
topic |
Ensino híbrido Metodologias ativas Tecnologia educacional Blended learning Active methodology Educational technology Modelos pedagógicos Pedagogical model Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Também se agradece ao apoio prestado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na concessão de afastamento remunerado a um dos autores no período da elaboração deste estudo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164 BROCHADO, Rafael de Almeida; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 718-745, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164 |
identifier_str_mv |
BROCHADO, Rafael de Almeida; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 718-745, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830234861568 |