Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brochado, Rafael de Almeida, 1983-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Também se agradece ao apoio prestado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na concessão de afastamento remunerado a um dos autores no período da elaboração deste estudo
id CAMP_a40a91b00a627f0da73827b0830f136e
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343316
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificadosSystematic review of studies and applications of diversified pedagogical modelsEnsino híbridoMetodologias ativasTecnologia educacionalBlended learningActive methodologyEducational technologyModelos pedagógicosPedagogical modelArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Também se agradece ao apoio prestado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na concessão de afastamento remunerado a um dos autores no período da elaboração deste estudoResumo: Modelos pedagógicos são sistemas para organizar práticas de ensino e aprendizagem. Os modelos pedagógicos são baseados em teorias de aprendizagem, em leis e diretrizes educacionais e outros documentos balizadores. No entanto, nos dias atuais, elementos encontrados nos modelos pedagógicos tradicionais parecem não mais atender a sua finalidade, em virtude de um público cada vez mais conectado à Internet, familiarizado com tecnologias digitais e, portanto, com pouco engajamento e interesse nas atividades educativas tradicionais, mais centradas no professor e na transmissão e assimilação de conteúdos. O propósito deste trabalho é discutir e analisar diferentes tipos de modelos pedagógicos, denominados de modelos pedagógicos diversificados, identificando características importantes para a definição de um modelo pedagógico híbrido que seja voltado a orientar o docente no uso das tecnologias da informação e comunicação, das metodologias ativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem nos currículos que desenvolvem o ensino híbrido. Para esse fim, optou-se por realizar uma revisão sistemática, onde foram selecionados e analisados 14 artigos escritos na língua inglesa e portuguesa. Por fim, verificou-se na literatura a presença de estudos sobre modelos pedagógicos diversificados, sendo possível identificar as características consideradas essenciais para a construção de modelos pedagógicos híbridosAbstract: Pedagogical models are systems for organizing teaching and learning practices. Pedagogical models are based on learning theories, government laws in the education area and other guiding documents. Nonetheless, nowadays, features founded in traditional pedagogical models no longer seem to serve their purpose, due to the existence of a new generation of students increasingly connected to the Internet, familiar with digital technologies and, therefore, with low engagement and interest in traditional educational activities, more centered on the teacher and on the transmission and assimilation of the educational content. The goal of this paper is to discuss and analyze different types of pedagogical models, called diversified pedagogical models, identifying important features for the definition of a hybrid pedagogical model that aims guiding teachers in the use of information and communication technologies, active methodologies and learning management systems in a blended learning curricula. For this purpose, a systematic review was performed, such that 14 articles written in English and Portuguese were selected and analyzed. Finally, it was verified in the literature the presence of studies on diversified pedagogical models and it was possible to identify the essential features in order to build a hybrid pedagogical modelCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrochado, Rafael de Almeida, 1983-Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11164BROCHADO, Rafael de Almeida; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 718-745, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343316porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T11:04:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T11:04:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
Systematic review of studies and applications of diversified pedagogical models
title Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
spellingShingle Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
Brochado, Rafael de Almeida, 1983-
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Tecnologia educacional
Blended learning
Active methodology
Educational technology
Modelos pedagógicos
Pedagogical model
Artigo original
title_short Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
title_full Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
title_fullStr Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
title_full_unstemmed Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
title_sort Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados
author Brochado, Rafael de Almeida, 1983-
author_facet Brochado, Rafael de Almeida, 1983-
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
author_role author
author2 Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brochado, Rafael de Almeida, 1983-
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
Metodologias ativas
Tecnologia educacional
Blended learning
Active methodology
Educational technology
Modelos pedagógicos
Pedagogical model
Artigo original
topic Ensino híbrido
Metodologias ativas
Tecnologia educacional
Blended learning
Active methodology
Educational technology
Modelos pedagógicos
Pedagogical model
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Também se agradece ao apoio prestado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na concessão de afastamento remunerado a um dos autores no período da elaboração deste estudo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164
BROCHADO, Rafael de Almeida; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 718-745, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164
identifier_str_mv BROCHADO, Rafael de Almeida; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Revisão sistemática de estudos e aplicações de modelos pedagógicos diversificados. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 718-745, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11164. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830234861568