A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andrea Desiderio da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000
Resumo: Na Educação Infantil o tema do espaço-tempo é uma problemática de enfrentamento, pois a partir dela se estruturam e organizam as práticas educativas infantis. Este artigo apresenta e analisa o curso de formação nesta temática, para professores, agentes, monitores e especialistas da Educação Infantil da Rede pública de Campinas-SP. Metodologicamente, o curso se estruturou sob a forma de discussão de conceitos, bases teóricas, vídeos, textos para leitura e exercícios corporais em grupo. Os princípios norteadores foram o autoconhecimento e a experiência por meio de reflexões e de exercícios corporais. O referencial teórico baseia-se em conceitos derivados da Filosofia/Psicanálise, Sociologia e Pedagogia, a partir de Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet entre outros. Considera-se que, para uma ação docente refletida e adequada, é preciso tomar referências teóricas e práticas de outros lugares e fazer novas perguntas para deslocar-se e re-conhecer-se, assumindo a formação continuada por meio de ensaios e experimentações e não por indicações prescritivas que direcionam o fazer educativo.
id CAMP_8626f8518f16b842f2183d7773bbaa5a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192264
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentaçõesContinued training and time spaces in children education: tests and experimentsEducação infantilEducação permanentePermanent educationEarly childhood educationChild educationSpace timeContinuing educationArtigo originalNa Educação Infantil o tema do espaço-tempo é uma problemática de enfrentamento, pois a partir dela se estruturam e organizam as práticas educativas infantis. Este artigo apresenta e analisa o curso de formação nesta temática, para professores, agentes, monitores e especialistas da Educação Infantil da Rede pública de Campinas-SP. Metodologicamente, o curso se estruturou sob a forma de discussão de conceitos, bases teóricas, vídeos, textos para leitura e exercícios corporais em grupo. Os princípios norteadores foram o autoconhecimento e a experiência por meio de reflexões e de exercícios corporais. O referencial teórico baseia-se em conceitos derivados da Filosofia/Psicanálise, Sociologia e Pedagogia, a partir de Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet entre outros. Considera-se que, para uma ação docente refletida e adequada, é preciso tomar referências teóricas e práticas de outros lugares e fazer novas perguntas para deslocar-se e re-conhecer-se, assumindo a formação continuada por meio de ensaios e experimentações e não por indicações prescritivas que direcionam o fazer educativo.The theme of space-time in Infant Education is a problematic focused, because from it are structured and organized educational practices with children. This article presents and analyzes the training course in this subject, for teachers, agents, monitors and specialists of the municipal school of early childhood education, Campinas, SP. Methodologically, the course was structured in the form of discussion of concepts, theoretical bases, videos, texts for reading and group exercises. The guiding principles were self-knowledge and experience through reflections and body exercises. The theoretical reference is based on concepts derived from Philosophy / Psychoanalysis, Sociology and Pedagogy, from Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet and others. It is considered that, for a reflected and adequate teaching action, it is necessary to take theoretical and practical references from other places and ask new questions to move and get to know one another, taking on the continuous formation through tests and experiments and not for Prescriptive directions that guide the educational achievement.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Andrea Desiderio da2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000SILVA, Andrea Desiderio da. A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil: ensaios e experimentações. Praxis Educacional. Vitoria da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.. Vol. 15, no. 32 (abr./jun., 2019), p. 316-336. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192264porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T09:23:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192264Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T09:23:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
Continued training and time spaces in children education: tests and experiments
title A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
spellingShingle A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
Silva, Andrea Desiderio da
Educação infantil
Educação permanente
Permanent education
Early childhood education
Child education
Space time
Continuing education
Artigo original
title_short A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
title_full A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
title_fullStr A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
title_full_unstemmed A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
title_sort A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
author Silva, Andrea Desiderio da
author_facet Silva, Andrea Desiderio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andrea Desiderio da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação permanente
Permanent education
Early childhood education
Child education
Space time
Continuing education
Artigo original
topic Educação infantil
Educação permanente
Permanent education
Early childhood education
Child education
Space time
Continuing education
Artigo original
description Na Educação Infantil o tema do espaço-tempo é uma problemática de enfrentamento, pois a partir dela se estruturam e organizam as práticas educativas infantis. Este artigo apresenta e analisa o curso de formação nesta temática, para professores, agentes, monitores e especialistas da Educação Infantil da Rede pública de Campinas-SP. Metodologicamente, o curso se estruturou sob a forma de discussão de conceitos, bases teóricas, vídeos, textos para leitura e exercícios corporais em grupo. Os princípios norteadores foram o autoconhecimento e a experiência por meio de reflexões e de exercícios corporais. O referencial teórico baseia-se em conceitos derivados da Filosofia/Psicanálise, Sociologia e Pedagogia, a partir de Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet entre outros. Considera-se que, para uma ação docente refletida e adequada, é preciso tomar referências teóricas e práticas de outros lugares e fazer novas perguntas para deslocar-se e re-conhecer-se, assumindo a formação continuada por meio de ensaios e experimentações e não por indicações prescritivas que direcionam o fazer educativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000
SILVA, Andrea Desiderio da. A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil: ensaios e experimentações. Praxis Educacional. Vitoria da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.. Vol. 15, no. 32 (abr./jun., 2019), p. 316-336. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000
identifier_str_mv SILVA, Andrea Desiderio da. A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil: ensaios e experimentações. Praxis Educacional. Vitoria da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.. Vol. 15, no. 32 (abr./jun., 2019), p. 316-336. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822343278592