A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000 |
Resumo: | Na Educação Infantil o tema do espaço-tempo é uma problemática de enfrentamento, pois a partir dela se estruturam e organizam as práticas educativas infantis. Este artigo apresenta e analisa o curso de formação nesta temática, para professores, agentes, monitores e especialistas da Educação Infantil da Rede pública de Campinas-SP. Metodologicamente, o curso se estruturou sob a forma de discussão de conceitos, bases teóricas, vídeos, textos para leitura e exercícios corporais em grupo. Os princípios norteadores foram o autoconhecimento e a experiência por meio de reflexões e de exercícios corporais. O referencial teórico baseia-se em conceitos derivados da Filosofia/Psicanálise, Sociologia e Pedagogia, a partir de Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet entre outros. Considera-se que, para uma ação docente refletida e adequada, é preciso tomar referências teóricas e práticas de outros lugares e fazer novas perguntas para deslocar-se e re-conhecer-se, assumindo a formação continuada por meio de ensaios e experimentações e não por indicações prescritivas que direcionam o fazer educativo. |
id |
CAMP_8626f8518f16b842f2183d7773bbaa5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192264 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentaçõesContinued training and time spaces in children education: tests and experimentsEducação infantilEducação permanentePermanent educationEarly childhood educationChild educationSpace timeContinuing educationArtigo originalNa Educação Infantil o tema do espaço-tempo é uma problemática de enfrentamento, pois a partir dela se estruturam e organizam as práticas educativas infantis. Este artigo apresenta e analisa o curso de formação nesta temática, para professores, agentes, monitores e especialistas da Educação Infantil da Rede pública de Campinas-SP. Metodologicamente, o curso se estruturou sob a forma de discussão de conceitos, bases teóricas, vídeos, textos para leitura e exercícios corporais em grupo. Os princípios norteadores foram o autoconhecimento e a experiência por meio de reflexões e de exercícios corporais. O referencial teórico baseia-se em conceitos derivados da Filosofia/Psicanálise, Sociologia e Pedagogia, a partir de Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet entre outros. Considera-se que, para uma ação docente refletida e adequada, é preciso tomar referências teóricas e práticas de outros lugares e fazer novas perguntas para deslocar-se e re-conhecer-se, assumindo a formação continuada por meio de ensaios e experimentações e não por indicações prescritivas que direcionam o fazer educativo.The theme of space-time in Infant Education is a problematic focused, because from it are structured and organized educational practices with children. This article presents and analyzes the training course in this subject, for teachers, agents, monitors and specialists of the municipal school of early childhood education, Campinas, SP. Methodologically, the course was structured in the form of discussion of concepts, theoretical bases, videos, texts for reading and group exercises. The guiding principles were self-knowledge and experience through reflections and body exercises. The theoretical reference is based on concepts derived from Philosophy / Psychoanalysis, Sociology and Pedagogy, from Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet and others. It is considered that, for a reflected and adequate teaching action, it is necessary to take theoretical and practical references from other places and ask new questions to move and get to know one another, taking on the continuous formation through tests and experiments and not for Prescriptive directions that guide the educational achievement.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Andrea Desiderio da2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000SILVA, Andrea Desiderio da. A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil: ensaios e experimentações. Praxis Educacional. Vitoria da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.. Vol. 15, no. 32 (abr./jun., 2019), p. 316-336. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192264porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T09:23:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192264Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T09:23:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações Continued training and time spaces in children education: tests and experiments |
title |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações |
spellingShingle |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações Silva, Andrea Desiderio da Educação infantil Educação permanente Permanent education Early childhood education Child education Space time Continuing education Artigo original |
title_short |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações |
title_full |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações |
title_fullStr |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações |
title_full_unstemmed |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações |
title_sort |
A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil : ensaios e experimentações |
author |
Silva, Andrea Desiderio da |
author_facet |
Silva, Andrea Desiderio da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andrea Desiderio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Educação permanente Permanent education Early childhood education Child education Space time Continuing education Artigo original |
topic |
Educação infantil Educação permanente Permanent education Early childhood education Child education Space time Continuing education Artigo original |
description |
Na Educação Infantil o tema do espaço-tempo é uma problemática de enfrentamento, pois a partir dela se estruturam e organizam as práticas educativas infantis. Este artigo apresenta e analisa o curso de formação nesta temática, para professores, agentes, monitores e especialistas da Educação Infantil da Rede pública de Campinas-SP. Metodologicamente, o curso se estruturou sob a forma de discussão de conceitos, bases teóricas, vídeos, textos para leitura e exercícios corporais em grupo. Os princípios norteadores foram o autoconhecimento e a experiência por meio de reflexões e de exercícios corporais. O referencial teórico baseia-se em conceitos derivados da Filosofia/Psicanálise, Sociologia e Pedagogia, a partir de Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet entre outros. Considera-se que, para uma ação docente refletida e adequada, é preciso tomar referências teóricas e práticas de outros lugares e fazer novas perguntas para deslocar-se e re-conhecer-se, assumindo a formação continuada por meio de ensaios e experimentações e não por indicações prescritivas que direcionam o fazer educativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000 SILVA, Andrea Desiderio da. A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil: ensaios e experimentações. Praxis Educacional. Vitoria da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.. Vol. 15, no. 32 (abr./jun., 2019), p. 316-336. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000 |
identifier_str_mv |
SILVA, Andrea Desiderio da. A formação continuada e os espaços-tempo na educação infantil: ensaios e experimentações. Praxis Educacional. Vitoria da Conquista, BA : Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019.. Vol. 15, no. 32 (abr./jun., 2019), p. 316-336. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1653000. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030822343278592 |