Questões de gênero, da psicanálise e da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Archangelo, Ana, 1965-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13525
Resumo: Agradecimentos: O artigo apresentado é derivado da pesquisa de mestrado publicada no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (sbu) com o título Análise de questões de gênero: observações do subprojeto Pibid/Pedagogia. A pesquisa contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seu número no Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (caae) é 71203317.1.0000.5404
id CAMP_89804934da2e85b4d7456b83f331fae3
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363043
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Questões de gênero, da psicanálise e da educaçãoIssues of gender, psychoanalysis and educationTemas de género, del psicoanálisis y de la educaciónQuestions de genre, de la psychanalyse et de l'éducationIdentidade de gêneroPsicanáliseEducaçãoGenderPsychoanalysisEducationArtigo originalAgradecimentos: O artigo apresentado é derivado da pesquisa de mestrado publicada no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (sbu) com o título Análise de questões de gênero: observações do subprojeto Pibid/Pedagogia. A pesquisa contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seu número no Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (caae) é 71203317.1.0000.5404Resumo: Questões referentes à identidade de gênero se apresentam na contemporaneidade como um imperativo para a psicanálise e para a educação. A pergunta que o traduz é se temos conseguido escutar o que as crianças nos dizem a esse respeito e o que temos feito com o que escutamos. À luz da psicanálise e dos estudos sobre gênero, este artigo descreve e analisa experiências vividas em sala de aula, em que manifestações sobre identidade de gênero estão presentes. O material provém de registros colhidos em um projeto educativo desenvolvido em uma escola pública do estado de São Paulo, do qual as autoras participaram como coordenadora e como bolsistaAbstract: Issues concerning gender identity present themselves in contemporary times as an imperative for psychoanalysis and for education. The question that better translates this imperative is whether we have been able to listen to what children tell us about this and what we have done with what we have heard. In the light of psychoanalysis and gender studies, this paper presents and analyzes classroom experiences in which manifestations of gender identity are present. The vignettes come from reports collected in an educational project developed in a public school in São Paulo state, in which the authors participated as coordinator and scholarship holderResumen: Los temas que se refieren a la identidad de género se presentan en la contemporaneidad como un imperativo para el psicoanálisis y para la educación. La pregunta que traduce dicho asunto es si hemos logrado escuchar lo que los niños nos dicen a ese respecto y lo que hemos hecho con lo que escuchamos. A la luz del psicoanálisis y de los estudios sobre género, el presente artículo presenta y analiza experiencias vividas en aulas en que las manifestaciones sobre la identidad de género están presentes. El material proviene de registros recogidos en un proyecto educativo desarrollado en una institución pública de enseñanza del estado de São Paulo, en el cual las autoras participaron una como coordinadora y la otra como becariaRésumé: Les questions concernant l'identité de genre s'avèrent aujourd'hui un impératif pour la psychanalyse et pour l'éducation. Il se traduit par la question de savoir si l'on a réussi à écouter ce que nous disent les enfants à ce sujet et ce que l'on en a fait. À la lumière de la psychanalyse et des études sur le genre, cet article présente et analyse des expériences vécues en salle de classe dans lesquelles des manifestations sur l'identité de genre sont présentes. Le matériel provient d'enregistrements recueillis lors d'un projet éducatif développé dans un établissement public d'enseignement de l'État de São Paulo, auquel les auteures ont participé en tant que coordinatrice et boursièreCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendonça, Lilian Cardoso de, 1991-Archangelo, Ana, 1965-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13525MENDONÇA, Lilian Cardoso de; ARCHANGELO, Ana. Questões de gênero, da psicanálise e da educação. Jornal de psicanálise. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, 2021. Vol. 54, n. 100 (jan./jun., 2021), p. 97-113. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13525. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363043porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T11:23:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T11:23:01Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões de gênero, da psicanálise e da educação
Issues of gender, psychoanalysis and education
Temas de género, del psicoanálisis y de la educación
Questions de genre, de la psychanalyse et de l'éducation
title Questões de gênero, da psicanálise e da educação
spellingShingle Questões de gênero, da psicanálise e da educação
Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Identidade de gênero
Psicanálise
Educação
Gender
Psychoanalysis
Education
Artigo original
title_short Questões de gênero, da psicanálise e da educação
title_full Questões de gênero, da psicanálise e da educação
title_fullStr Questões de gênero, da psicanálise e da educação
title_full_unstemmed Questões de gênero, da psicanálise e da educação
title_sort Questões de gênero, da psicanálise e da educação
author Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
author_facet Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Archangelo, Ana, 1965-
author_role author
author2 Archangelo, Ana, 1965-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Lilian Cardoso de, 1991-
Archangelo, Ana, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de gênero
Psicanálise
Educação
Gender
Psychoanalysis
Education
Artigo original
topic Identidade de gênero
Psicanálise
Educação
Gender
Psychoanalysis
Education
Artigo original
description Agradecimentos: O artigo apresentado é derivado da pesquisa de mestrado publicada no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (sbu) com o título Análise de questões de gênero: observações do subprojeto Pibid/Pedagogia. A pesquisa contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seu número no Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (caae) é 71203317.1.0000.5404
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13525
MENDONÇA, Lilian Cardoso de; ARCHANGELO, Ana. Questões de gênero, da psicanálise e da educação. Jornal de psicanálise. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, 2021. Vol. 54, n. 100 (jan./jun., 2021), p. 97-113. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13525. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13525
identifier_str_mv MENDONÇA, Lilian Cardoso de; ARCHANGELO, Ana. Questões de gênero, da psicanálise e da educação. Jornal de psicanálise. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, 2021. Vol. 54, n. 100 (jan./jun., 2021), p. 97-113. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13525. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833329209344