Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749
Resumo: Orientador: Ana Archangelo
id UNICAMP-30_de5e9a28da052569d966117f8f551519
oai_identifier_str oai::1261091
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanáliseAdolescence, sexuality, gender and education : contributions from psychoanalysisPsicanáliseAdolescênciaSexualidadeGêneroEducaçãoPsychoanalysisAdolescenceSexualityGenderEducationOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa investiga as concepções de adolescentes entre 14 e 17 anos sobre aspectos da sexualidade e das relações de gênero vivenciadas na escola. Sua relevância reside no fato de que a abordagem do ambiente ao campo da sexualidade e gênero pode favorecer ou limitar as formas de aprendizagem e de expressão, bem como as experiências de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza, como instrumento privilegiado, entrevistas individuais abertas. Foram entrevistadas quatro meninas adolescentes. O material coletado foi registrado em forma de narrativa, procurando-se manter não apenas o conteúdo, mas também o colorido emocional dos depoimentos. A partir das contribuições de Winnicott, a análise das adolescências enfatiza que elas tomam forma em trocas intersubjetivas que ocorrem no ambiente, o qual é determinante na constituição psíquica. De acordo com a pesquisa de campo, ressaltam-se três categorias de análise: as relações de gênero e sexualidade na escola; as diferenças sociais atribuídas ao gênero e à sexualidade; e, por último, o enamoramento. O material coletado foi analisado e colocado em diálogo com a bibliografia sobre Psicanálise, sexualidade e gênero. Foram realizadas aproximações entre o campo da Educação e a Psicanálise, bem como com estudos feministas, a partir do questionamento de qual modelo de escola teria maior potencial para acolher e abrir-se para as diferenças e, assim, constituir-se como um ambiente capaz de propiciar a seus alunos experiências de pertencimento e reconhecimento. A pesquisa demonstra como o ambiente escolar é locus de sofrimento psíquico e como as práticas educativas podem prevenir sofrimentos sociais nas adolescentes, em relação aos aspectos de gênero e sexualidadeAbstract: This research investigates the conceptions of 14 to 17 years old teenagers about aspects of sexuality and gender related situations experienced in school. Its relevance dwells in the fact of that the environment’s approach to sexuality and gender view can benefit or limit the ways of apprenticeship and expression, as well as life experiences. This is a matter of qualitative research that utilizes, as a privileged instrument, open individual interviews. Four teenage girls were interviewed. The collected material was registered in a narrative form, trying to keep not only the content, but also the colorful emotional testimony. Based on Winnicott contributions, the analysis of adolescences emphasizes how they take form in intersubjective exchange that occurs in the environment, which is determinant in the psychic constitution. According to the field research, it is possible to accentuate three categories of analysis: gender relations and sexuality at school; social differences attributed to gender and to sexuality; and finally, enamorment. The collected material was analyzed and linked with the bibliography about Psychoanalysis, sexuality and gender. Approximations were made between the Education and the Psychoanalysis field, as well as feminist studies, rosed from the questioning of which school model would have greater potential to welcome and be open to differences and, therefore, constitute itself as an environment capable to propitiate its student experiences of belonging and recognition. The research shows how a school environment is the locus of psychic suffering and how the educational practices can prevent social suffering in teenagers, regarding gender and sexuality aspectsMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Knudsen, Patricia Porchat Pereira da SilvaSoligo, Ângela FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985-20222022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749CARVALHO, Pérola Lozano Teixeira de. Adolescências, gênero, sexualidade e educação: contribuições da psicanálise. 2022. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261091Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-08T10:33:26Zoai::1261091Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-08T10:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
Adolescence, sexuality, gender and education : contributions from psychoanalysis
title Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
spellingShingle Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985-
Psicanálise
Adolescência
Sexualidade
Gênero
Educação
Psychoanalysis
Adolescence
Sexuality
Gender
Education
title_short Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
title_full Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
title_fullStr Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
title_full_unstemmed Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
title_sort Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
author Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985-
author_facet Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Archangelo, Ana, 1965-
Knudsen, Patricia Porchat Pereira da Silva
Soligo, Ângela Fátima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Adolescência
Sexualidade
Gênero
Educação
Psychoanalysis
Adolescence
Sexuality
Gender
Education
topic Psicanálise
Adolescência
Sexualidade
Gênero
Educação
Psychoanalysis
Adolescence
Sexuality
Gender
Education
description Orientador: Ana Archangelo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-12-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749
CARVALHO, Pérola Lozano Teixeira de. Adolescências, gênero, sexualidade e educação: contribuições da psicanálise. 2022. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749
identifier_str_mv CARVALHO, Pérola Lozano Teixeira de. Adolescências, gênero, sexualidade e educação: contribuições da psicanálise. 2022. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261091
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189187392372736