Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749 |
Resumo: | Orientador: Ana Archangelo |
id |
UNICAMP-30_de5e9a28da052569d966117f8f551519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1261091 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanáliseAdolescence, sexuality, gender and education : contributions from psychoanalysisPsicanáliseAdolescênciaSexualidadeGêneroEducaçãoPsychoanalysisAdolescenceSexualityGenderEducationOrientador: Ana ArchangeloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa investiga as concepções de adolescentes entre 14 e 17 anos sobre aspectos da sexualidade e das relações de gênero vivenciadas na escola. Sua relevância reside no fato de que a abordagem do ambiente ao campo da sexualidade e gênero pode favorecer ou limitar as formas de aprendizagem e de expressão, bem como as experiências de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza, como instrumento privilegiado, entrevistas individuais abertas. Foram entrevistadas quatro meninas adolescentes. O material coletado foi registrado em forma de narrativa, procurando-se manter não apenas o conteúdo, mas também o colorido emocional dos depoimentos. A partir das contribuições de Winnicott, a análise das adolescências enfatiza que elas tomam forma em trocas intersubjetivas que ocorrem no ambiente, o qual é determinante na constituição psíquica. De acordo com a pesquisa de campo, ressaltam-se três categorias de análise: as relações de gênero e sexualidade na escola; as diferenças sociais atribuídas ao gênero e à sexualidade; e, por último, o enamoramento. O material coletado foi analisado e colocado em diálogo com a bibliografia sobre Psicanálise, sexualidade e gênero. Foram realizadas aproximações entre o campo da Educação e a Psicanálise, bem como com estudos feministas, a partir do questionamento de qual modelo de escola teria maior potencial para acolher e abrir-se para as diferenças e, assim, constituir-se como um ambiente capaz de propiciar a seus alunos experiências de pertencimento e reconhecimento. A pesquisa demonstra como o ambiente escolar é locus de sofrimento psíquico e como as práticas educativas podem prevenir sofrimentos sociais nas adolescentes, em relação aos aspectos de gênero e sexualidadeAbstract: This research investigates the conceptions of 14 to 17 years old teenagers about aspects of sexuality and gender related situations experienced in school. Its relevance dwells in the fact of that the environment’s approach to sexuality and gender view can benefit or limit the ways of apprenticeship and expression, as well as life experiences. This is a matter of qualitative research that utilizes, as a privileged instrument, open individual interviews. Four teenage girls were interviewed. The collected material was registered in a narrative form, trying to keep not only the content, but also the colorful emotional testimony. Based on Winnicott contributions, the analysis of adolescences emphasizes how they take form in intersubjective exchange that occurs in the environment, which is determinant in the psychic constitution. According to the field research, it is possible to accentuate three categories of analysis: gender relations and sexuality at school; social differences attributed to gender and to sexuality; and finally, enamorment. The collected material was analyzed and linked with the bibliography about Psychoanalysis, sexuality and gender. Approximations were made between the Education and the Psychoanalysis field, as well as feminist studies, rosed from the questioning of which school model would have greater potential to welcome and be open to differences and, therefore, constitute itself as an environment capable to propitiate its student experiences of belonging and recognition. The research shows how a school environment is the locus of psychic suffering and how the educational practices can prevent social suffering in teenagers, regarding gender and sexuality aspectsMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCAPES001[s.n.]Archangelo, Ana, 1965-Knudsen, Patricia Porchat Pereira da SilvaSoligo, Ângela FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985-20222022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749CARVALHO, Pérola Lozano Teixeira de. Adolescências, gênero, sexualidade e educação: contribuições da psicanálise. 2022. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261091Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-08T10:33:26Zoai::1261091Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-08T10:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise Adolescence, sexuality, gender and education : contributions from psychoanalysis |
title |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise |
spellingShingle |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985- Psicanálise Adolescência Sexualidade Gênero Educação Psychoanalysis Adolescence Sexuality Gender Education |
title_short |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise |
title_full |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise |
title_fullStr |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise |
title_full_unstemmed |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise |
title_sort |
Adolescências, gênero, sexualidade e educação : contribuições da psicanálise |
author |
Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985- |
author_facet |
Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Archangelo, Ana, 1965- Knudsen, Patricia Porchat Pereira da Silva Soligo, Ângela Fátima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Pérola Lozano Teixeira de, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Adolescência Sexualidade Gênero Educação Psychoanalysis Adolescence Sexuality Gender Education |
topic |
Psicanálise Adolescência Sexualidade Gênero Educação Psychoanalysis Adolescence Sexuality Gender Education |
description |
Orientador: Ana Archangelo |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-12-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749 CARVALHO, Pérola Lozano Teixeira de. Adolescências, gênero, sexualidade e educação: contribuições da psicanálise. 2022. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Pérola Lozano Teixeira de. Adolescências, gênero, sexualidade e educação: contribuições da psicanálise. 2022. 1 recurso online (158 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7749. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261091 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189187392372736 |