O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barolli, Elisabeth, 1953-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12237
Resumo: Contém 2 arquivos (português e espanhol)
id CAMP_8e753a1ed93b4599340ccfef10d38a40
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347039
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docenteEl desarrollo profesional de una profesora de ciencias por la articulación de programas de formación docenteEnsino de ciênciasFísica - Formação de professoresScience educationPhysics - Teacher trainingArtigo originalMestrado profissionalProfessional master's degreeContém 2 arquivos (português e espanhol)Resumo: Este trabalho parte da hipótese de que um processo de desenvolvimento profissional docente que se inicia na graduação - apoiado em programas e projetos de incentivo à docência - requer continuidade na participação do professor em outros contextos formativos de longa duração. Para verificar tal hipótese, analisamos, numa perspectiva indiciária, a trajetória de uma professora de Física desde seu ingresso na licenciatura de uma universidade pública até sua participação em um curso de Mestrado Profissional. Metodologicamente, optamos pela tradição qualitativa de pesquisa e utilizamos como fonte de dados uma entrevista semiestruturada realizada com a professora. A análise dos dados seguiu um esquema que compreende o desenvolvimento profissional constituído por diferentes dimensões relacionadas aos saberes docentes. Os resultados parecem confirmar a nossa hipótese, mostrando a importância da continuidade e articulação de programas de formação inicial e continuada para favorecer o desenvolvimento profissional de professores de CiênciasResumen: Este trabajo parte de la hipótesis de que es fundamental que un proceso de formación de profesores que se inicia en los estudios de grado, apoyado en programas y proyectos de incentivo a la docencia, tenga continuidad por medio de la participación del profesor en otros contextos formativos de larga duración, para favorecer el desarrollo profesional. Para verificar tal hipótesis, analizamos la trayectoria de una profesora de Física egresada de un curso de Maestría profesional, desde su ingreso en el profesorado. Metodológicamente, optamos por la tradición cualitativa de investigación, utilizando como fuentes de datos una entrevista semi-estructurada. El análisis de los datos fue realizado siguiendo un esquema que comprende el desarrollo profesional constituido por diferentes dimensiones relacionadas con los saberes docentes. Los resultados parecen confirmar nuestra hipótesis, mostrando la importancia de la continuidad y articulación de programas de formación inicial y continua para favorecer el desarrollo profesional de profesores de CienciasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarolli, Elisabeth, 1953-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12237BAROLLI, Elisabeth. O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente. Ensaio: pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte, MG : Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Vol. 23 (2021), n. art. e23930. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12237. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporspahttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347039https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347039reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T11:01:21Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T11:01:21Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
El desarrollo profesional de una profesora de ciencias por la articulación de programas de formación docente
title O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
spellingShingle O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
Barolli, Elisabeth, 1953-
Ensino de ciências
Física - Formação de professores
Science education
Physics - Teacher training
Artigo original
Mestrado profissional
Professional master's degree
title_short O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
title_full O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
title_fullStr O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
title_full_unstemmed O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
title_sort O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente
author Barolli, Elisabeth, 1953-
author_facet Barolli, Elisabeth, 1953-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Física - Formação de professores
Science education
Physics - Teacher training
Artigo original
Mestrado profissional
Professional master's degree
topic Ensino de ciências
Física - Formação de professores
Science education
Physics - Teacher training
Artigo original
Mestrado profissional
Professional master's degree
description Contém 2 arquivos (português e espanhol)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12237
BAROLLI, Elisabeth. O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente. Ensaio: pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte, MG : Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Vol. 23 (2021), n. art. e23930. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12237. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12237
identifier_str_mv BAROLLI, Elisabeth. O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente. Ensaio: pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte, MG : Universidade Federal de Minas Gerais, 2021. Vol. 23 (2021), n. art. e23930. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12237. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
spa
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347039
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831033876480