Mestrado profissional: impactos no desenvolvimento profissional dos professores de física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-170013/ |
Resumo: | Criados em 1995, como nova modalidade da pós-graduação stricto sensu brasileira, os cursos de Mestrados Profissionais (MPs) têm atualmente grande expressão no Sistema de Pós-graduação brasileiro, em especial na Área de Ensino, cujos MPs começaram a ser implantados em 2002. Os MPs têm a proposta de oferecer fundamentação teórica e metodológica aos profissionais para que possam responder às demandas de sua prática, com a obrigatoriedade da elaboração de um produto educacional. A partir de 2011, os Mestrados em Rede - programas de alcance nacional, realizados em polos credenciados e alocados em instituições de diferentes partes do país - se desenvolveram principalmente para atender professores de diferentes disciplinas de atuação. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), coordenado pela Sociedade Brasileira de Física, por exemplo, iniciou suas atividades em 2013, atendendo aos professores de Física da educação básica. Utilizando-se como principais referenciais teóricos as dimensões do desenvolvimento profissional docente (BAROLLI et al., 2019) e de autoria docente (MAIA, 2017), essa pesquisa objetiva responder às seguintes questões: quais são os impactos de cursos de Mestrado Profissional estruturados de diferentes formas sobre o desenvolvimento profissional (em termos de formação e mudanças na prática profissional) de seus professores-cursistas? Como os professores-cursistas interagem com currículo proposto e praticado nesses cursos? Para isso, analisamos em profundidade dois cursos de MP: um polo do MNPEF e um curso local implantado em uma instituição federal. A pesquisa foi realizada em etapas buscando a compreensão do funcionamento de cada curso e as atividades realizadas pelos professores-cursistas e suas vivências pessoais, com a análise de inspiração fenomenológica de documentos que regem os cursos; entrevistas com coordenação e membros do corpo docente; análise de dissertações e produtos educacionais e, por fim, entrevistas realizadas com egressos. Os resultados da análise dos dois conjuntos de dados apontam para pequenas diferenças individuais de desenvolvimento profissional entre os egressos e no rumo que tomaram após a conclusão dos cursos. Entretanto, ambos os cursos alcançaram resultados semelhantes em termos de alcance e abrangência das dimensões de desenvolvimento profissional proporcionado aos entrevistados. A pesquisa contribui também apontando lacunas e questões para reflexão dos cursos de MP e também a importância da interação com colegas e corpo docente; da preocupação com a prática profissional docente e do contato com o mundo acadêmico e da pesquisa em ensino de Física como elementos essenciais para o desenvolvimento profissional dos egressos. |
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Mestrado profissional: impactos no desenvolvimento profissional dos professores de físicaProfessional Master\'s: impacts on the professional development of physics teachersdesenvolvimento profissional docenteformação de professoresmestrado profissionalprofessional developmentProfessional Master's Degreeteacher educationCriados em 1995, como nova modalidade da pós-graduação stricto sensu brasileira, os cursos de Mestrados Profissionais (MPs) têm atualmente grande expressão no Sistema de Pós-graduação brasileiro, em especial na Área de Ensino, cujos MPs começaram a ser implantados em 2002. Os MPs têm a proposta de oferecer fundamentação teórica e metodológica aos profissionais para que possam responder às demandas de sua prática, com a obrigatoriedade da elaboração de um produto educacional. A partir de 2011, os Mestrados em Rede - programas de alcance nacional, realizados em polos credenciados e alocados em instituições de diferentes partes do país - se desenvolveram principalmente para atender professores de diferentes disciplinas de atuação. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), coordenado pela Sociedade Brasileira de Física, por exemplo, iniciou suas atividades em 2013, atendendo aos professores de Física da educação básica. Utilizando-se como principais referenciais teóricos as dimensões do desenvolvimento profissional docente (BAROLLI et al., 2019) e de autoria docente (MAIA, 2017), essa pesquisa objetiva responder às seguintes questões: quais são os impactos de cursos de Mestrado Profissional estruturados de diferentes formas sobre o desenvolvimento profissional (em termos de formação e mudanças na prática profissional) de seus professores-cursistas? Como os professores-cursistas interagem com currículo proposto e praticado nesses cursos? Para isso, analisamos em profundidade dois cursos de MP: um polo do MNPEF e um curso local implantado em uma instituição federal. A pesquisa foi realizada em etapas buscando a compreensão do funcionamento de cada curso e as atividades realizadas pelos professores-cursistas e suas vivências pessoais, com a análise de inspiração fenomenológica de documentos que regem os cursos; entrevistas com coordenação e membros do corpo docente; análise de dissertações e produtos educacionais e, por fim, entrevistas realizadas com egressos. Os resultados da análise dos dois conjuntos de dados apontam para pequenas diferenças individuais de desenvolvimento profissional entre os egressos e no rumo que tomaram após a conclusão dos cursos. Entretanto, ambos os cursos alcançaram resultados semelhantes em termos de alcance e abrangência das dimensões de desenvolvimento profissional proporcionado aos entrevistados. A pesquisa contribui também apontando lacunas e questões para reflexão dos cursos de MP e também a importância da interação com colegas e corpo docente; da preocupação com a prática profissional docente e do contato com o mundo acadêmico e da pesquisa em ensino de Física como elementos essenciais para o desenvolvimento profissional dos egressos.Created in 1995, as a new modality of brazilian masters, the Professional Master\'s degree courses (MPs) currently have great expression in the Brazilian Postgraduate System, especially in the teaching area, whose MPs began in 2002. The MPs aim to offer theoretical and methodological foundation for professionals so they can respond to demands from their practice, with educational product elaboration liability. Succeeding 2011, the National Masters - carried out in accredited poles and alocated in institutions of different parts of the country - were developed mainly to attend different disciplines teachers. The National Professional Masters in Physics Teaching (MNPEF), coordinated by the Brazilian Physics Society, for instance, started its activities in 2013, attending physics teachers. Using as main theoretical framework the discussions about professional teacher development (BAROLLI et al., 2019) and teaching authorship (MAIA, 2017), this work aims to answer the following questions: what are the Professional Master\'s courses impacts in different professional development (in terms of training and practice changes) for the masters students that are also teachers? How do they interact with the proposed and practiced curriculum in these courses? For that purpose, we analyze in depth, two MP courses: one from MNPEF and a local course implanted in federal institution. The research was carried out in stages, seeking an understanding of both courses inner workings as well as activities carried out by teachers with their personal experiences and phenomenological based analysis for documents; interviews with faculty members and teachers; and educational products and essay analysis. The information found through analysis of the two data sets point to small individual differences in professional development among the graduated teachers and the course they took after completion. However, both processes achieved similar conclusion in professional development scope. The research outcome contributes pointing out MPs reflection gaps and questions as well as the interaction among colleagues and faculty importance; the concern with professional teaching practices, the contact with modern academic discussions and the Physics teaching research as essential elements for the professional development of teachers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVillani, AlbertoSilva, Luciene Fernanda da2019-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-170013/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:31:31Zoai:teses.usp.br:tde-16062020-170013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:31:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Criados em 1995, como nova modalidade da pós-graduação stricto sensu brasileira, os cursos de Mestrados Profissionais (MPs) têm atualmente grande expressão no Sistema de Pós-graduação brasileiro, em especial na Área de Ensino, cujos MPs começaram a ser implantados em 2002. Os MPs têm a proposta de oferecer fundamentação teórica e metodológica aos profissionais para que possam responder às demandas de sua prática, com a obrigatoriedade da elaboração de um produto educacional. A partir de 2011, os Mestrados em Rede - programas de alcance nacional, realizados em polos credenciados e alocados em instituições de diferentes partes do país - se desenvolveram principalmente para atender professores de diferentes disciplinas de atuação. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), coordenado pela Sociedade Brasileira de Física, por exemplo, iniciou suas atividades em 2013, atendendo aos professores de Física da educação básica. Utilizando-se como principais referenciais teóricos as dimensões do desenvolvimento profissional docente (BAROLLI et al., 2019) e de autoria docente (MAIA, 2017), essa pesquisa objetiva responder às seguintes questões: quais são os impactos de cursos de Mestrado Profissional estruturados de diferentes formas sobre o desenvolvimento profissional (em termos de formação e mudanças na prática profissional) de seus professores-cursistas? Como os professores-cursistas interagem com currículo proposto e praticado nesses cursos? Para isso, analisamos em profundidade dois cursos de MP: um polo do MNPEF e um curso local implantado em uma instituição federal. A pesquisa foi realizada em etapas buscando a compreensão do funcionamento de cada curso e as atividades realizadas pelos professores-cursistas e suas vivências pessoais, com a análise de inspiração fenomenológica de documentos que regem os cursos; entrevistas com coordenação e membros do corpo docente; análise de dissertações e produtos educacionais e, por fim, entrevistas realizadas com egressos. Os resultados da análise dos dois conjuntos de dados apontam para pequenas diferenças individuais de desenvolvimento profissional entre os egressos e no rumo que tomaram após a conclusão dos cursos. Entretanto, ambos os cursos alcançaram resultados semelhantes em termos de alcance e abrangência das dimensões de desenvolvimento profissional proporcionado aos entrevistados. A pesquisa contribui também apontando lacunas e questões para reflexão dos cursos de MP e também a importância da interação com colegas e corpo docente; da preocupação com a prática profissional docente e do contato com o mundo acadêmico e da pesquisa em ensino de Física como elementos essenciais para o desenvolvimento profissional dos egressos. |
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