Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barolli, Elisabeth, 1953-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648
Resumo: Resumo: Dada a importância de se compreender os condicionantes contextuais que podem influenciar o desenvolvimento profissional docente, este trabalho investigou as trajetórias de três professores de Física. A partir de entrevistas semiestruturadas, organizamos o campo de análise, reconstruindo as trajetórias dos professores, articulando os aspectos que compuseram suas aprendizagens em diferentes contextos. Nossos resultados evidenciaram o desenvolvimento profissional desses professores em diversas dimensões, tais como: atualização nos conhecimentos científicos e pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática e planejamento da carreira profissional. Concluímos que a análise de trajetórias docentes torna-se mais efetiva por oferecer uma visão mais pormenorizada e orgânica sobre a formação de professores, expressando, assim, a importância e necessidade do professor vivenciar uma diversidade de contextos para sua formação contínua
id CAMP_6190ba95772bdaf4a5ddf7ac398f0545
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350346
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de FísicaTeacher professional development : thoughts based on the trajectories of Physics teachersFormação de professoresFísica - Estudo e ensinoTeacher trainingPhysics - Study and teachingDesenvolvimento Profissional DocenteTrajetóriasContextosArtigo originalResumo: Dada a importância de se compreender os condicionantes contextuais que podem influenciar o desenvolvimento profissional docente, este trabalho investigou as trajetórias de três professores de Física. A partir de entrevistas semiestruturadas, organizamos o campo de análise, reconstruindo as trajetórias dos professores, articulando os aspectos que compuseram suas aprendizagens em diferentes contextos. Nossos resultados evidenciaram o desenvolvimento profissional desses professores em diversas dimensões, tais como: atualização nos conhecimentos científicos e pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática e planejamento da carreira profissional. Concluímos que a análise de trajetórias docentes torna-se mais efetiva por oferecer uma visão mais pormenorizada e orgânica sobre a formação de professores, expressando, assim, a importância e necessidade do professor vivenciar uma diversidade de contextos para sua formação contínuaAbstract: Given the relevance of comprehending the conditioning constraints that can influence teacher professional development, this work has investigated the trajectories of three Physics teachers. Based on semi-structured interviews, we have organized the field of analysis, reconstructing the teachers’ trajectories, articulating the aspects that composed their learning in different contexts. Our results highlighted the professional development of these teachers in several dimensions, such as: update in their scientific and pedagogical knowledge, organizing and conducting teaching, supporting students' learning, investigating their practice, and planning their professional careers. We conclude that the analysis of teaching trajectories becomes more effective because it offers a more detailed and organic view on teacher training, expressing thus the importance and need for teachers to experience a diversity of contexts for their continuous trainingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarolli, Elisabeth, 1953-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12648BAROLLI, Elisabeth. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia. Belém, PA : Universidade Federal do Pará, 2021. Vol 17, n. 38 (2021), p. 05-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350346porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-25T14:10:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1350346Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-25T14:10:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
Teacher professional development : thoughts based on the trajectories of Physics teachers
title Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
spellingShingle Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
Barolli, Elisabeth, 1953-
Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Teacher training
Physics - Study and teaching
Desenvolvimento Profissional Docente
Trajetórias
Contextos
Artigo original
title_short Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
title_full Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
title_fullStr Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
title_sort Desenvolvimento profissional docente : reflexões a partir de trajetórias de professores de Física
author Barolli, Elisabeth, 1953-
author_facet Barolli, Elisabeth, 1953-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Teacher training
Physics - Study and teaching
Desenvolvimento Profissional Docente
Trajetórias
Contextos
Artigo original
topic Formação de professores
Física - Estudo e ensino
Teacher training
Physics - Study and teaching
Desenvolvimento Profissional Docente
Trajetórias
Contextos
Artigo original
description Resumo: Dada a importância de se compreender os condicionantes contextuais que podem influenciar o desenvolvimento profissional docente, este trabalho investigou as trajetórias de três professores de Física. A partir de entrevistas semiestruturadas, organizamos o campo de análise, reconstruindo as trajetórias dos professores, articulando os aspectos que compuseram suas aprendizagens em diferentes contextos. Nossos resultados evidenciaram o desenvolvimento profissional desses professores em diversas dimensões, tais como: atualização nos conhecimentos científicos e pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática e planejamento da carreira profissional. Concluímos que a análise de trajetórias docentes torna-se mais efetiva por oferecer uma visão mais pormenorizada e orgânica sobre a formação de professores, expressando, assim, a importância e necessidade do professor vivenciar uma diversidade de contextos para sua formação contínua
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648
BAROLLI, Elisabeth. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia. Belém, PA : Universidade Federal do Pará, 2021. Vol 17, n. 38 (2021), p. 05-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648
identifier_str_mv BAROLLI, Elisabeth. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia. Belém, PA : Universidade Federal do Pará, 2021. Vol 17, n. 38 (2021), p. 05-21. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12648. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1350346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831456452608