Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383
Resumo: Resumo: O presente trabalho investigou contribuições do processo reflexivo de licenciandas em química quanto ao desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Acompanhou-se o planejamento, execução e avaliação de uma Sequência de Ensino desenvolvida pelas participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência buscando reconhecer categorias de conhecimento sob a ótica do Modelo Consensual Refinado e do modelo de Morine-Dershmer e Kent para o PCK a partir da reflexão sobre a prática. Pode-se observar a mobilização de conhecimentos específicos relacionados a ações de vivência, de experiência profissional e contribuições para a articulação entre aspectos teóricos e práticos
id CAMP_97d467211839fdd4f6054ed99546bde6
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254728
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucionalThe reflexive process and teacher training : analysis of the development of professional knowledge in a institutional programPráctica profesional y proceso reflexivo : análisis del desarrollo del conocimiento profesional em um programa institucionalConhecimento pedagógico do conteúdoFormação inicial do professorPedagogical content knowledgeModelo Consensual RefinadoRefined Consensus ModelInitial teacher trainingProcesso reflexivoPIBIDReflective processArtigo originalResumo: O presente trabalho investigou contribuições do processo reflexivo de licenciandas em química quanto ao desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Acompanhou-se o planejamento, execução e avaliação de uma Sequência de Ensino desenvolvida pelas participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência buscando reconhecer categorias de conhecimento sob a ótica do Modelo Consensual Refinado e do modelo de Morine-Dershmer e Kent para o PCK a partir da reflexão sobre a prática. Pode-se observar a mobilização de conhecimentos específicos relacionados a ações de vivência, de experiência profissional e contribuições para a articulação entre aspectos teóricos e práticosAbstract: The present work investigated contributions of the reflective process of chemistry teachers training regarding the development of Pedagogical Content Knowledge (PCK). The planning, execution and evaluation of a teaching proposal developed by participants in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships were followed, seeking to recognize categories of knowledge from the perspective of the Refined Consensus Model and the Morine-Dershmer and Kent model of PCK , from the reflection on the practice. It was possible to observe the mobilization of specific knowledge related to living actions, professional experience and contributions to the articulation between theoretical and practical aspectsResumen: El presente trabajo investigó las contribuciones del proceso reflexivo de estudiantes de licenciatura en química en relación al desarrollo del Conocimiento Didáctico del Contenido (CDC). Se siguió la planificación, ejecución y evaluación de una propuesta didáctica desarrollada por los participantes del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente, buscando reconocer categorías de conocimiento desde la perspectiva del Modelo Consensual Refinado y el modelo Morine-Dershmer y Kent del PCK desde la reflexión sobre la práctica. Es posible observar la movilización de conocimientos específicos relacionados con acciones en la experiencia profesional y aportes a la articulación entre aspectos teóricos y prácticosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGirotto Júnior, Gildo, 1985-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/6383GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Processo reflexivo e formação de professores: análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional. Revista internacional de formação de professores. Itapetininga, SP : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2021. Vol. 6, (fev., 2021), p. 1-26, n. art. e021008. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254728porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-07T14:46:18Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254728Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-12-07T14:46:18Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
The reflexive process and teacher training : analysis of the development of professional knowledge in a institutional program
Práctica profesional y proceso reflexivo : análisis del desarrollo del conocimiento profesional em um programa institucional
title Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
spellingShingle Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
Girotto Júnior, Gildo, 1985-
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Formação inicial do professor
Pedagogical content knowledge
Modelo Consensual Refinado
Refined Consensus Model
Initial teacher training
Processo reflexivo
PIBID
Reflective process
Artigo original
title_short Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
title_full Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
title_fullStr Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
title_full_unstemmed Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
title_sort Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
author Girotto Júnior, Gildo, 1985-
author_facet Girotto Júnior, Gildo, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto Júnior, Gildo, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento pedagógico do conteúdo
Formação inicial do professor
Pedagogical content knowledge
Modelo Consensual Refinado
Refined Consensus Model
Initial teacher training
Processo reflexivo
PIBID
Reflective process
Artigo original
topic Conhecimento pedagógico do conteúdo
Formação inicial do professor
Pedagogical content knowledge
Modelo Consensual Refinado
Refined Consensus Model
Initial teacher training
Processo reflexivo
PIBID
Reflective process
Artigo original
description Resumo: O presente trabalho investigou contribuições do processo reflexivo de licenciandas em química quanto ao desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Acompanhou-se o planejamento, execução e avaliação de uma Sequência de Ensino desenvolvida pelas participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência buscando reconhecer categorias de conhecimento sob a ótica do Modelo Consensual Refinado e do modelo de Morine-Dershmer e Kent para o PCK a partir da reflexão sobre a prática. Pode-se observar a mobilização de conhecimentos específicos relacionados a ações de vivência, de experiência profissional e contribuições para a articulação entre aspectos teóricos e práticos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Processo reflexivo e formação de professores: análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional. Revista internacional de formação de professores. Itapetininga, SP : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2021. Vol. 6, (fev., 2021), p. 1-26, n. art. e021008. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383
identifier_str_mv GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Processo reflexivo e formação de professores: análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional. Revista internacional de formação de professores. Itapetininga, SP : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2021. Vol. 6, (fev., 2021), p. 1-26, n. art. e021008. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254728
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827049287680