Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho investigou contribuições do processo reflexivo de licenciandas em química quanto ao desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Acompanhou-se o planejamento, execução e avaliação de uma Sequência de Ensino desenvolvida pelas participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência buscando reconhecer categorias de conhecimento sob a ótica do Modelo Consensual Refinado e do modelo de Morine-Dershmer e Kent para o PCK a partir da reflexão sobre a prática. Pode-se observar a mobilização de conhecimentos específicos relacionados a ações de vivência, de experiência profissional e contribuições para a articulação entre aspectos teóricos e práticos |
id |
CAMP_97d467211839fdd4f6054ed99546bde6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254728 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucionalThe reflexive process and teacher training : analysis of the development of professional knowledge in a institutional programPráctica profesional y proceso reflexivo : análisis del desarrollo del conocimiento profesional em um programa institucionalConhecimento pedagógico do conteúdoFormação inicial do professorPedagogical content knowledgeModelo Consensual RefinadoRefined Consensus ModelInitial teacher trainingProcesso reflexivoPIBIDReflective processArtigo originalResumo: O presente trabalho investigou contribuições do processo reflexivo de licenciandas em química quanto ao desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Acompanhou-se o planejamento, execução e avaliação de uma Sequência de Ensino desenvolvida pelas participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência buscando reconhecer categorias de conhecimento sob a ótica do Modelo Consensual Refinado e do modelo de Morine-Dershmer e Kent para o PCK a partir da reflexão sobre a prática. Pode-se observar a mobilização de conhecimentos específicos relacionados a ações de vivência, de experiência profissional e contribuições para a articulação entre aspectos teóricos e práticosAbstract: The present work investigated contributions of the reflective process of chemistry teachers training regarding the development of Pedagogical Content Knowledge (PCK). The planning, execution and evaluation of a teaching proposal developed by participants in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships were followed, seeking to recognize categories of knowledge from the perspective of the Refined Consensus Model and the Morine-Dershmer and Kent model of PCK , from the reflection on the practice. It was possible to observe the mobilization of specific knowledge related to living actions, professional experience and contributions to the articulation between theoretical and practical aspectsResumen: El presente trabajo investigó las contribuciones del proceso reflexivo de estudiantes de licenciatura en química en relación al desarrollo del Conocimiento Didáctico del Contenido (CDC). Se siguió la planificación, ejecución y evaluación de una propuesta didáctica desarrollada por los participantes del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente, buscando reconocer categorías de conocimiento desde la perspectiva del Modelo Consensual Refinado y el modelo Morine-Dershmer y Kent del PCK desde la reflexión sobre la práctica. Es posible observar la movilización de conocimientos específicos relacionados con acciones en la experiencia profesional y aportes a la articulación entre aspectos teóricos y prácticosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGirotto Júnior, Gildo, 1985-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/6383GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Processo reflexivo e formação de professores: análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional. Revista internacional de formação de professores. Itapetininga, SP : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2021. Vol. 6, (fev., 2021), p. 1-26, n. art. e021008. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254728porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-07T14:46:18Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1254728Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-12-07T14:46:18Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional The reflexive process and teacher training : analysis of the development of professional knowledge in a institutional program Práctica profesional y proceso reflexivo : análisis del desarrollo del conocimiento profesional em um programa institucional |
title |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional |
spellingShingle |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional Girotto Júnior, Gildo, 1985- Conhecimento pedagógico do conteúdo Formação inicial do professor Pedagogical content knowledge Modelo Consensual Refinado Refined Consensus Model Initial teacher training Processo reflexivo PIBID Reflective process Artigo original |
title_short |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional |
title_full |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional |
title_fullStr |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional |
title_full_unstemmed |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional |
title_sort |
Processo reflexivo e formação de professores : análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional |
author |
Girotto Júnior, Gildo, 1985- |
author_facet |
Girotto Júnior, Gildo, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto Júnior, Gildo, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento pedagógico do conteúdo Formação inicial do professor Pedagogical content knowledge Modelo Consensual Refinado Refined Consensus Model Initial teacher training Processo reflexivo PIBID Reflective process Artigo original |
topic |
Conhecimento pedagógico do conteúdo Formação inicial do professor Pedagogical content knowledge Modelo Consensual Refinado Refined Consensus Model Initial teacher training Processo reflexivo PIBID Reflective process Artigo original |
description |
Resumo: O presente trabalho investigou contribuições do processo reflexivo de licenciandas em química quanto ao desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Acompanhou-se o planejamento, execução e avaliação de uma Sequência de Ensino desenvolvida pelas participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência buscando reconhecer categorias de conhecimento sob a ótica do Modelo Consensual Refinado e do modelo de Morine-Dershmer e Kent para o PCK a partir da reflexão sobre a prática. Pode-se observar a mobilização de conhecimentos específicos relacionados a ações de vivência, de experiência profissional e contribuições para a articulação entre aspectos teóricos e práticos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383 GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Processo reflexivo e formação de professores: análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional. Revista internacional de formação de professores. Itapetininga, SP : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2021. Vol. 6, (fev., 2021), p. 1-26, n. art. e021008. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383 |
identifier_str_mv |
GIROTTO JÚNIOR, Gildo. Processo reflexivo e formação de professores: análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional. Revista internacional de formação de professores. Itapetininga, SP : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2021. Vol. 6, (fev., 2021), p. 1-26, n. art. e021008. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6383. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1254728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030827049287680 |