A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) |
id |
CAMP_a31eba088138af47b9f5b91a9931dfc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368860 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágiosThe reflection in sports coaches’ initial training : considerations for internship contextsLa reflexión en la formación inicial de entrenadores deportivos : consideraciones para los contextos de prácticas profesionalesArtigo originalAprendizagemEstágio supervisionadoEducação físicaLearningSupervised internshipPhysical education and trainingAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)Resumo: Treinadores esportivos eficazes são àqueles que refletem. Assim, a aprendizagem da reflexão apresenta-se enquanto necessária e, igualmente, desafiadora a quem aprende e ensina, em especial no contexto de ensino superior brasileiro, caracterizado pela lógica do acúmulo de conhecimentos, tendo como padrão o ensino prescritivo. Entretanto, o estágio pode ser concebido enquanto ambiente potencial à aprendizagem, tendo em vista o componente da experiência, necessário aos processos reflexivos. Este ensaio teórico objetivou, com isso, apresentar dois guias conceituais à compreensão e organização de processos de ensino da reflexão na aprendizagem de estudantes-treinadores nos contextos de estágios. Entendemos que os guias apresentados trazem subsídios necessários para docentes que visam fomentar o desenvolvimento de treinadores reflexivos em seus ambientes de formaçãoAbstract: Effective sports coaches are for those who reflect. Thus, the learning of reflection presents itself as necessary and, equally, challenging for those who learn and teach, especially in the context of Brazilian higher education, characterized by the logic of accumulating knowledge, having prescriptive teaching as a standard. However, the internship can be conceived as a potential environment for learning, in view of the experience component, which is fundamental to reflective processes. This theoretical essay aimed, therefore, to present two conceptual guides to the understanding and organization of teaching processes of reflection in the learning of student-coaches in internships contexts. We understand that the guides presented bring necessary subsidies for teachers who aim to foster the development of reflective coaches in their training environmentsResumen: Los entrenadores deportivos eficaz son para los que reflexionan. Así, el aprendizaje de la reflexión se presenta como necesario e, igualmente, desafiante para quien aprende y enseña, especialmente en el contexto de la educación superior brasileña, caracterizada por la lógica de acumulación de conocimientos, teniendo como norma la enseñanza prescriptiva. Sin embargo, la pasantía puede ser concebida como un ambiente potencial para el aprendizaje, en vista del componente de experiencia, que es fundamental para los procesos reflexivos. Este ensayo teórico tuvo como objetivo, por lo tanto, presentar dos guías conceptuales para la comprensión y organización de los procesos de enseñanza de la reflexión en el aprendizaje de los estudiantes-entrenadores en contextos de prácticas. Entendemos que las guías presentadas traen subsidios necesarios para los docentes que pretenden fomentar el desarrollo de entrenadores reflexivos en sus entornos de formaciónCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNicolau, Paula Simarelli, 1993-Milistetd, MichelPaes, Roberto Rodrigues, 1956-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16187NICOLAU, Paula Simarelli; MILISTETD, Michel; PAES, Roberto Rodrigues. A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos: considerações para contextos de estágios. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368860porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T12:15:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T12:15:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios The reflection in sports coaches’ initial training : considerations for internship contexts La reflexión en la formación inicial de entrenadores deportivos : consideraciones para los contextos de prácticas profesionales |
title |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios |
spellingShingle |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios Nicolau, Paula Simarelli, 1993- Artigo original Aprendizagem Estágio supervisionado Educação física Learning Supervised internship Physical education and training |
title_short |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios |
title_full |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios |
title_fullStr |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios |
title_full_unstemmed |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios |
title_sort |
A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios |
author |
Nicolau, Paula Simarelli, 1993- |
author_facet |
Nicolau, Paula Simarelli, 1993- Milistetd, Michel Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
author_role |
author |
author2 |
Milistetd, Michel Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicolau, Paula Simarelli, 1993- Milistetd, Michel Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Aprendizagem Estágio supervisionado Educação física Learning Supervised internship Physical education and training |
topic |
Artigo original Aprendizagem Estágio supervisionado Educação física Learning Supervised internship Physical education and training |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187 NICOLAU, Paula Simarelli; MILISTETD, Michel; PAES, Roberto Rodrigues. A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos: considerações para contextos de estágios. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187 |
identifier_str_mv |
NICOLAU, Paula Simarelli; MILISTETD, Michel; PAES, Roberto Rodrigues. A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos: considerações para contextos de estágios. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834035949568 |