A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Milistetd, Michel, Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
id CAMP_a31eba088138af47b9f5b91a9931dfc9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368860
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágiosThe reflection in sports coaches’ initial training : considerations for internship contextsLa reflexión en la formación inicial de entrenadores deportivos : consideraciones para los contextos de prácticas profesionalesArtigo originalAprendizagemEstágio supervisionadoEducação físicaLearningSupervised internshipPhysical education and trainingAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)Resumo: Treinadores esportivos eficazes são àqueles que refletem. Assim, a aprendizagem da reflexão apresenta-se enquanto necessária e, igualmente, desafiadora a quem aprende e ensina, em especial no contexto de ensino superior brasileiro, caracterizado pela lógica do acúmulo de conhecimentos, tendo como padrão o ensino prescritivo. Entretanto, o estágio pode ser concebido enquanto ambiente potencial à aprendizagem, tendo em vista o componente da experiência, necessário aos processos reflexivos. Este ensaio teórico objetivou, com isso, apresentar dois guias conceituais à compreensão e organização de processos de ensino da reflexão na aprendizagem de estudantes-treinadores nos contextos de estágios. Entendemos que os guias apresentados trazem subsídios necessários para docentes que visam fomentar o desenvolvimento de treinadores reflexivos em seus ambientes de formaçãoAbstract: Effective sports coaches are for those who reflect. Thus, the learning of reflection presents itself as necessary and, equally, challenging for those who learn and teach, especially in the context of Brazilian higher education, characterized by the logic of accumulating knowledge, having prescriptive teaching as a standard. However, the internship can be conceived as a potential environment for learning, in view of the experience component, which is fundamental to reflective processes. This theoretical essay aimed, therefore, to present two conceptual guides to the understanding and organization of teaching processes of reflection in the learning of student-coaches in internships contexts. We understand that the guides presented bring necessary subsidies for teachers who aim to foster the development of reflective coaches in their training environmentsResumen: Los entrenadores deportivos eficaz son para los que reflexionan. Así, el aprendizaje de la reflexión se presenta como necesario e, igualmente, desafiante para quien aprende y enseña, especialmente en el contexto de la educación superior brasileña, caracterizada por la lógica de acumulación de conocimientos, teniendo como norma la enseñanza prescriptiva. Sin embargo, la pasantía puede ser concebida como un ambiente potencial para el aprendizaje, en vista del componente de experiencia, que es fundamental para los procesos reflexivos. Este ensayo teórico tuvo como objetivo, por lo tanto, presentar dos guías conceptuales para la comprensión y organización de los procesos de enseñanza de la reflexión en el aprendizaje de los estudiantes-entrenadores en contextos de prácticas. Entendemos que las guías presentadas traen subsidios necesarios para los docentes que pretenden fomentar el desarrollo de entrenadores reflexivos en sus entornos de formaciónCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNicolau, Paula Simarelli, 1993-Milistetd, MichelPaes, Roberto Rodrigues, 1956-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16187NICOLAU, Paula Simarelli; MILISTETD, Michel; PAES, Roberto Rodrigues. A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos: considerações para contextos de estágios. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368860porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T12:15:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368860Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T12:15:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
The reflection in sports coaches’ initial training : considerations for internship contexts
La reflexión en la formación inicial de entrenadores deportivos : consideraciones para los contextos de prácticas profesionales
title A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
spellingShingle A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
Artigo original
Aprendizagem
Estágio supervisionado
Educação física
Learning
Supervised internship
Physical education and training
title_short A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
title_full A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
title_fullStr A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
title_full_unstemmed A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
title_sort A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos : considerações para contextos de estágios
author Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
author_facet Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
Milistetd, Michel
Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
author_role author
author2 Milistetd, Michel
Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Paula Simarelli, 1993-
Milistetd, Michel
Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Aprendizagem
Estágio supervisionado
Educação física
Learning
Supervised internship
Physical education and training
topic Artigo original
Aprendizagem
Estágio supervisionado
Educação física
Learning
Supervised internship
Physical education and training
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187
NICOLAU, Paula Simarelli; MILISTETD, Michel; PAES, Roberto Rodrigues. A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos: considerações para contextos de estágios. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187
identifier_str_mv NICOLAU, Paula Simarelli; MILISTETD, Michel; PAES, Roberto Rodrigues. A reflexão na formação inicial de treinadores esportivos: considerações para contextos de estágios. Movimento. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16187. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368860
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834035949568