Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982-
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Megid Neto, Jorge, 1958-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230
Resumo: Abstract: This paper investigates the organization of the Science contents present on textbooks from Secondary school, approved by the National Textbook Program in 2017, regarding the methodological framework of content analysis. Two categories of collections were established by the researchers: the traditional and the non-tradicional Science textbooks. Data analysis revealed ten Science collections from the 2017 Textbooks’ Guide seem to propose a traditional Science aspect, according to the distribution of the Science textbooks, while non-traditional textbooks are three collections. We infer that there are no changes in the content structure of these Science Textbooks since the traditional textbook is possibly more selected yet, thus the innovative character collections have less adherence by the active teachers. We observed this choice leads the textbook to remain conceived within a traditional model in relation to the contents, it is a factor that persists strongly in its production, with a great impact on the curricular structure of the collections. We conclude that the set of collections remains concentrated in an organization outdated according to the current educational legislation, centered on compartmentalized and non-integrated areas of knowledge, instead of integrated thematic axes and with a progressive conceptual approach throughout the school years
id CAMP_a7e30645ba88bdf72966237c1ef82d8b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182724
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamentalProgram contents on science textbooks from 6th to 9th grade of brazilian elementary schoolCiência - Estudo e ensinoScience - Study and teachingLivro didático de ciênciasPrograma nacional do livro didáticoAnos finais do ensino fundamentalConteúdos curricularesArtigo originalAbstract: This paper investigates the organization of the Science contents present on textbooks from Secondary school, approved by the National Textbook Program in 2017, regarding the methodological framework of content analysis. Two categories of collections were established by the researchers: the traditional and the non-tradicional Science textbooks. Data analysis revealed ten Science collections from the 2017 Textbooks’ Guide seem to propose a traditional Science aspect, according to the distribution of the Science textbooks, while non-traditional textbooks are three collections. We infer that there are no changes in the content structure of these Science Textbooks since the traditional textbook is possibly more selected yet, thus the innovative character collections have less adherence by the active teachers. We observed this choice leads the textbook to remain conceived within a traditional model in relation to the contents, it is a factor that persists strongly in its production, with a great impact on the curricular structure of the collections. We conclude that the set of collections remains concentrated in an organization outdated according to the current educational legislation, centered on compartmentalized and non-integrated areas of knowledge, instead of integrated thematic axes and with a progressive conceptual approach throughout the school yearsResumo: Este artigo investiga a organização dos conteúdos de Ciências presentes nas coleções didáticas dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2017, pelo referencial metodológico da análise de conteúdo. Foram estabelecidas duas categorias de coleções, denominadas tradicionais e não tradicionais. Constatamos que dez coleções de Ciências presentes no Guia de Livros Didáticos de 2017 apresentam um aspecto tradicional, de acordo com a distribuição dos conteúdos nos livros didáticos, enquanto as obras de caráter não tradicional são três. Inferimos que as mudanças na estrutura dos conteúdos nas coleções didáticas de Ciências não ocorrem porque o livro didático tradicional ainda é mais selecionado, sendo que as coleções de caráter inovador possuem menor adesão pelos professores em atividade. Observamos que essa situação leva o livro didático a permanecer concebido dentro de um modelo tradicional em relação aos conteúdos, fator que persiste fortemente em sua produção, com grande impacto na estrutura curricular das coleções. Concluímos que o conjunto das coleções permanece concentrado em uma organização desatualizada segundo a legislação educacional vigente, centrada em áreas de conhecimento compartimentadas e não integradas, ao invés de eixos temáticos integrados e com abordagem conceitual progressiva ao longo dos anos letivosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbi, Juliana Silva Pedro, 1982-Megid Neto, Jorge, 1958-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230BARBI, Juliana Silva Pedro; MEGID NETO, Jorge. Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Contexto & educação. Ijuí, RS : UNIJUI/PPGEC, 2020. Vol. 35, n. 110, pt. Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano (jan./abr., 2020), p. 241-255. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182724porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T21:16:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182724Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-09-19T21:16:42Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Program contents on science textbooks from 6th to 9th grade of brazilian elementary school
title Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982-
Ciência - Estudo e ensino
Science - Study and teaching
Livro didático de ciências
Programa nacional do livro didático
Anos finais do ensino fundamental
Conteúdos curriculares
Artigo original
title_short Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_full Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
title_sort Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
author Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982-
author_facet Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982-
Megid Neto, Jorge, 1958-
author_role author
author2 Megid Neto, Jorge, 1958-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982-
Megid Neto, Jorge, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Science - Study and teaching
Livro didático de ciências
Programa nacional do livro didático
Anos finais do ensino fundamental
Conteúdos curriculares
Artigo original
topic Ciência - Estudo e ensino
Science - Study and teaching
Livro didático de ciências
Programa nacional do livro didático
Anos finais do ensino fundamental
Conteúdos curriculares
Artigo original
description Abstract: This paper investigates the organization of the Science contents present on textbooks from Secondary school, approved by the National Textbook Program in 2017, regarding the methodological framework of content analysis. Two categories of collections were established by the researchers: the traditional and the non-tradicional Science textbooks. Data analysis revealed ten Science collections from the 2017 Textbooks’ Guide seem to propose a traditional Science aspect, according to the distribution of the Science textbooks, while non-traditional textbooks are three collections. We infer that there are no changes in the content structure of these Science Textbooks since the traditional textbook is possibly more selected yet, thus the innovative character collections have less adherence by the active teachers. We observed this choice leads the textbook to remain conceived within a traditional model in relation to the contents, it is a factor that persists strongly in its production, with a great impact on the curricular structure of the collections. We conclude that the set of collections remains concentrated in an organization outdated according to the current educational legislation, centered on compartmentalized and non-integrated areas of knowledge, instead of integrated thematic axes and with a progressive conceptual approach throughout the school years
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230
BARBI, Juliana Silva Pedro; MEGID NETO, Jorge. Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Contexto & educação. Ijuí, RS : UNIJUI/PPGEC, 2020. Vol. 35, n. 110, pt. Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano (jan./abr., 2020), p. 241-255. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230
identifier_str_mv BARBI, Juliana Silva Pedro; MEGID NETO, Jorge. Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Contexto & educação. Ijuí, RS : UNIJUI/PPGEC, 2020. Vol. 35, n. 110, pt. Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano (jan./abr., 2020), p. 241-255. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030820659265536