Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230 |
Resumo: | Abstract: This paper investigates the organization of the Science contents present on textbooks from Secondary school, approved by the National Textbook Program in 2017, regarding the methodological framework of content analysis. Two categories of collections were established by the researchers: the traditional and the non-tradicional Science textbooks. Data analysis revealed ten Science collections from the 2017 Textbooks’ Guide seem to propose a traditional Science aspect, according to the distribution of the Science textbooks, while non-traditional textbooks are three collections. We infer that there are no changes in the content structure of these Science Textbooks since the traditional textbook is possibly more selected yet, thus the innovative character collections have less adherence by the active teachers. We observed this choice leads the textbook to remain conceived within a traditional model in relation to the contents, it is a factor that persists strongly in its production, with a great impact on the curricular structure of the collections. We conclude that the set of collections remains concentrated in an organization outdated according to the current educational legislation, centered on compartmentalized and non-integrated areas of knowledge, instead of integrated thematic axes and with a progressive conceptual approach throughout the school years |
id |
CAMP_a7e30645ba88bdf72966237c1ef82d8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182724 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamentalProgram contents on science textbooks from 6th to 9th grade of brazilian elementary schoolCiência - Estudo e ensinoScience - Study and teachingLivro didático de ciênciasPrograma nacional do livro didáticoAnos finais do ensino fundamentalConteúdos curricularesArtigo originalAbstract: This paper investigates the organization of the Science contents present on textbooks from Secondary school, approved by the National Textbook Program in 2017, regarding the methodological framework of content analysis. Two categories of collections were established by the researchers: the traditional and the non-tradicional Science textbooks. Data analysis revealed ten Science collections from the 2017 Textbooks’ Guide seem to propose a traditional Science aspect, according to the distribution of the Science textbooks, while non-traditional textbooks are three collections. We infer that there are no changes in the content structure of these Science Textbooks since the traditional textbook is possibly more selected yet, thus the innovative character collections have less adherence by the active teachers. We observed this choice leads the textbook to remain conceived within a traditional model in relation to the contents, it is a factor that persists strongly in its production, with a great impact on the curricular structure of the collections. We conclude that the set of collections remains concentrated in an organization outdated according to the current educational legislation, centered on compartmentalized and non-integrated areas of knowledge, instead of integrated thematic axes and with a progressive conceptual approach throughout the school yearsResumo: Este artigo investiga a organização dos conteúdos de Ciências presentes nas coleções didáticas dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de 2017, pelo referencial metodológico da análise de conteúdo. Foram estabelecidas duas categorias de coleções, denominadas tradicionais e não tradicionais. Constatamos que dez coleções de Ciências presentes no Guia de Livros Didáticos de 2017 apresentam um aspecto tradicional, de acordo com a distribuição dos conteúdos nos livros didáticos, enquanto as obras de caráter não tradicional são três. Inferimos que as mudanças na estrutura dos conteúdos nas coleções didáticas de Ciências não ocorrem porque o livro didático tradicional ainda é mais selecionado, sendo que as coleções de caráter inovador possuem menor adesão pelos professores em atividade. Observamos que essa situação leva o livro didático a permanecer concebido dentro de um modelo tradicional em relação aos conteúdos, fator que persiste fortemente em sua produção, com grande impacto na estrutura curricular das coleções. Concluímos que o conjunto das coleções permanece concentrado em uma organização desatualizada segundo a legislação educacional vigente, centrada em áreas de conhecimento compartimentadas e não integradas, ao invés de eixos temáticos integrados e com abordagem conceitual progressiva ao longo dos anos letivosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbi, Juliana Silva Pedro, 1982-Megid Neto, Jorge, 1958-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230BARBI, Juliana Silva Pedro; MEGID NETO, Jorge. Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Contexto & educação. Ijuí, RS : UNIJUI/PPGEC, 2020. Vol. 35, n. 110, pt. Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano (jan./abr., 2020), p. 241-255. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230. Acesso em: 20 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182724porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T21:16:42Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182724Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T04:52:59.733035Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental Program contents on science textbooks from 6th to 9th grade of brazilian elementary school |
title |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982- Ciência - Estudo e ensino Science - Study and teaching Livro didático de ciências Programa nacional do livro didático Anos finais do ensino fundamental Conteúdos curriculares Artigo original |
title_short |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental |
author |
Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982- |
author_facet |
Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982- Megid Neto, Jorge, 1958- |
author_role |
author |
author2 |
Megid Neto, Jorge, 1958- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbi, Juliana Silva Pedro, 1982- Megid Neto, Jorge, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Science - Study and teaching Livro didático de ciências Programa nacional do livro didático Anos finais do ensino fundamental Conteúdos curriculares Artigo original |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Science - Study and teaching Livro didático de ciências Programa nacional do livro didático Anos finais do ensino fundamental Conteúdos curriculares Artigo original |
description |
Abstract: This paper investigates the organization of the Science contents present on textbooks from Secondary school, approved by the National Textbook Program in 2017, regarding the methodological framework of content analysis. Two categories of collections were established by the researchers: the traditional and the non-tradicional Science textbooks. Data analysis revealed ten Science collections from the 2017 Textbooks’ Guide seem to propose a traditional Science aspect, according to the distribution of the Science textbooks, while non-traditional textbooks are three collections. We infer that there are no changes in the content structure of these Science Textbooks since the traditional textbook is possibly more selected yet, thus the innovative character collections have less adherence by the active teachers. We observed this choice leads the textbook to remain conceived within a traditional model in relation to the contents, it is a factor that persists strongly in its production, with a great impact on the curricular structure of the collections. We conclude that the set of collections remains concentrated in an organization outdated according to the current educational legislation, centered on compartmentalized and non-integrated areas of knowledge, instead of integrated thematic axes and with a progressive conceptual approach throughout the school years |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230 BARBI, Juliana Silva Pedro; MEGID NETO, Jorge. Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Contexto & educação. Ijuí, RS : UNIJUI/PPGEC, 2020. Vol. 35, n. 110, pt. Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano (jan./abr., 2020), p. 241-255. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230. Acesso em: 20 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230 |
identifier_str_mv |
BARBI, Juliana Silva Pedro; MEGID NETO, Jorge. Conteúdos programáticos em livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Contexto & educação. Ijuí, RS : UNIJUI/PPGEC, 2020. Vol. 35, n. 110, pt. Dossiê Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano (jan./abr., 2020), p. 241-255. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648230. Acesso em: 20 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1824684917572763648 |