Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina das Graças Alves Barbi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPF
Resumo: Este trabalho investiga os livros didáticos do 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, adotados em uma escola privada de Belo Horizonte. O objetivo é analisar as abordagens sobre conteúdos matemáticos nesses livros, visando contribuir para uma melhor articulação entre os mesmos. Com base na comparação entre essas abordagens, observaram-se lacunas ou incoerências, no conteúdo ou na metodologia, principalmente nos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Também foi possível verificar um descompasso metodológico interno aos próprios livros.
id UFMG_b3368589ec71b0ed490cc07711b64f3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-94QMPF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Nora Olinda Cabrera ZunigaCristina das Graças Alves Barbi2019-08-14T05:59:27Z2019-08-14T05:59:27Z2012-07-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPFEste trabalho investiga os livros didáticos do 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, adotados em uma escola privada de Belo Horizonte. O objetivo é analisar as abordagens sobre conteúdos matemáticos nesses livros, visando contribuir para uma melhor articulação entre os mesmos. Com base na comparação entre essas abordagens, observaram-se lacunas ou incoerências, no conteúdo ou na metodologia, principalmente nos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Também foi possível verificar um descompasso metodológico interno aos próprios livros.This paper investigates the textbooks used by teachers and students in fifth and sixth grades at an elementary school in Belo Horizonte-MG-Brazil. It intends to detect and analyze the approaches within mathematical subjects, aiming to build a better articulation of these subjects. Based on these comparisons, this paper seeks to observe if there are any gaps in the subjects or in the methodologies employed. The result shows that the gap is found mostly in the fields of Geometry and Magnitudes and Measures. It is also possible to verify an internal methodological mismatch between the very textbooks.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatemáticaEnsino fundamental CurrículosLivros didáticos AvaliaçãoLivros didáticosArticulaçãoGeometriaGrandezas e MedidasConsiderações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___vers_o_final.pdfapplication/pdf4835233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/1/monografia___vers_o_final.pdf58a5672d9da2220a2305c90e922af45aMD51TEXTmonografia___vers_o_final.pdf.txtmonografia___vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain54309https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/2/monografia___vers_o_final.pdf.txt7e26a461140053ee091f14f2bf543ca9MD521843/BUOS-94QMPF2019-11-14 12:38:40.703oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-94QMPFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:38:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
title Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
spellingShingle Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
Cristina das Graças Alves Barbi
Livros didáticos
Articulação
Geometria
Grandezas e Medidas
Matemática
Ensino fundamental Currículos
Livros didáticos Avaliação
title_short Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
title_full Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
title_fullStr Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
title_full_unstemmed Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
title_sort Considerações para articular o ensino da Matemática do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental com base na comparação entre as abordagens dos conteúdos em livros didáticos
author Cristina das Graças Alves Barbi
author_facet Cristina das Graças Alves Barbi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nora Olinda Cabrera Zuniga
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina das Graças Alves Barbi
contributor_str_mv Nora Olinda Cabrera Zuniga
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Articulação
Geometria
Grandezas e Medidas
topic Livros didáticos
Articulação
Geometria
Grandezas e Medidas
Matemática
Ensino fundamental Currículos
Livros didáticos Avaliação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Matemática
Ensino fundamental Currículos
Livros didáticos Avaliação
description Este trabalho investiga os livros didáticos do 5o e 6o anos do Ensino Fundamental, adotados em uma escola privada de Belo Horizonte. O objetivo é analisar as abordagens sobre conteúdos matemáticos nesses livros, visando contribuir para uma melhor articulação entre os mesmos. Com base na comparação entre essas abordagens, observaram-se lacunas ou incoerências, no conteúdo ou na metodologia, principalmente nos campos da Geometria e das Grandezas e Medidas. Também foi possível verificar um descompasso metodológico interno aos próprios livros.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T05:59:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T05:59:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPF
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-94QMPF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/1/monografia___vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-94QMPF/2/monografia___vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58a5672d9da2220a2305c90e922af45a
7e26a461140053ee091f14f2bf543ca9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677025907310592