Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ingrid Pereira de, 1995-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto, Rodrigo Gomes, 1995-, Juz, Breno de Souza, Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13290
Resumo: Resumo: Atualmente se tornam cada vez mais frequentes na sociedade discussões envolvendo a surdez e o sujeito surdo em diversos ambientes. Ainda assim, mesmo com maior abordagem do assunto e até mesmo a presença de surdos em ambientes inclusivos, há por parte da população geral desconhecimento em diversas questões que são permeadas por mitos frequentemente difundidos e que envolvem o sujeito surdo e suas especificidades, criando um senso comum errôneo. Nesse contexto, o presente artigo propõe relatar e discutir tais questões por meio de uma atividade realizada em uma escola municipal de Campinas, tendo como objetivo a investigação dos conhecimentos de estudantes ouvintes acerca da surdez e do sujeito surdo, com a discussão e desconstrução dos principais mitos que envolvem essa temática. Também é desenvolvida a discussão sobre o papel da inclusão na modificação de visão e conhecimentos que alunos ouvintes têm sobre o sujeito surdo e a surdez. Os resultados obtidos indicam que apenas inserir alunos surdos em sala de aula, não promove, necessariamente, uma mudança conceitual nos alunos ouvintes sobre a experiência de ser surdo ou sobre a língua de sinais. É preciso que a gestão e o corpo docente se mobilizem na tarefa de proporcionar situações em que os surdos assumam um posicionamento de protagonismo em sala de aula e na escola a fim de compartilhar as diferenças e potencialidades do sujeito surdo e também promover familiaridade sobre a língua brasileira de sinais, sobrepondo os mitos comumente difundidos e que são, de maneira errônea, frequentemente assumidos como verdadeiros
id CAMP_aa6fc8d366f6156c42265b756398b47b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362407
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngueMyths about deafness in the imaginary of young and adult students of an inclusive bilingual schoolSurdos - EducaçãoLíngua brasileira de sinaisSurdezDeaf - EducationBrazilian sign languageDeafnessArtigo originalResumo: Atualmente se tornam cada vez mais frequentes na sociedade discussões envolvendo a surdez e o sujeito surdo em diversos ambientes. Ainda assim, mesmo com maior abordagem do assunto e até mesmo a presença de surdos em ambientes inclusivos, há por parte da população geral desconhecimento em diversas questões que são permeadas por mitos frequentemente difundidos e que envolvem o sujeito surdo e suas especificidades, criando um senso comum errôneo. Nesse contexto, o presente artigo propõe relatar e discutir tais questões por meio de uma atividade realizada em uma escola municipal de Campinas, tendo como objetivo a investigação dos conhecimentos de estudantes ouvintes acerca da surdez e do sujeito surdo, com a discussão e desconstrução dos principais mitos que envolvem essa temática. Também é desenvolvida a discussão sobre o papel da inclusão na modificação de visão e conhecimentos que alunos ouvintes têm sobre o sujeito surdo e a surdez. Os resultados obtidos indicam que apenas inserir alunos surdos em sala de aula, não promove, necessariamente, uma mudança conceitual nos alunos ouvintes sobre a experiência de ser surdo ou sobre a língua de sinais. É preciso que a gestão e o corpo docente se mobilizem na tarefa de proporcionar situações em que os surdos assumam um posicionamento de protagonismo em sala de aula e na escola a fim de compartilhar as diferenças e potencialidades do sujeito surdo e também promover familiaridade sobre a língua brasileira de sinais, sobrepondo os mitos comumente difundidos e que são, de maneira errônea, frequentemente assumidos como verdadeirosAbstract: Nowadays discussions involving deafness and the deaf people are becoming more frequent in our society, but even with a greater approach to that subject and the presence of deaf people in inclusive environments, the general population still have a lack of knowledge about the issues involving the deafness. That helps to create an erroneous sense-common and stereotypes involving the deafness, deaf person and their specificities. In this context, this article aims to report and discuss some myths about deafness through an activity carried out in a municipal school in Campinas. The activity had as a proposal to investigate the knowledge of hearing students about deafness and the deaf person to discuss and deconstruct the main myths surrounding this theme. Also, is proposed an discussion about the role of inclusion at the modification of the view that the hearing people have of the deaf people and about deafness itself. The results obtained indicate that just inserting deaf students in the classroom does not promote a change in the view of hearing students about the experience of being deaf or about the brazilian sign language. To obtain that result would be necessary that the management of the schools mobilizes itself with the aim of providing situations in which the deaf assume a leading position in the classroom and at school to share true knowledges about the differences and the potentialities of deaf people and about the brazilian sign language, in order to overlap the myths widespread and often assumed as trueAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Ingrid Pereira de, 1995-Pinto, Rodrigo Gomes, 1995-Juz, Breno de SouzaNascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13290SOUZA, Ingrid Pereira de et al. Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 8, n. 1 (jan./jun., 2021), p. 143-154. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13290. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362407porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-25T14:27:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362407Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-25T14:27:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
Myths about deafness in the imaginary of young and adult students of an inclusive bilingual school
title Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
spellingShingle Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
Souza, Ingrid Pereira de, 1995-
Surdos - Educação
Língua brasileira de sinais
Surdez
Deaf - Education
Brazilian sign language
Deafness
Artigo original
title_short Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
title_full Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
title_fullStr Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
title_full_unstemmed Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
title_sort Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue
author Souza, Ingrid Pereira de, 1995-
author_facet Souza, Ingrid Pereira de, 1995-
Pinto, Rodrigo Gomes, 1995-
Juz, Breno de Souza
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
author_role author
author2 Pinto, Rodrigo Gomes, 1995-
Juz, Breno de Souza
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ingrid Pereira de, 1995-
Pinto, Rodrigo Gomes, 1995-
Juz, Breno de Souza
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Educação
Língua brasileira de sinais
Surdez
Deaf - Education
Brazilian sign language
Deafness
Artigo original
topic Surdos - Educação
Língua brasileira de sinais
Surdez
Deaf - Education
Brazilian sign language
Deafness
Artigo original
description Resumo: Atualmente se tornam cada vez mais frequentes na sociedade discussões envolvendo a surdez e o sujeito surdo em diversos ambientes. Ainda assim, mesmo com maior abordagem do assunto e até mesmo a presença de surdos em ambientes inclusivos, há por parte da população geral desconhecimento em diversas questões que são permeadas por mitos frequentemente difundidos e que envolvem o sujeito surdo e suas especificidades, criando um senso comum errôneo. Nesse contexto, o presente artigo propõe relatar e discutir tais questões por meio de uma atividade realizada em uma escola municipal de Campinas, tendo como objetivo a investigação dos conhecimentos de estudantes ouvintes acerca da surdez e do sujeito surdo, com a discussão e desconstrução dos principais mitos que envolvem essa temática. Também é desenvolvida a discussão sobre o papel da inclusão na modificação de visão e conhecimentos que alunos ouvintes têm sobre o sujeito surdo e a surdez. Os resultados obtidos indicam que apenas inserir alunos surdos em sala de aula, não promove, necessariamente, uma mudança conceitual nos alunos ouvintes sobre a experiência de ser surdo ou sobre a língua de sinais. É preciso que a gestão e o corpo docente se mobilizem na tarefa de proporcionar situações em que os surdos assumam um posicionamento de protagonismo em sala de aula e na escola a fim de compartilhar as diferenças e potencialidades do sujeito surdo e também promover familiaridade sobre a língua brasileira de sinais, sobrepondo os mitos comumente difundidos e que são, de maneira errônea, frequentemente assumidos como verdadeiros
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13290
SOUZA, Ingrid Pereira de et al. Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 8, n. 1 (jan./jun., 2021), p. 143-154. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13290. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13290
identifier_str_mv SOUZA, Ingrid Pereira de et al. Mitos sobre a surdez no imaginário de alunos jovens e adultos de uma escola inclusiva bilíngue. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial. Marília, SP : UNESP/Faculdade de Filosofia e Ciências, 2021. Vol. 8, n. 1 (jan./jun., 2021), p. 143-154. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13290. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832791289856