Avaliação de competências socioemocionais: uma política educacional em questão / Assessment of socioemotional competencies: an educational policy in question

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jane Eire Rigoldi dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Danielle Capelasso Soares de, Vieira, Juliana Piovesan, Moura, Kethlen Leite de, Boiago, Daiane Letícia, Patrícia, Márcia Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11369
Resumo: No contexto educacional atual, a avaliação está no centro dos direcionamentos políticos, nas orientações das organizações internacionais e na legislação educacional brasileira. Sendo assim, a avaliação é vista como um instrumento chave na estruturação das políticas educacionais. Este trabalho apresentará algumas reflexões decorrentes da dissertação de mestrado intitulada Política de Avaliações Externas: A ênfase na questão das competências cognitivas e socioemocionais (2015) e das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Buscamos apresentar o Projeto SENNA do Instituto Ayrton Senna, suas características e instrumentos utilizados para avaliação de competências socioemocionais, reportando-nos a alguns documentos educacionais, em especial à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Analisaremos, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, os objetivos da formação de competências socioemocionais que têm se disseminado nas escolas brasileiras, por meio das atuais reformas educacionais. Verificamos que se têm construído um modelo formativo de competências socioemocionais necessário ao modo de produção capitalista, que objetiva dar às pessoas a força emocional para que possam suportar as contradições decorrentes desse sistema.
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