Aplicativos e gamificação na educação : possibilidades e considerações
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12783 |
Resumo: | Resumo: Os jogos digitais podem ser caracterizados como ambientes atraentes e interativos que capturam a atenção do jogador ao oferecer desafios que exigem níveis crescentes de destreza e habilidades. Ao pensar o uso de celulares para atividades didáticas surge a questão: como fazer o uso adequado deste dispositivo, qual material didático apropriado? Diante disso, o presente estudo tem como objetivo aproximar e discutir o uso de jogos digitais na educação, tendo como metodologia a revisão bibliográfica. Foi perceptível que os aplicativos e games digitais estão disponíveis para utilização na educação, contudo, para que sua aplicação seja significativa é necessária uma avaliação aprofundada por parte do professor para identificar qual o jogo/aplicativo que melhor se adequa aos objetivos proposto para aula planejada |
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Aplicativos e gamificação na educação : possibilidades e consideraçõesApplications and gamification in education : possibilities and considerationsAplicativos móveisGamificaçãoAvaliaçãoEducaçãoMobile applicationsGamificationEvaluationEducationArtigo originalResumo: Os jogos digitais podem ser caracterizados como ambientes atraentes e interativos que capturam a atenção do jogador ao oferecer desafios que exigem níveis crescentes de destreza e habilidades. Ao pensar o uso de celulares para atividades didáticas surge a questão: como fazer o uso adequado deste dispositivo, qual material didático apropriado? Diante disso, o presente estudo tem como objetivo aproximar e discutir o uso de jogos digitais na educação, tendo como metodologia a revisão bibliográfica. Foi perceptível que os aplicativos e games digitais estão disponíveis para utilização na educação, contudo, para que sua aplicação seja significativa é necessária uma avaliação aprofundada por parte do professor para identificar qual o jogo/aplicativo que melhor se adequa aos objetivos proposto para aula planejadaAbstract: Digital games can be characterized as attractive and interactive environments that capture the player's attention by offering challenges that require increasing levels of skill and abilities. When thinking about the use of cell phones for didactic activities the question arises: how to make the proper use of this device, what appropriate didactic material?Therefore, the present study aims to approach and discuss the use of digital games in education, having as a methodology the bibliographic review. It was noticeable that digital applications and games are available for use in education, however, in order for their application to be meaningful, an in-depth evaluation by the teacher is necessary to identify which game / application best fits the objectives proposed for the planned lessonAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Sergio Ferreira do, 1954-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12783AMARAL, Sergio Ferreira do. Aplicativos e gamificação na educação: possibilidades e considerações. Brazilian journal of development. Curitiba, PR : Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2021. Vol. 7, n. 3 (mar., 2021), p. 23974-23987. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12783. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1351210porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-29T15:00:18Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1351210Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-29T15:00:18Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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