Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952 |
Resumo: | Abstract: This article brings reflections of a sequence of Physical Education classes about hitting games and sports underpinned by Paulo Freire's conception of dialog. The experience occurred in 2018 with two groups of year one from Elementary in a public school at the countryside of estate of São Paulo. The classes were registered in a field diary and later analyzed in order to identify moments when the freireano dialog should be developed. The dialogical relationship between educator and student is essential so that words and gestures encountered during the classes can be really heard, providing a meaningful learning. After revealing that the experience could be substantially different following the analyzed aspects we consider that teachers need to review their pedagogical actions permanently and with rigorousness in order to improve them |
id |
CAMP_b2fe4faf0829feae136b9a35201d1801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241612 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolarEducação físicaPhysical education and trainingDiálogoDossiêAbstract: This article brings reflections of a sequence of Physical Education classes about hitting games and sports underpinned by Paulo Freire's conception of dialog. The experience occurred in 2018 with two groups of year one from Elementary in a public school at the countryside of estate of São Paulo. The classes were registered in a field diary and later analyzed in order to identify moments when the freireano dialog should be developed. The dialogical relationship between educator and student is essential so that words and gestures encountered during the classes can be really heard, providing a meaningful learning. After revealing that the experience could be substantially different following the analyzed aspects we consider that teachers need to review their pedagogical actions permanently and with rigorousness in order to improve themResumo: Este relato de experiência apresenta reflexões sobre uma sequência de aulas de Educação Física sobre jogos e esportes de rebater, pautadas no conceito de diálogo de Paulo Freire. A experiência foi desenvolvida em 2018 com duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal do interior do estado de São Paulo. As aulas foram registradas em diários de campo e posteriormente analisadas com objetivo de identificar momentos em que o diálogo freireano poderia ter ocorrido. A relação dialógica entre educador e educando é essencial para que haja escuta das falas e gestos surgidos no desenvolvimento das aulas, que são desencadeadores do processo de aprendizagem. Ao revelar que a experiência poderia ter sido substancialmente diferente, seguindo os pontos levantados pela análise, consideramos ainda que os/as professores/as necessitam observar rigorosa e constantemente suas práticas pedagógicas para garantir o seu aperfeiçoamentoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonfietti, Priscila Errerias, 1994-Prodócimo, Elaine, 1967-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3952BONFIETTI, Priscila Errerias; PRODÓCIMO, Elaine. Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP : Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2021. Vol. 6, n. 1 pt Cem anos de Paulo Freire: resistências e utopias na construção de novas (ago., 2021), p. 97-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241612porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-16T12:33:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-16T12:33:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar |
title |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar |
spellingShingle |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- Educação física Physical education and training Diálogo Dossiê |
title_short |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar |
title_full |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar |
title_fullStr |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar |
title_sort |
Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar |
author |
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- |
author_facet |
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- Prodócimo, Elaine, 1967- |
author_role |
author |
author2 |
Prodócimo, Elaine, 1967- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994- Prodócimo, Elaine, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Physical education and training Diálogo Dossiê |
topic |
Educação física Physical education and training Diálogo Dossiê |
description |
Abstract: This article brings reflections of a sequence of Physical Education classes about hitting games and sports underpinned by Paulo Freire's conception of dialog. The experience occurred in 2018 with two groups of year one from Elementary in a public school at the countryside of estate of São Paulo. The classes were registered in a field diary and later analyzed in order to identify moments when the freireano dialog should be developed. The dialogical relationship between educator and student is essential so that words and gestures encountered during the classes can be really heard, providing a meaningful learning. After revealing that the experience could be substantially different following the analyzed aspects we consider that teachers need to review their pedagogical actions permanently and with rigorousness in order to improve them |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952 BONFIETTI, Priscila Errerias; PRODÓCIMO, Elaine. Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP : Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2021. Vol. 6, n. 1 pt Cem anos de Paulo Freire: resistências e utopias na construção de novas (ago., 2021), p. 97-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952 |
identifier_str_mv |
BONFIETTI, Priscila Errerias; PRODÓCIMO, Elaine. Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP : Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2021. Vol. 6, n. 1 pt Cem anos de Paulo Freire: resistências e utopias na construção de novas (ago., 2021), p. 97-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030826921361408 |