Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prodócimo, Elaine, 1967-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952
Resumo: Abstract: This article brings reflections of a sequence of Physical Education classes about hitting games and sports underpinned by Paulo Freire's conception of dialog. The experience occurred in 2018 with two groups of year one from Elementary in a public school at the countryside of estate of São Paulo. The classes were registered in a field diary and later analyzed in order to identify moments when the freireano dialog should be developed. The dialogical relationship between educator and student is essential so that words and gestures encountered during the classes can be really heard, providing a meaningful learning. After revealing that the experience could be substantially different following the analyzed aspects we consider that teachers need to review their pedagogical actions permanently and with rigorousness in order to improve them
id CAMP_b2fe4faf0829feae136b9a35201d1801
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241612
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolarEducação físicaPhysical education and trainingDiálogoDossiêAbstract: This article brings reflections of a sequence of Physical Education classes about hitting games and sports underpinned by Paulo Freire's conception of dialog. The experience occurred in 2018 with two groups of year one from Elementary in a public school at the countryside of estate of São Paulo. The classes were registered in a field diary and later analyzed in order to identify moments when the freireano dialog should be developed. The dialogical relationship between educator and student is essential so that words and gestures encountered during the classes can be really heard, providing a meaningful learning. After revealing that the experience could be substantially different following the analyzed aspects we consider that teachers need to review their pedagogical actions permanently and with rigorousness in order to improve themResumo: Este relato de experiência apresenta reflexões sobre uma sequência de aulas de Educação Física sobre jogos e esportes de rebater, pautadas no conceito de diálogo de Paulo Freire. A experiência foi desenvolvida em 2018 com duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal do interior do estado de São Paulo. As aulas foram registradas em diários de campo e posteriormente analisadas com objetivo de identificar momentos em que o diálogo freireano poderia ter ocorrido. A relação dialógica entre educador e educando é essencial para que haja escuta das falas e gestos surgidos no desenvolvimento das aulas, que são desencadeadores do processo de aprendizagem. Ao revelar que a experiência poderia ter sido substancialmente diferente, seguindo os pontos levantados pela análise, consideramos ainda que os/as professores/as necessitam observar rigorosa e constantemente suas práticas pedagógicas para garantir o seu aperfeiçoamentoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBonfietti, Priscila Errerias, 1994-Prodócimo, Elaine, 1967-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3952BONFIETTI, Priscila Errerias; PRODÓCIMO, Elaine. Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP : Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2021. Vol. 6, n. 1 pt Cem anos de Paulo Freire: resistências e utopias na construção de novas (ago., 2021), p. 97-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241612porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-16T12:33:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-16T12:33:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
title Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
spellingShingle Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Educação física
Physical education and training
Diálogo
Dossiê
title_short Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
title_full Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
title_fullStr Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
title_full_unstemmed Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
title_sort Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar
author Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
author_facet Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Prodócimo, Elaine, 1967-
author_role author
author2 Prodócimo, Elaine, 1967-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfietti, Priscila Errerias, 1994-
Prodócimo, Elaine, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Physical education and training
Diálogo
Dossiê
topic Educação física
Physical education and training
Diálogo
Dossiê
description Abstract: This article brings reflections of a sequence of Physical Education classes about hitting games and sports underpinned by Paulo Freire's conception of dialog. The experience occurred in 2018 with two groups of year one from Elementary in a public school at the countryside of estate of São Paulo. The classes were registered in a field diary and later analyzed in order to identify moments when the freireano dialog should be developed. The dialogical relationship between educator and student is essential so that words and gestures encountered during the classes can be really heard, providing a meaningful learning. After revealing that the experience could be substantially different following the analyzed aspects we consider that teachers need to review their pedagogical actions permanently and with rigorousness in order to improve them
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952
BONFIETTI, Priscila Errerias; PRODÓCIMO, Elaine. Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP : Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2021. Vol. 6, n. 1 pt Cem anos de Paulo Freire: resistências e utopias na construção de novas (ago., 2021), p. 97-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952
identifier_str_mv BONFIETTI, Priscila Errerias; PRODÓCIMO, Elaine. Reflexões sobre a importância do diálogo em um fazer pedagógico na educação física escolar. Revista Estudos Aplicados em Educação. São Caetano do Sul, SP : Universidade Municipal de São Caetano do Sul, 2021. Vol. 6, n. 1 pt Cem anos de Paulo Freire: resistências e utopias na construção de novas (ago., 2021), p. 97-109. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3952. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826921361408