Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-, Melo, Luciana de Lione, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480
Resumo: Contém 2 arquivos (inglês e português)
id CAMP_b4f373f5a047dc790e7c448064bdac04
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347280
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramáticoVisit to a hospitalized child in intensive care : sibling’s experiences revealed by dramatic therapeutic playVisita al niño hospitalizado en terapia intensiva : vivencias de hermanos revelado por el juego terapéutico dramáticoEnfermagem pediátricaIrmãosJogos e brinquedosUnidades de terapia intensiva pediátricaVisitas a pacientesPediatric nursingBrothersPlay and playthingsIntensive care units, PediatricVisitors to patientsArtigo de pesquisaContém 2 arquivos (inglês e português)Resumo: Compreender, por meio do brinquedo terapêutico dramático, o significado, para o irmão, de visitar a criança hospitalizada em terapia intensiva. Método: pesquisa qualitativa, modalidade fenomenológica, que utilizou o brinquedo terapêutico dramático para acessar às experiências dos irmãos. Foi realizada em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do interior do estado de São Paulo, Brasil. Participaram das sessões de brinquedo terapêutico 11 irmãos menores de 10 anos, as quais foram analisadas à luz da Teoria do Amadurecimento. Resultados: os irmãos, tendo um lugar para brincar, dramatizaram situações, anteriormente, vividas, de seu cotidiano e da visita à criança hospitalizada. Ao viver, criativamente, revelaram que brincar é fazer a integração das experiências do "eu", favorecendo o continuar a ser diante da situação vivida. Conclusões e implicações para a prática: o Brinquedo Terapêutico Dramático compreendido à luz de um referencial teórico possibilitou que o irmão significasse a visita como uma experiência de integração do "eu", revelando emoções, desejos e preferências do cotidiano. Nesse sentido, o cuidado ao irmão da criança hospitalizada define-se pela oferta do brincar livre, para que ele demonstre o sentimento de continuar a ser em suas interações com o mundo, no qual o contexto hospitalar tornou parte da realidadeAbstract: To understand, by means of the dramatic therapeutic play, the meaning, to the sibling, of visiting a hospitalized child in Pediatric Intensive Care. Method: Qualitative research, phenomenology modality, which used the dramatic therapeutic play to understand the sibling's experience. The research was carried out at a Pediatric Intensive Care Unit of a hospital located in one of São Paulo's inland cities, Brazil. Eleven siblings younger than 10 years of age participated in therapeutic play sessions that were analyzed in light of the Theory of the Maturational Processes. Results: Having a place to play, the siblings dramatized situations that they had previously experienced in their daily life and in the visit to the hospitalized child. Living creatively, they revealed that playing means making the integration of the experiences of the "self", favoring the feeling of continuing to be, despite the experienced situation. Conclusions and implications for practice: The Dramatic Therapeutic Play understood in the light of a theoretical framework made it possible for the brother to signify the visit as an experience of integration of the "self", revealing emotions, desires and everyday preferences. In this sense, the care of the hospitalized child's sibling is defined by play freely, so that he can demonstrate his feeling of continuing to be in his interactions with the world, in which the hospital context has become part of realityResumen: Comprender por medio del juego terapéutico dramático el significado, para el hermano, de la visita al niño hospitalizado en Terapia Intensiva Pediátrica. Método: Investigación cualitativa, modalidad fenomenológica, que utilizó el juego terapéutico dramático para comprender la experiencia del hermano. Se realizó en Unidad de Terapia Intensiva Pediátrica del interior del Estado de São Paulo, Brasil. Participaron de las sesiones de juego terapéutico 11 hermanos con menos de 10 años, quienes fueron analizados a la luz de la Teoría de la Maduración. Resultados: Los hermanos, al tener un lugar para jugar, dramatizaron situaciones anteriormente vividas, de su cotidiano y de la visita al niño hospitalizado. Al vivir de forma creativa, revelaron que jugar es permitir la integración de las experiencias del "yo", lo que favorece el concepto de seguir siendo, ante la situación vivida. Conclusiones e implicaciones para la práctica: El Juego Terapéutico Dramático comprendido a la luz de un referencial teórico hizo posible que el hermano entendiera la visita como una experiencia de integración del "yo", revelando emociones, deseos y preferencias cotidianas. En este sentido, el cuidado del hermano del niño hospitalizado se define por la oferta de juego libre, para que pueda demostrar su sentimiento de seguir siendo en sus interacciones con el mundo, en el que el contexto hospitalario se ha convertido en parte de la realidadCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-Melo, Luciana de Lione, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12480PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho; GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti; MELO, Luciana de Lione. Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva: vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/Divisão Gráfica, 2022. Vol. 26 (2022), n. art. e20210088. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-21T08:34:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-21T08:34:29Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
Visit to a hospitalized child in intensive care : sibling’s experiences revealed by dramatic therapeutic play
Visita al niño hospitalizado en terapia intensiva : vivencias de hermanos revelado por el juego terapéutico dramático
title Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
spellingShingle Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
Enfermagem pediátrica
Irmãos
Jogos e brinquedos
Unidades de terapia intensiva pediátrica
Visitas a pacientes
Pediatric nursing
Brothers
Play and playthings
Intensive care units, Pediatric
Visitors to patients
Artigo de pesquisa
title_short Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
title_full Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
title_fullStr Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
title_full_unstemmed Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
title_sort Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
author Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
author_facet Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-
Melo, Luciana de Lione, 1973-
author_role author
author2 Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-
Melo, Luciana de Lione, 1973-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-
Melo, Luciana de Lione, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Irmãos
Jogos e brinquedos
Unidades de terapia intensiva pediátrica
Visitas a pacientes
Pediatric nursing
Brothers
Play and playthings
Intensive care units, Pediatric
Visitors to patients
Artigo de pesquisa
topic Enfermagem pediátrica
Irmãos
Jogos e brinquedos
Unidades de terapia intensiva pediátrica
Visitas a pacientes
Pediatric nursing
Brothers
Play and playthings
Intensive care units, Pediatric
Visitors to patients
Artigo de pesquisa
description Contém 2 arquivos (inglês e português)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480
PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho; GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti; MELO, Luciana de Lione. Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva: vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/Divisão Gráfica, 2022. Vol. 26 (2022), n. art. e20210088. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480
identifier_str_mv PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho; GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti; MELO, Luciana de Lione. Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva: vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/Divisão Gráfica, 2022. Vol. 26 (2022), n. art. e20210088. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831051702272