Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480 |
Resumo: | Contém 2 arquivos (inglês e português) |
id |
CAMP_b4f373f5a047dc790e7c448064bdac04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347280 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramáticoVisit to a hospitalized child in intensive care : sibling’s experiences revealed by dramatic therapeutic playVisita al niño hospitalizado en terapia intensiva : vivencias de hermanos revelado por el juego terapéutico dramáticoEnfermagem pediátricaIrmãosJogos e brinquedosUnidades de terapia intensiva pediátricaVisitas a pacientesPediatric nursingBrothersPlay and playthingsIntensive care units, PediatricVisitors to patientsArtigo de pesquisaContém 2 arquivos (inglês e português)Resumo: Compreender, por meio do brinquedo terapêutico dramático, o significado, para o irmão, de visitar a criança hospitalizada em terapia intensiva. Método: pesquisa qualitativa, modalidade fenomenológica, que utilizou o brinquedo terapêutico dramático para acessar às experiências dos irmãos. Foi realizada em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do interior do estado de São Paulo, Brasil. Participaram das sessões de brinquedo terapêutico 11 irmãos menores de 10 anos, as quais foram analisadas à luz da Teoria do Amadurecimento. Resultados: os irmãos, tendo um lugar para brincar, dramatizaram situações, anteriormente, vividas, de seu cotidiano e da visita à criança hospitalizada. Ao viver, criativamente, revelaram que brincar é fazer a integração das experiências do "eu", favorecendo o continuar a ser diante da situação vivida. Conclusões e implicações para a prática: o Brinquedo Terapêutico Dramático compreendido à luz de um referencial teórico possibilitou que o irmão significasse a visita como uma experiência de integração do "eu", revelando emoções, desejos e preferências do cotidiano. Nesse sentido, o cuidado ao irmão da criança hospitalizada define-se pela oferta do brincar livre, para que ele demonstre o sentimento de continuar a ser em suas interações com o mundo, no qual o contexto hospitalar tornou parte da realidadeAbstract: To understand, by means of the dramatic therapeutic play, the meaning, to the sibling, of visiting a hospitalized child in Pediatric Intensive Care. Method: Qualitative research, phenomenology modality, which used the dramatic therapeutic play to understand the sibling's experience. The research was carried out at a Pediatric Intensive Care Unit of a hospital located in one of São Paulo's inland cities, Brazil. Eleven siblings younger than 10 years of age participated in therapeutic play sessions that were analyzed in light of the Theory of the Maturational Processes. Results: Having a place to play, the siblings dramatized situations that they had previously experienced in their daily life and in the visit to the hospitalized child. Living creatively, they revealed that playing means making the integration of the experiences of the "self", favoring the feeling of continuing to be, despite the experienced situation. Conclusions and implications for practice: The Dramatic Therapeutic Play understood in the light of a theoretical framework made it possible for the brother to signify the visit as an experience of integration of the "self", revealing emotions, desires and everyday preferences. In this sense, the care of the hospitalized child's sibling is defined by play freely, so that he can demonstrate his feeling of continuing to be in his interactions with the world, in which the hospital context has become part of realityResumen: Comprender por medio del juego terapéutico dramático el significado, para el hermano, de la visita al niño hospitalizado en Terapia Intensiva Pediátrica. Método: Investigación cualitativa, modalidad fenomenológica, que utilizó el juego terapéutico dramático para comprender la experiencia del hermano. Se realizó en Unidad de Terapia Intensiva Pediátrica del interior del Estado de São Paulo, Brasil. Participaron de las sesiones de juego terapéutico 11 hermanos con menos de 10 años, quienes fueron analizados a la luz de la Teoría de la Maduración. Resultados: Los hermanos, al tener un lugar para jugar, dramatizaron situaciones anteriormente vividas, de su cotidiano y de la visita al niño hospitalizado. Al vivir de forma creativa, revelaron que jugar es permitir la integración de las experiencias del "yo", lo que favorece el concepto de seguir siendo, ante la situación vivida. Conclusiones e implicaciones para la práctica: El Juego Terapéutico Dramático comprendido a la luz de un referencial teórico hizo posible que el hermano entendiera la visita como una experiencia de integración del "yo", revelando emociones, deseos y preferencias cotidianas. En este sentido, el cuidado del hermano del niño hospitalizado se define por la oferta de juego libre, para que pueda demostrar su sentimiento de seguir siendo en sus interacciones con el mundo, en el que el contexto hospitalario se ha convertido en parte de la realidadCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-Melo, Luciana de Lione, 1973-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12480PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho; GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti; MELO, Luciana de Lione. Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva: vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/Divisão Gráfica, 2022. Vol. 26 (2022), n. art. e20210088. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-21T08:34:29Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1347280Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-21T08:34:29Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático Visit to a hospitalized child in intensive care : sibling’s experiences revealed by dramatic therapeutic play Visita al niño hospitalizado en terapia intensiva : vivencias de hermanos revelado por el juego terapéutico dramático |
title |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático |
spellingShingle |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970- Enfermagem pediátrica Irmãos Jogos e brinquedos Unidades de terapia intensiva pediátrica Visitas a pacientes Pediatric nursing Brothers Play and playthings Intensive care units, Pediatric Visitors to patients Artigo de pesquisa |
title_short |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático |
title_full |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático |
title_fullStr |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático |
title_full_unstemmed |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático |
title_sort |
Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva : vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático |
author |
Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970- |
author_facet |
Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970- Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978- Melo, Luciana de Lione, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978- Melo, Luciana de Lione, 1973- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970- Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978- Melo, Luciana de Lione, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem pediátrica Irmãos Jogos e brinquedos Unidades de terapia intensiva pediátrica Visitas a pacientes Pediatric nursing Brothers Play and playthings Intensive care units, Pediatric Visitors to patients Artigo de pesquisa |
topic |
Enfermagem pediátrica Irmãos Jogos e brinquedos Unidades de terapia intensiva pediátrica Visitas a pacientes Pediatric nursing Brothers Play and playthings Intensive care units, Pediatric Visitors to patients Artigo de pesquisa |
description |
Contém 2 arquivos (inglês e português) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480 PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho; GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti; MELO, Luciana de Lione. Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva: vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/Divisão Gráfica, 2022. Vol. 26 (2022), n. art. e20210088. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480 |
identifier_str_mv |
PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho; GARCIA, Ana Paula Rigon Francischetti; MELO, Luciana de Lione. Visita à criança hospitalizada em terapia intensiva: vivências de irmãos reveladas por meio do brinquedo terapêutico dramático. Escola Anna Nery: revista de enfermagem. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/Divisão Gráfica, 2022. Vol. 26 (2022), n. art. e20210088. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12480. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1347280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030831051702272 |