Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619189 |
Resumo: | Orientador: Eliete Maria Silva |
id |
UNICAMP-30_f0ec91c48a1091f9e2057fceb204fc08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::897256 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêuticoNursing work with hospitalized children and the use of therapeutic playPrática profissionalEnfermagem pediátricaJogos e brinquedosProfessional practicePediatric nursingPlay and playthingsOrientador: Eliete Maria SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: O brinquedo é reconhecido como facilitador nas relações entre criança e profissional de saúde e, também, como forma de minimizar os efeitos nocivos da hospitalização infantil. Entretanto, percebemos uso restrito deste recurso no cotidiano hospitalar pelo enfermeiro pediatra. Este fato, aliado à convicção de que crianças hospitalizadas necessitam mais do que cuidados físicos relacionados à sua patologia, nos motivaram a desenvolver pesquisa sobre a utilização do brinquedo terapêutico. Assim, este estudo teve como objetivo analisar o processo de trabalho do enfermeiro que atua em unidade de internação pediátrica de um hospital escola do interior de São Paulo/Brasil, com ênfase na utilização do brinquedo terapêutico como instrumento do cuidado. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, com 17 enfermeiros atuantes nesta unidade e analisados à luz do referencial do processo de trabalho em saúde. Partindo do tema central, compreendendo a utilização do brinquedo terapêutico no trabalho do enfermeiro pediatra, organizamos os dados empíricos em três categorias principais, que foram estabelecidas de modo a contemplar os elementos do processo de trabalho: necessidades da criança, da família e institucionais; práticas e relações presentes no trabalho; prescrições e interações na atenção à saúde da criança. Os resultados apontam para um distanciamento do enfermeiro do objeto em seu processo de trabalho, suas práticas são centradas no modelo biomédico, com predominância de atividades técnicas e subordinadas ao trabalho médico. O Processo de Enfermagem é incompleto, há dificuldade quanto à satisfação das necessidades essenciais da criança e utilização discreta de recursos lúdicos e do brinquedo terapêutico. O processo de trabalho conturbado é uma das dificuldades apontadas pelos enfermeiros para que o brinquedo terapêutico seja operacionalizado. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de mudanças no processo de trabalho do enfermeiro pediatra que valorizem a relação multiprofissional, a comunicação entre a equipe, a criança e o familiar acompanhante, bem como a utilização de estratégias como o brinquedo terapêutico, possibilitando um atendimento mais humanizado e qualificado. Porém, também são necessárias mudanças no paradigma do cuidado, para que a satisfação das necessidades da criança e de sua família passe a ser o foco do processo de trabalho. Torna-se imprescindível sensibilizar e informar enfermeiros, técnicos de enfermagem e gestores sobre a prática do brinquedo terapêutico, garantir educação permanente voltada para o desenvolvimento humano, bem como direcionar a assistência de enfermagem para o desenvolvimento infantil e necessidades da criança, além de mudanças no processo de trabalho. Porém, isto só será possível se houver esforços para reestruturação da rotina institucionalizada por todos os membros da equipe de saúdeAbstract: The play is recognized as a facilitator in relationship between child and health professional and also as a way to minimize harmful effects of infant hospitalization. Nevertheless, there is still limited use of this feature in the daily hospital activities by pediatric nurses. This fact, besides the conviction that hospitalized children need more than physical care related to their disease, motivated me to develop research on use of therapeutic play. Thereby, this study aimed to analyze the working process of nurses who work in a pediatric unit of a teaching hospital in a city of São Paulo State, Brazil, with emphasis on the use of therapeutic play as a tool for caring. It is a descriptive study with qualitative approach. Data were collected using semi-structured interviews and participant observation. Subjects were 17 pediatric nurses of the mentioned unit. Data were analyzed according to the theoretical framework of working process in health. Considering the main theme, the comprehension on use of therapeutic play in the work of pediatric nurses, it was organized empirical data in three main categories, which were established in order to include elements of the working process: institutional, family and child needs; practices and relationships present at work; prescriptions and interactions on child health care. Results have pointed to a detachment from nurses of the object in their working process; their practices are focused on the biomedical model, with predominance of technical activities and subordination to medical job. The Nursing Process is incomplete; there are difficulties on meeting essential needs of children, as well as little use of recreational resources and therapeutic play. The disturbed working process is one of the difficulties pointed out by nurses for using therapeutic play. Results of this study have showed need for changes in the working process of the pediatric nurses: changes that enhance multiprofessional relationship, enhance communication between staff, children and family, and the use of strategies such as therapeutic play, allowing a more humanized and qualified care. However, changes are also required in the caring paradigm for satisfying the child and family needs and its becomes a focus of the working process. It is essential to sensitize and inform nursing staff and managers about the practical therapeutic play, to ensure ongoing education focused on human development, as well as direct nursing care to children's development and needs, besides changes in the nursing working process. However, this is only possible if there are efforts from all members of the healthcare team to restructure institutionalized routineDoutoradoEnfermagemDoutora em Enfermagem[s.n.]Silva, Eliete Maria, 1960-Lima, Regina Aparecida Garcia deRibeiro, Circéa AmaliaMelo, Luciana de LioneVerissimo, Maria de la O RamalloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeite, Tania Maria Coelho, 1965-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf141 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619189LEITE, Tania Maria Coelho. Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico. 2012. 141 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619189. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/897256porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:50:48Zoai::897256Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:50:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico Nursing work with hospitalized children and the use of therapeutic play |
title |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico |
spellingShingle |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico Leite, Tania Maria Coelho, 1965- Prática profissional Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos Professional practice Pediatric nursing Play and playthings |
title_short |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico |
title_full |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico |
title_fullStr |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico |
title_full_unstemmed |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico |
title_sort |
Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico |
author |
Leite, Tania Maria Coelho, 1965- |
author_facet |
Leite, Tania Maria Coelho, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eliete Maria, 1960- Lima, Regina Aparecida Garcia de Ribeiro, Circéa Amalia Melo, Luciana de Lione Verissimo, Maria de la O Ramallo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Tania Maria Coelho, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática profissional Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos Professional practice Pediatric nursing Play and playthings |
topic |
Prática profissional Enfermagem pediátrica Jogos e brinquedos Professional practice Pediatric nursing Play and playthings |
description |
Orientador: Eliete Maria Silva |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619189 LEITE, Tania Maria Coelho. Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico. 2012. 141 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619189. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619189 |
identifier_str_mv |
LEITE, Tania Maria Coelho. Trabalho do enfermeiro com crianças hospitalizadas e o uso do brinquedo terapêutico. 2012. 141 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619189. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/897256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 141 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189089689206784 |