Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10126
Resumo: Orientadores: Luciana de Lione Melo, Ana Paula Rigon Francischetti Garcia
id UNICAMP-30_6593040db257af1b898bb2c6185c0b57
oai_identifier_str oai::1329068
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêuticoSiblings visit in pediatric intensive care : experience revealed throught therapeutic playJogos e brinquedosIrmãosUnidades de terapia intensiva pediátricaVisitas a pacientesEnfermagem pediátricaPlay and playthingsSiblingsIntensive care units, PediatricVisitors to patientsPediatric nursingOrientadores: Luciana de Lione Melo, Ana Paula Rigon Francischetti GarciaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: A doença e a hospitalização em terapia intensiva são situações perturbadoras e estressantes, tanto à criança como à família, pois impõem mudanças e exigem adaptações. Além da presença dos pais junto à criança, direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a possibilidade de visita daqueles que lhe são significativos pode contribuir para o enfrentamento dessa condição. Contudo, há muitas controvérsias relacionadas às políticas de visita nessas unidades, as quais são, frequentemente, restritivas, sobretudo no que se refere à entrada de crianças, sendo tal restrição fundamentada em crenças lendárias ou desconhecimento. O irmão de uma criança gravemente enferma é parte da família e, como tal, vivencia essa experiência. Portanto, aproximá-lo da criança hospitalizada pode ser benéfico, tanto a ela quanto ao irmão. O brinquedo terapêutico é uma tecnologia de cuidado por meio da qual é possível preparar a criança para a visita e compreender sentimentos e reações que podem emergir dessa situação. O objetivo deste estudo foi comprender, por meio do brinquedo terapêutico Dramático, o significado, para o irmão, de visitar a criança hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade fenomenológica, cujo fenômeno foi analisado à luz da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Participaram 11 irmãos, com idade entre 3 e 10 anos, de nove crianças hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital de grande porte, no interior do estado de São Paulo. Os irmãos foram preparados para a visita por meio do brinquedo terapêutico Instrucional; em seguida, acompanhados até o leito da criança hospitalizada. Após a visita, a sessão de brinquedo terapêutico Dramático deu-se a partir do convite para brincar de um irmão que visitou uma criança na unidade de terapia intensiva pediátrica. As sessões de brinquedo terapêutico foram gravadas em áudio digital e aspectos significativos, anotados em diário de campo. Ao compreender o significado da visita, emergiram três categorias: "Buscando a confiança pelo setting", "Tendo um lugar para brincar" e "Vivendo criativamente: brincar é fazer". O setting suficientemente bom do brinquedo terapêutico foi capaz de respeitar os modos de brincar dos irmãos, o que favoreceu a expressão do potencial criativo durante a brincadeira. A capacidade de brincar do irmão revelou o sentimento de continuar a ser daquele que é "si-mesmo", integrado, apesar da situação vivida. Foi possível apreender a dimensão do brincar enquanto aspecto signicativo ao desenvolvimento emocional da criança. O brinquedo terapêutico, tecnologia de cuidado, mediou a comunicação do pesquisador com os irmãos, permitindo a compreensão das situações adversas, além de possibilitar conceber as novas experiências como fatos reais e não como situações subjetivas, que possam perturbar ou ameaçar a continuidade de ser. A visita de irmãos de crianças hospitalizadas é uma prática que deve ser incentivada como cuidado à família. Contudo, recomenda-se que esses irmãos sejam preparados para esta vivência por meio do brinquedo terapêutico Instrucional. Ainda, que eles possam ter a oportunidade de brincar após a visita, afim de favorecer a elaboração da experiência vivida. Diante disso, é preciso que os enfermeiros reflitam e discutam sobre sua prática, desafiem as premissas, crenças e atitudes; aprofundem-se em ciências que possam subsidiar o fazer da enfermagem em todas as suas dimensõesAbstract: Diseases and hospitalization in intensive care units are disturbing and stressful situations both to the child and to the family, as they impose changes and demand adaptations. In addition to the parents being together with the child, which is a right guaranteed by the Statute of the Child and Adolescent, the possibility of receiving the visit of those who are important for the patient may help them to cope with this situation. However, there are many controversies related to visiting policies in these units, which are frequently restrictive, mainly regarding the entrance of children. This restriction is grounded on unfounded beliefs or lack of knowledge. The sibling of a child who is seriously ill is a member of the family and, as such, undergoes this experience. Therefore, allowing the sibling to visit the hospitalized child may benefit both of them. Therapeutic play is a care technology that enables to prepare the child for the visit and to understand the feelings and reactions that may emerge from the situation. The aim of this study was to understand, through the Dramatic therapeutic play, the meaning, to the sibling, of visiting a hospitalized child at a pediatric intensive care unit. It is a qualitative research in the phenomenology modality, whose phenomenon was analyzed in light of D. W. Winnicott’s Theory of the Maturational Processes. The participants were 11 siblings, aged between 3 and 10 years, of 9 children hospitalized in a pediatric intensive care unit of a large hospital located in one of São Paulo’s inland cities. The siblings were prepared for the visit by means of the Instructional therapeutic play and then accompanied to the hospitalized child’s bed. After the visit, the Dramatic therapeutic play session began with an invitation to impersonate a sibling who visited a child in a pediatric intensive care unit. The therapeutic play sessions were recorded in digital audio and significant aspects were written down on a field diary. When the researcher understood the meaning of the visit, three categories emerged: "Seeking trust through the setting", "Having a place to play" and "Living creatively: playing means doing". The good-enough setting of the therapeutic play was able to respect the siblings’ modes of playing, which favored the expression of creative potential during the play. The sibling’s playing capacity reveals the feeling of continuing to be that is expressed by the individual who is "him/herself", integrated, despite the experienced situation. It was possible to apprehend the playing dimension as a meaningful aspect to the child’s emotional development. The therapeutic play, a care technology, mediated the communication between the researcher and the siblings, allowing the comprehension of adverse situations and enabling to conceive the new experiences as real facts and not as subjective situations that can disturb or jeopardize the continuity of being. It is recommended that the visit of siblings of hospitalized children should be stimulated in order to minimize the harmful effects of hospitalization. The visit of siblings of hospitalized children is a practice that must be encouraged as care for the family. However, it is recommended that siblings should be prepared for this experience by means of the Instructional therapeutic play. In addition, they should have the opportunity to play after the visit, so that they can elaborate on the experience. In view of this, it is necessary that nurses reflect on and discuss their practice, challenge premises, beliefs and attitudes, and learn sciences that can subsidize nursing actions in all of their dimensionsDoutoradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemDoutora em Ciências da SaúdeCAPES38P4071/2019[s.n.]Melo, Luciana de Lione, 1973-Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-Ribeiro, Circéa AmaliaMaia, Edmara Bazoni SoaresToledo, Vanessa PellegrinoMendes-Castillo, Ana Márcia ChiaradiaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-20192019-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10126PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho. Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica: experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico. 2019. 1 recurso online (140 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10126. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1329068porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-05T16:49:54Zoai::1329068Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-05T16:49:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
Siblings visit in pediatric intensive care : experience revealed throught therapeutic play
title Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
spellingShingle Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
Jogos e brinquedos
Irmãos
Unidades de terapia intensiva pediátrica
Visitas a pacientes
Enfermagem pediátrica
Play and playthings
Siblings
Intensive care units, Pediatric
Visitors to patients
Pediatric nursing
title_short Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
title_full Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
title_fullStr Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
title_full_unstemmed Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
title_sort Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica : experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico
author Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
author_facet Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Luciana de Lione, 1973-
Garcia, Ana Paula Rigon Francischetti, 1978-
Ribeiro, Circéa Amalia
Maia, Edmara Bazoni Soares
Toledo, Vanessa Pellegrino
Mendes-Castillo, Ana Márcia Chiaradia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Glicinia Elaine Rosilho, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e brinquedos
Irmãos
Unidades de terapia intensiva pediátrica
Visitas a pacientes
Enfermagem pediátrica
Play and playthings
Siblings
Intensive care units, Pediatric
Visitors to patients
Pediatric nursing
topic Jogos e brinquedos
Irmãos
Unidades de terapia intensiva pediátrica
Visitas a pacientes
Enfermagem pediátrica
Play and playthings
Siblings
Intensive care units, Pediatric
Visitors to patients
Pediatric nursing
description Orientadores: Luciana de Lione Melo, Ana Paula Rigon Francischetti Garcia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/10126
PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho. Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica: experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico. 2019. 1 recurso online (140 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10126. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/10126
identifier_str_mv PEDROSO, Glicinia Elaine Rosilho. Visita de irmãos em terapia intensiva pediátrica: experiência revelada por meio do brinquedo terapêutico. 2019. 1 recurso online (140 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10126. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1329068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189190078824448