Discurso, docência e a representação da lei 10.639/03 na perspectiva de uma escola de educação integral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16186 |
Resumo: | Eixo 4 - Dimensão Cotidiana da Educação Integral Público Alvo |
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Discurso, docência e a representação da lei 10.639/03 na perspectiva de uma escola de educação integralEducaçãoEducação integralAnálise do discursoEducationComprehensive educational servicesDiscourse analysis.Parte de eventoEixo 4 - Dimensão Cotidiana da Educação Integral Público AlvoEste anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação AcadêmicaResumo: O trabalho com a temática das relações étnico- raciais compreende uma das áreas emergentes em educação, produzindo demandas diversas em referência à atuação docente. Neste contexto, buscou-se analisar de que modo são representados pelos(as) professores(as) de uma Escola de Educação Integral do município de Campinas o ensino de história e cultura africana e afro brasileira em consonância com a Lei 10.639/03. Para tanto, utilizou-se como metodologia a análise do discurso e como instrumento de coleta de dados, questionários abertos e semiestruturados. Este estudo propõe que para além dos relatos, torne-se possível compreender e refletir acerca das desigualdades provenientes das discriminações e preconceitos destinados às populações negras. Para tanto, se faz necessário repensar de que modo os docentes se percebem e percebem o outro, diverso, na busca por uma identidade positiva e respeitável. No que tange ao caráter pedagógico do desenvolvimento das temáticas que abordam, reconhecem e valorizam as diferenças étnico-raciais entre os sujeitos, verificou- se a necessidade de formação correspondente à temática, uma vez que muitos professores relatam seu desconhecimento sobre a questão e sobre práticas escolares capazes de promover transformações significativasAbertoSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaetano, Daniela dos Santos, 1981-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16186CAETANO, Daniela dos Santos. Discurso, docência e a representação da lei 10.639/03 na perspectiva de uma escola de educação integral. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16186. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1377101porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T12:06:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1377101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T12:06:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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