Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129 |
Resumo: | Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica |
id |
CAMP_f03cf0311eaed6e7b83df53bc18afd5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376956 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolarEducação integralCotidiano escolarInovação pedagógicaComprehensive educational servicesPedagogical innovationParte de eventoEste Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação AcadêmicaResumo: O projeto de pesquisa que será, em parte apresentado neste seminário, tem como tema principal as práticas pedagógicas de Educação Integral que acontecem no cotidiano escolar na rede municipal de Campinas. Ele é parte integrante do projeto de doutorado em início de desenvolvimento na FE/UNICAMP, intitulada "Caminhos da Educação Integral na cidade de Campinas: Avaliação da aprendizagem, qualidade social e as dimensões da formação humana. A concepção de cotidiano está pautada na ideia do espaço onde os sujeitos constroem suas artes de fazer, suas táticas em relação às políticas macros, bem como espaço de resistências, em alinhamento com os conceitos de Certeau (2002). O recorte aqui apresentado é o primeiro movimento de pesquisa realizado. Buscando "alinhavar" a pesquisa com a preocupação nas concepções circulantes acerca do conceito de Educação Integral, bem como de trabalhos que tem como perspectiva o estudo do/no cotidiano escolar, apresentamos um levantamento que constitui-se da revisão sistêmica da literatura. Será apresentados neste trabalho os dados produzidos por meio do levantamento na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no que tange as pesquisas acadêmicas da área. .Na pesquisa realizada via BDTD foi utilizado o descritor "Educação Integral", no período de 2010-2015. A partir da leitura dos títulos e resumos podemos ter uma visão geral da produção de trabalhos que aborda a temática de Educação Integral no período em questão, nos indicando como tal temática está sendo abordada e possibilitando a análise da relação da educação integral com a realidade da escola, verificando os reflexos dessas concepções nas relações estabelecidas na escola e na organização do trabalho pedagógico construído e vivido pelas pessoas que estão na realidade da escola, a dimensão cotidiana da educação integralAbertoSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Juliana Gomes Santos da, 1985-Varani, Adriana, 1972-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16129COSTA, Juliana Gomes Santos da; VARANI, Adriana. Educação integral e o encontro do cotidiano escolar . In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376956porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:53:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T14:53:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar |
title |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar |
spellingShingle |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985- Educação integral Cotidiano escolar Inovação pedagógica Comprehensive educational services Pedagogical innovation Parte de evento |
title_short |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar |
title_full |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar |
title_fullStr |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar |
title_sort |
Educação integral e o encontro do cotidiano escolar |
author |
Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985- |
author_facet |
Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985- Varani, Adriana, 1972- |
author_role |
author |
author2 |
Varani, Adriana, 1972- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP) Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985- Varani, Adriana, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Cotidiano escolar Inovação pedagógica Comprehensive educational services Pedagogical innovation Parte de evento |
topic |
Educação integral Cotidiano escolar Inovação pedagógica Comprehensive educational services Pedagogical innovation Parte de evento |
description |
Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129 COSTA, Juliana Gomes Santos da; VARANI, Adriana. Educação integral e o encontro do cotidiano escolar . In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129 |
identifier_str_mv |
COSTA, Juliana Gomes Santos da; VARANI, Adriana. Educação integral e o encontro do cotidiano escolar . In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835781828608 |