Educação integral e o encontro do cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985-
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Varani, Adriana, 1972-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129
Resumo: Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica
id CAMP_f03cf0311eaed6e7b83df53bc18afd5c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376956
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Educação integral e o encontro do cotidiano escolarEducação integralCotidiano escolarInovação pedagógicaComprehensive educational servicesPedagogical innovationParte de eventoEste Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação AcadêmicaResumo: O projeto de pesquisa que será, em parte apresentado neste seminário, tem como tema principal as práticas pedagógicas de Educação Integral que acontecem no cotidiano escolar na rede municipal de Campinas. Ele é parte integrante do projeto de doutorado em início de desenvolvimento na FE/UNICAMP, intitulada "Caminhos da Educação Integral na cidade de Campinas: Avaliação da aprendizagem, qualidade social e as dimensões da formação humana. A concepção de cotidiano está pautada na ideia do espaço onde os sujeitos constroem suas artes de fazer, suas táticas em relação às políticas macros, bem como espaço de resistências, em alinhamento com os conceitos de Certeau (2002). O recorte aqui apresentado é o primeiro movimento de pesquisa realizado. Buscando "alinhavar" a pesquisa com a preocupação nas concepções circulantes acerca do conceito de Educação Integral, bem como de trabalhos que tem como perspectiva o estudo do/no cotidiano escolar, apresentamos um levantamento que constitui-se da revisão sistêmica da literatura. Será apresentados neste trabalho os dados produzidos por meio do levantamento na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no que tange as pesquisas acadêmicas da área. .Na pesquisa realizada via BDTD foi utilizado o descritor "Educação Integral", no período de 2010-2015. A partir da leitura dos títulos e resumos podemos ter uma visão geral da produção de trabalhos que aborda a temática de Educação Integral no período em questão, nos indicando como tal temática está sendo abordada e possibilitando a análise da relação da educação integral com a realidade da escola, verificando os reflexos dessas concepções nas relações estabelecidas na escola e na organização do trabalho pedagógico construído e vivido pelas pessoas que estão na realidade da escola, a dimensão cotidiana da educação integralAbertoSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Juliana Gomes Santos da, 1985-Varani, Adriana, 1972-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16129COSTA, Juliana Gomes Santos da; VARANI, Adriana. Educação integral e o encontro do cotidiano escolar . In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376956porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:53:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T14:53:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
title Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
spellingShingle Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985-
Educação integral
Cotidiano escolar
Inovação pedagógica
Comprehensive educational services
Pedagogical innovation
Parte de evento
title_short Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
title_full Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
title_fullStr Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
title_full_unstemmed Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
title_sort Educação integral e o encontro do cotidiano escolar
author Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985-
author_facet Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985-
Varani, Adriana, 1972-
author_role author
author2 Varani, Adriana, 1972-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)
Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Juliana Gomes Santos da, 1985-
Varani, Adriana, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Cotidiano escolar
Inovação pedagógica
Comprehensive educational services
Pedagogical innovation
Parte de evento
topic Educação integral
Cotidiano escolar
Inovação pedagógica
Comprehensive educational services
Pedagogical innovation
Parte de evento
description Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129
COSTA, Juliana Gomes Santos da; VARANI, Adriana. Educação integral e o encontro do cotidiano escolar . In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129
identifier_str_mv COSTA, Juliana Gomes Santos da; VARANI, Adriana. Educação integral e o encontro do cotidiano escolar . In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16129. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835781828608