ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415 |
Resumo: | Este artigo foi apresentado no evento XXX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2022 |
id |
CAMP_c09366749af388fcc2fd8ebdc730b945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343975 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação físicaComFAPOO : method of object-oriented programming teaching based on meaningful learning and physical computingProgramação orientada a objetos (Computação)Aprendizagem significativaComputação físicaAbstraçãoObject-oriented programming (Computer science)Meaningful learningPhysical computingAbstractionParte de eventoEste artigo foi apresentado no evento XXX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2022Resumo: Umas das maiores dificuldades dos alunos iniciantes em Programação Orientada a Objetos é o exercício de abstração, algo necessário para a compreensão dos conceitos mais fundamentais. Embora esse paradigma seja ministrado há décadas, ainda é um desafio para o professor encontrar ferramentas e métodos para amparar suas práticas de ensino que sejam efetivas e motivadoras para o aluno. Tendo em vista essa necessidade, este artigo apresenta um método de ensino de programação baseado na teoria da Aprendizagem Significativa e nos recursos da Computação Física, incluindo uma análise de sua aplicação em oficinas de ensino de Programação Orientado a Objetos. O método ComFAPOO (Computação Física para Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos) busca auxiliar nas principais dificuldades de alunos iniciantes no ensino paradigma orientado a objetos. A principal estratégia do método é propor uma transição gradual de modelos concretos (componentes eletrônicos) para modelos mais abstratos (código-fonte), que possam interagir por meio da programação, elucidando conceitos abstratos em representações mais tangíveis e representativas. Foram realizadas oficinas com 80 alunos de ensino técnico e superior e os resultados qualitativos e quantitativos dessa aplicação apontam para a efetividade do método e sua viabilidade como instrumento didático no auxílio na compreensão de conceitos fundamentais da Programação Orientado a ObjetosAbstract: One of the most recurrent difficulties for students in Object-Oriented Programming is abstraction, being necessary to understand the most fundamental concepts. Although the paradigm has been taught for decades, it is still a challenge for teachers to find tools and methods to support their teaching practices that are effective and motivating for the student. This article presents a programming teaching method based on the theory of Meaningful Learning and on Physical Computing resources, including an analysis of its application in Object Oriented Programming teaching workshops. The ComFAPOO (Physical Computing for Learning Object-Oriented Programming – "Computação Física para Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos") method is a teaching strategy and teaching materials that aims to help with the main difficulties of beginning students in the object-oriented paradigm learning. The main strategy of the method is to propose a gradual transition from concrete models (electronic components) to more abstract models (source code), which can interact through programming, elucidating abstract concepts into more tangible and representative representations. Workshops were held with 80 technical instruction education and higher education students, and the qualitative and quantitative results of this application point to the effectiveness of the method and its viability as a didactic tool in helping to understand fundamental concepts of Object-Oriented ProgrammingAbertoWorkshop sobre Educação em Computação (30. : 2022 : Niterói, RJ)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Marcos Augusto Francisco, 1971-Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11415BORGES, Marcos Augusto Francisco; RICARTE, Ivan Luiz Marques. ComFAPOO: método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 31, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343975porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-03T12:24:14Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343975Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-03T12:24:14Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física ComFAPOO : method of object-oriented programming teaching based on meaningful learning and physical computing |
title |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
spellingShingle |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- Programação orientada a objetos (Computação) Aprendizagem significativa Computação física Abstração Object-oriented programming (Computer science) Meaningful learning Physical computing Abstraction Parte de evento |
title_short |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_full |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_fullStr |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_full_unstemmed |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
title_sort |
ComFAPOO : método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física |
author |
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- |
author_facet |
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962- |
author_role |
author |
author2 |
Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Workshop sobre Educação em Computação (30. : 2022 : Niterói, RJ) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- Ricarte, Ivan Luiz Marques, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação orientada a objetos (Computação) Aprendizagem significativa Computação física Abstração Object-oriented programming (Computer science) Meaningful learning Physical computing Abstraction Parte de evento |
topic |
Programação orientada a objetos (Computação) Aprendizagem significativa Computação física Abstração Object-oriented programming (Computer science) Meaningful learning Physical computing Abstraction Parte de evento |
description |
Este artigo foi apresentado no evento XXX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2022 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415 BORGES, Marcos Augusto Francisco; RICARTE, Ivan Luiz Marques. ComFAPOO: método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 31, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415 |
identifier_str_mv |
BORGES, Marcos Augusto Francisco; RICARTE, Ivan Luiz Marques. ComFAPOO: método de ensino de programação orientada à objetos baseado em aprendizagem significativa e computação física. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 31, p. 1-30, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11415. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830283096064 |