A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo compartilha dados sobre uma oficina de formação continuada para educadoras(es) musicais em uma universidade do estado de São Paulo, oferecida como parte de um projeto de mestrado em andamento nessa mesma universidade. O objetivo da oficina era apresentar, de maneira teórica e prática, conceitos chaves da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon relacionados ao aprendizado musical na primeira infância. Foi observado que educadoras(es) participantes tiveram a construção da sua própria musicalidade impactada positivamente, além de construírem uma outra perspectiva acerca de práticas pedagógicas musicais na primeira infância. Todos esses resultados foram analisados a partir da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski, demonstrando possíveis pontos de contato entre as teorias |
id |
CAMP_c8e8c1dda1050c2b949ba0766466a178 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370334 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicaisArtigo originalFormação continuadaAprendizagemPrimeira infânciaContinuing educationLearningEarly childhoodResumo: O presente artigo compartilha dados sobre uma oficina de formação continuada para educadoras(es) musicais em uma universidade do estado de São Paulo, oferecida como parte de um projeto de mestrado em andamento nessa mesma universidade. O objetivo da oficina era apresentar, de maneira teórica e prática, conceitos chaves da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon relacionados ao aprendizado musical na primeira infância. Foi observado que educadoras(es) participantes tiveram a construção da sua própria musicalidade impactada positivamente, além de construírem uma outra perspectiva acerca de práticas pedagógicas musicais na primeira infância. Todos esses resultados foram analisados a partir da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski, demonstrando possíveis pontos de contato entre as teoriasAbstract: This article shares data about a music educators training workshop at a university inthe state of São Paulo, offered as part of an ongoing master's project at the same university. The objective of the workshop was to present, theoretically and practically, key concepts of Edwin Gordon's Music Learning Theory related to music learning in early childhood. It was observed that participating educators had the construction of their own musicality positively impacted, in addition to building another perspective on musical pedagogical practices in early childhood. All these results were analyzed from Lev Vygotsky's Historical-Cultural Psychology, demonstrating possible points of contact between both theoriesResumen: Este artículo comparte datos sobre un curso de educación continua para educadores musicales en una universidad en el estado de São Paulo, ofrecida como parte de un proyecto de maestría en la misma universidad. El objetivo del curso de presentar, teóricamente y en la practica, conceptos clave de la Teoría del Aprendizaje Musical de Edwin Gordon relacionados con el aprendizaje musical en la primera infancia. Se observo que los educadores participantes tuvieran la construcción de su propia musicalidad impactada positivamente, además de construir otra perspectiva sobre las prácticas pedagógicas musicales en la primera infancia. Todos estos resultadosfueron analizados desde la Psicología Histórico Cultural de Lev Vygotsky, desmontando posibles puntos de contacto entre las teoríasAbertaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVillalba, Juliana Muniz, 1995Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16587VILLALBA, Juliana Muniz; NASSIF, Silvia Cordeiro. A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski: subsídio para a formação de educadoras(es) musicais. [re]Design. São Luís, MA. v. 2, n. 1, p. 79-87, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370334porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-11T12:30:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370334Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-11T12:30:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais |
title |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais |
spellingShingle |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais Villalba, Juliana Muniz, 1995 Artigo original Formação continuada Aprendizagem Primeira infância Continuing education Learning Early childhood |
title_short |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais |
title_full |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais |
title_fullStr |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais |
title_full_unstemmed |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais |
title_sort |
A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais |
author |
Villalba, Juliana Muniz, 1995 |
author_facet |
Villalba, Juliana Muniz, 1995 Nassif, Silvia Cordeiro, 1963- |
author_role |
author |
author2 |
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villalba, Juliana Muniz, 1995 Nassif, Silvia Cordeiro, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Formação continuada Aprendizagem Primeira infância Continuing education Learning Early childhood |
topic |
Artigo original Formação continuada Aprendizagem Primeira infância Continuing education Learning Early childhood |
description |
Resumo: O presente artigo compartilha dados sobre uma oficina de formação continuada para educadoras(es) musicais em uma universidade do estado de São Paulo, oferecida como parte de um projeto de mestrado em andamento nessa mesma universidade. O objetivo da oficina era apresentar, de maneira teórica e prática, conceitos chaves da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon relacionados ao aprendizado musical na primeira infância. Foi observado que educadoras(es) participantes tiveram a construção da sua própria musicalidade impactada positivamente, além de construírem uma outra perspectiva acerca de práticas pedagógicas musicais na primeira infância. Todos esses resultados foram analisados a partir da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski, demonstrando possíveis pontos de contato entre as teorias |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587 VILLALBA, Juliana Muniz; NASSIF, Silvia Cordeiro. A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski: subsídio para a formação de educadoras(es) musicais. [re]Design. São Luís, MA. v. 2, n. 1, p. 79-87, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587 |
identifier_str_mv |
VILLALBA, Juliana Muniz; NASSIF, Silvia Cordeiro. A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski: subsídio para a formação de educadoras(es) musicais. [re]Design. São Luís, MA. v. 2, n. 1, p. 79-87, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834086281216 |