A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villalba, Juliana Muniz, 1995
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587
Resumo: Resumo: O presente artigo compartilha dados sobre uma oficina de formação continuada para educadoras(es) musicais em uma universidade do estado de São Paulo, oferecida como parte de um projeto de mestrado em andamento nessa mesma universidade. O objetivo da oficina era apresentar, de maneira teórica e prática, conceitos chaves da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon relacionados ao aprendizado musical na primeira infância. Foi observado que educadoras(es) participantes tiveram a construção da sua própria musicalidade impactada positivamente, além de construírem uma outra perspectiva acerca de práticas pedagógicas musicais na primeira infância. Todos esses resultados foram analisados a partir da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski, demonstrando possíveis pontos de contato entre as teorias
id CAMP_c8e8c1dda1050c2b949ba0766466a178
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370334
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicaisArtigo originalFormação continuadaAprendizagemPrimeira infânciaContinuing educationLearningEarly childhoodResumo: O presente artigo compartilha dados sobre uma oficina de formação continuada para educadoras(es) musicais em uma universidade do estado de São Paulo, oferecida como parte de um projeto de mestrado em andamento nessa mesma universidade. O objetivo da oficina era apresentar, de maneira teórica e prática, conceitos chaves da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon relacionados ao aprendizado musical na primeira infância. Foi observado que educadoras(es) participantes tiveram a construção da sua própria musicalidade impactada positivamente, além de construírem uma outra perspectiva acerca de práticas pedagógicas musicais na primeira infância. Todos esses resultados foram analisados a partir da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski, demonstrando possíveis pontos de contato entre as teoriasAbstract: This article shares data about a music educators training workshop at a university inthe state of São Paulo, offered as part of an ongoing master's project at the same university. The objective of the workshop was to present, theoretically and practically, key concepts of Edwin Gordon's Music Learning Theory related to music learning in early childhood. It was observed that participating educators had the construction of their own musicality positively impacted, in addition to building another perspective on musical pedagogical practices in early childhood. All these results were analyzed from Lev Vygotsky's Historical-Cultural Psychology, demonstrating possible points of contact between both theoriesResumen: Este artículo comparte datos sobre un curso de educación continua para educadores musicales en una universidad en el estado de São Paulo, ofrecida como parte de un proyecto de maestría en la misma universidad. El objetivo del curso de presentar, teóricamente y en la practica, conceptos clave de la Teoría del Aprendizaje Musical de Edwin Gordon relacionados con el aprendizaje musical en la primera infancia. Se observo que los educadores participantes tuvieran la construcción de su propia musicalidad impactada positivamente, además de construir otra perspectiva sobre las prácticas pedagógicas musicales en la primera infancia. Todos estos resultadosfueron analizados desde la Psicología Histórico Cultural de Lev Vygotsky, desmontando posibles puntos de contacto entre las teoríasAbertaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVillalba, Juliana Muniz, 1995Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16587VILLALBA, Juliana Muniz; NASSIF, Silvia Cordeiro. A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski: subsídio para a formação de educadoras(es) musicais. [re]Design. São Luís, MA. v. 2, n. 1, p. 79-87, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370334porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-11T12:30:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1370334Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-11T12:30:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
title A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
spellingShingle A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
Villalba, Juliana Muniz, 1995
Artigo original
Formação continuada
Aprendizagem
Primeira infância
Continuing education
Learning
Early childhood
title_short A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
title_full A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
title_fullStr A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
title_full_unstemmed A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
title_sort A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski : subsídio para a formação de educadoras(es) musicais
author Villalba, Juliana Muniz, 1995
author_facet Villalba, Juliana Muniz, 1995
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
author_role author
author2 Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Villalba, Juliana Muniz, 1995
Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Formação continuada
Aprendizagem
Primeira infância
Continuing education
Learning
Early childhood
topic Artigo original
Formação continuada
Aprendizagem
Primeira infância
Continuing education
Learning
Early childhood
description Resumo: O presente artigo compartilha dados sobre uma oficina de formação continuada para educadoras(es) musicais em uma universidade do estado de São Paulo, oferecida como parte de um projeto de mestrado em andamento nessa mesma universidade. O objetivo da oficina era apresentar, de maneira teórica e prática, conceitos chaves da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon relacionados ao aprendizado musical na primeira infância. Foi observado que educadoras(es) participantes tiveram a construção da sua própria musicalidade impactada positivamente, além de construírem uma outra perspectiva acerca de práticas pedagógicas musicais na primeira infância. Todos esses resultados foram analisados a partir da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski, demonstrando possíveis pontos de contato entre as teorias
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587
VILLALBA, Juliana Muniz; NASSIF, Silvia Cordeiro. A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski: subsídio para a formação de educadoras(es) musicais. [re]Design. São Luís, MA. v. 2, n. 1, p. 79-87, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587
identifier_str_mv VILLALBA, Juliana Muniz; NASSIF, Silvia Cordeiro. A teoria de aprendizagem musical de E. Gordon em diálogo com a psicologia histórico-cultural de L. Vigotski: subsídio para a formação de educadoras(es) musicais. [re]Design. São Luís, MA. v. 2, n. 1, p. 79-87, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16587. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1370334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834086281216