Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-, Goulart, Fernanda Loureiro, 1985-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878
Resumo: Agradecimentos: As autoras agradecem ao CNPq pelo apoio à pesquisa que resultou neste artigo (Processo Número 163578/2102-5), ao Paulo Roberto Cintra (discente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp) pelo auxílio na formatação final do manuscrito e aos avaliadores anônimos por seus comentários e sugestões. Qualquer imprecisão é de inteira responsabilidade das autoras
id CAMP_cb515d4632a245f2e1d3ea3b84c03335
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345657
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheirosBottlenecks in engineering education in Brazil : the engineers’ perspectiveEngenharia - Estudo e ensinoEngenharia - CurrículosAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEngineering - Study and teachingEngineering - curriculumInterdisciplinary approach to knowledgeEngineering educationBottlenecksInterdisciplinaritySyllabusArtigo originalAgradecimentos: As autoras agradecem ao CNPq pelo apoio à pesquisa que resultou neste artigo (Processo Número 163578/2102-5), ao Paulo Roberto Cintra (discente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp) pelo auxílio na formatação final do manuscrito e aos avaliadores anônimos por seus comentários e sugestões. Qualquer imprecisão é de inteira responsabilidade das autorasResumo: Este estudo identifica as insuficiências de formação em engenharia no Brasil, partindo-se da seguinte pergunta: quais são os gargalos na formação dos engenheiros percebidos por parte dos próprios engenheiros? A pesquisa explora a gama de respostas possíveis oferecidas pelos engenheiros envolvidos com o ensino das engenharias a partir de 21 entrevistas semiestruturadas com professores e administradores acadêmicos ligados às engenharias. Os resultados mostram que há concordância significativa em relação aos gargalos na formação dos engenheiros, sendo estes: as diferenças na formação das universidades públicas e privadas; o baixo volume de atividades práticas durante o curso e engessamento do currículo; os desafios da interdisciplinaridade; a formação dos professores na área educacional; o grau de internacionalização das universidades e a ética e responsabilidade social do conhecimento produzido nas engenharias. Políticas públicas devem se atentar para esses gargalos de forma a sanar problemas de qualidade na formação de engenheiros voltadas às preocupações sociais, uma vez que a quantidade de engenheiros formados aumentou significativamente a partir da segunda metade dos anos 2000Abstract: This article aims to identify the bottlenecks in engineering education in Brazil addressing the following research question: what are the bottlenecks in engineering education as perceived by engineers themselves? The research explores the range of possible answers posed by engineers engaged in higher education teaching based on 21 semi-structured interviews with faculty and academic administrators. The results show that there is significant agreement in relation to bottlenecks in engineering education, such as: differences in education in private and public universities; low intensity in practical experience during training and rigidities of syllabus; the challenges of interdisciplarity; training in education for faculty; the internationalization of universities and ethics and social responsibility in engineering training. Public policies must address these bottlenecks if aiming to resolve problems in the quality of engineering training related to social problems, for the quantity of graduated engineers has grown significantly in Brazil since the mid-2000sCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVelho, Léa Maria Leme Strini, 1952-Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-Goulart, Fernanda Loureiro, 1985-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11878VELHO, Léa Maria Leme Strini; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da; GOULART, Fernanda Loureiro. Gargalos na formação em engenharia no Brasil: uma perspectiva dos engenheiros. Tecnologia e sociedade. Curitiba, PR : Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Vol. 15, n. 35 (jan./mar., 2019), p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345657porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T17:25:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345657Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T17:25:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
Bottlenecks in engineering education in Brazil : the engineers’ perspective
title Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
spellingShingle Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952-
Engenharia - Estudo e ensino
Engenharia - Currículos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Engineering - Study and teaching
Engineering - curriculum
Interdisciplinary approach to knowledge
Engineering education
Bottlenecks
Interdisciplinarity
Syllabus
Artigo original
title_short Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
title_full Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
title_fullStr Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
title_full_unstemmed Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
title_sort Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
author Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952-
author_facet Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952-
Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-
Goulart, Fernanda Loureiro, 1985-
author_role author
author2 Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-
Goulart, Fernanda Loureiro, 1985-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952-
Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-
Goulart, Fernanda Loureiro, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia - Estudo e ensino
Engenharia - Currículos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Engineering - Study and teaching
Engineering - curriculum
Interdisciplinary approach to knowledge
Engineering education
Bottlenecks
Interdisciplinarity
Syllabus
Artigo original
topic Engenharia - Estudo e ensino
Engenharia - Currículos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Engineering - Study and teaching
Engineering - curriculum
Interdisciplinary approach to knowledge
Engineering education
Bottlenecks
Interdisciplinarity
Syllabus
Artigo original
description Agradecimentos: As autoras agradecem ao CNPq pelo apoio à pesquisa que resultou neste artigo (Processo Número 163578/2102-5), ao Paulo Roberto Cintra (discente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp) pelo auxílio na formatação final do manuscrito e aos avaliadores anônimos por seus comentários e sugestões. Qualquer imprecisão é de inteira responsabilidade das autoras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878
VELHO, Léa Maria Leme Strini; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da; GOULART, Fernanda Loureiro. Gargalos na formação em engenharia no Brasil: uma perspectiva dos engenheiros. Tecnologia e sociedade. Curitiba, PR : Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Vol. 15, n. 35 (jan./mar., 2019), p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878
identifier_str_mv VELHO, Léa Maria Leme Strini; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da; GOULART, Fernanda Loureiro. Gargalos na formação em engenharia no Brasil: uma perspectiva dos engenheiros. Tecnologia e sociedade. Curitiba, PR : Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Vol. 15, n. 35 (jan./mar., 2019), p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345657
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830954184704