Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878 |
Resumo: | Agradecimentos: As autoras agradecem ao CNPq pelo apoio à pesquisa que resultou neste artigo (Processo Número 163578/2102-5), ao Paulo Roberto Cintra (discente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp) pelo auxílio na formatação final do manuscrito e aos avaliadores anônimos por seus comentários e sugestões. Qualquer imprecisão é de inteira responsabilidade das autoras |
id |
CAMP_cb515d4632a245f2e1d3ea3b84c03335 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345657 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheirosBottlenecks in engineering education in Brazil : the engineers’ perspectiveEngenharia - Estudo e ensinoEngenharia - CurrículosAbordagem interdisciplinar do conhecimentoEngineering - Study and teachingEngineering - curriculumInterdisciplinary approach to knowledgeEngineering educationBottlenecksInterdisciplinaritySyllabusArtigo originalAgradecimentos: As autoras agradecem ao CNPq pelo apoio à pesquisa que resultou neste artigo (Processo Número 163578/2102-5), ao Paulo Roberto Cintra (discente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp) pelo auxílio na formatação final do manuscrito e aos avaliadores anônimos por seus comentários e sugestões. Qualquer imprecisão é de inteira responsabilidade das autorasResumo: Este estudo identifica as insuficiências de formação em engenharia no Brasil, partindo-se da seguinte pergunta: quais são os gargalos na formação dos engenheiros percebidos por parte dos próprios engenheiros? A pesquisa explora a gama de respostas possíveis oferecidas pelos engenheiros envolvidos com o ensino das engenharias a partir de 21 entrevistas semiestruturadas com professores e administradores acadêmicos ligados às engenharias. Os resultados mostram que há concordância significativa em relação aos gargalos na formação dos engenheiros, sendo estes: as diferenças na formação das universidades públicas e privadas; o baixo volume de atividades práticas durante o curso e engessamento do currículo; os desafios da interdisciplinaridade; a formação dos professores na área educacional; o grau de internacionalização das universidades e a ética e responsabilidade social do conhecimento produzido nas engenharias. Políticas públicas devem se atentar para esses gargalos de forma a sanar problemas de qualidade na formação de engenheiros voltadas às preocupações sociais, uma vez que a quantidade de engenheiros formados aumentou significativamente a partir da segunda metade dos anos 2000Abstract: This article aims to identify the bottlenecks in engineering education in Brazil addressing the following research question: what are the bottlenecks in engineering education as perceived by engineers themselves? The research explores the range of possible answers posed by engineers engaged in higher education teaching based on 21 semi-structured interviews with faculty and academic administrators. The results show that there is significant agreement in relation to bottlenecks in engineering education, such as: differences in education in private and public universities; low intensity in practical experience during training and rigidities of syllabus; the challenges of interdisciplarity; training in education for faculty; the internationalization of universities and ethics and social responsibility in engineering training. Public policies must address these bottlenecks if aiming to resolve problems in the quality of engineering training related to social problems, for the quantity of graduated engineers has grown significantly in Brazil since the mid-2000sCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVelho, Léa Maria Leme Strini, 1952-Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973-Goulart, Fernanda Loureiro, 1985-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11878VELHO, Léa Maria Leme Strini; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da; GOULART, Fernanda Loureiro. Gargalos na formação em engenharia no Brasil: uma perspectiva dos engenheiros. Tecnologia e sociedade. Curitiba, PR : Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Vol. 15, n. 35 (jan./mar., 2019), p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345657porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T17:25:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345657Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T17:25:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros Bottlenecks in engineering education in Brazil : the engineers’ perspective |
title |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros |
spellingShingle |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952- Engenharia - Estudo e ensino Engenharia - Currículos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Engineering - Study and teaching Engineering - curriculum Interdisciplinary approach to knowledge Engineering education Bottlenecks Interdisciplinarity Syllabus Artigo original |
title_short |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros |
title_full |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros |
title_fullStr |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros |
title_full_unstemmed |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros |
title_sort |
Gargalos na formação em engenharia no Brasil : uma perspectiva dos engenheiros |
author |
Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952- |
author_facet |
Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952- Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973- Goulart, Fernanda Loureiro, 1985- |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973- Goulart, Fernanda Loureiro, 1985- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952- Costa, Janaina Oliveira Pamplona da, 1973- Goulart, Fernanda Loureiro, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia - Estudo e ensino Engenharia - Currículos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Engineering - Study and teaching Engineering - curriculum Interdisciplinary approach to knowledge Engineering education Bottlenecks Interdisciplinarity Syllabus Artigo original |
topic |
Engenharia - Estudo e ensino Engenharia - Currículos Abordagem interdisciplinar do conhecimento Engineering - Study and teaching Engineering - curriculum Interdisciplinary approach to knowledge Engineering education Bottlenecks Interdisciplinarity Syllabus Artigo original |
description |
Agradecimentos: As autoras agradecem ao CNPq pelo apoio à pesquisa que resultou neste artigo (Processo Número 163578/2102-5), ao Paulo Roberto Cintra (discente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp) pelo auxílio na formatação final do manuscrito e aos avaliadores anônimos por seus comentários e sugestões. Qualquer imprecisão é de inteira responsabilidade das autoras |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878 VELHO, Léa Maria Leme Strini; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da; GOULART, Fernanda Loureiro. Gargalos na formação em engenharia no Brasil: uma perspectiva dos engenheiros. Tecnologia e sociedade. Curitiba, PR : Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Vol. 15, n. 35 (jan./mar., 2019), p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878 |
identifier_str_mv |
VELHO, Léa Maria Leme Strini; COSTA, Janaina Oliveira Pamplona da; GOULART, Fernanda Loureiro. Gargalos na formação em engenharia no Brasil: uma perspectiva dos engenheiros. Tecnologia e sociedade. Curitiba, PR : Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Vol. 15, n. 35 (jan./mar., 2019), p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11878. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345657 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830954184704 |