ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11498 |
Resumo: | Resumo: Este artigo discute e apresenta o desenvolvimento do jogo Thinktank, com base construtivista para o ensino de pensamento computacional e programação. O jogo faz uso de programação em blocos em uma mecânica de fácil entendimento para atingir públicos variados, com pouco ou nenhum conhecimento em programação. Um diferencial deste jogo é a competição multijogador em tempo real pela internet, que permite a aprendizes se desafiarem e jogarem em arenas competitivamente, estimulando-os a melhorar e aprender continuamente novos algoritmos e estratégias para ganhar a partida. É apresentado um protótipo inicial do jogo, bem como futuras direções de pesquisa e melhorias |
id |
CAMP_cbbcf95c1fa3b95178b3e04e82c5faf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344290 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacionalJogos educativosProgramação (Computadores) - Estudo e ensinoEducational gamesComputer programming - Study and teachingEducational gamesArtigo originalPensamento computacionalConstrutivismo (Educação)Constructivism (Education)Resumo: Este artigo discute e apresenta o desenvolvimento do jogo Thinktank, com base construtivista para o ensino de pensamento computacional e programação. O jogo faz uso de programação em blocos em uma mecânica de fácil entendimento para atingir públicos variados, com pouco ou nenhum conhecimento em programação. Um diferencial deste jogo é a competição multijogador em tempo real pela internet, que permite a aprendizes se desafiarem e jogarem em arenas competitivamente, estimulando-os a melhorar e aprender continuamente novos algoritmos e estratégias para ganhar a partida. É apresentado um protótipo inicial do jogo, bem como futuras direções de pesquisa e melhoriasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNatucci, Gabriel Coutinho, 1990-Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11498NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. ThinkTank: um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional. Comunicações em informática. João Pessoa, PB. v. 4, n. 2, p. 12-15, dez. 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11498. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344290porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-07T14:58:56Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344290Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-07T14:58:56Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional |
title |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional |
spellingShingle |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- Jogos educativos Programação (Computadores) - Estudo e ensino Educational games Computer programming - Study and teaching Educational games Artigo original Pensamento computacional Construtivismo (Educação) Constructivism (Education) |
title_short |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional |
title_full |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional |
title_fullStr |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional |
title_full_unstemmed |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional |
title_sort |
ThinkTank : um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional |
author |
Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- |
author_facet |
Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Programação (Computadores) - Estudo e ensino Educational games Computer programming - Study and teaching Educational games Artigo original Pensamento computacional Construtivismo (Educação) Constructivism (Education) |
topic |
Jogos educativos Programação (Computadores) - Estudo e ensino Educational games Computer programming - Study and teaching Educational games Artigo original Pensamento computacional Construtivismo (Educação) Constructivism (Education) |
description |
Resumo: Este artigo discute e apresenta o desenvolvimento do jogo Thinktank, com base construtivista para o ensino de pensamento computacional e programação. O jogo faz uso de programação em blocos em uma mecânica de fácil entendimento para atingir públicos variados, com pouco ou nenhum conhecimento em programação. Um diferencial deste jogo é a competição multijogador em tempo real pela internet, que permite a aprendizes se desafiarem e jogarem em arenas competitivamente, estimulando-os a melhorar e aprender continuamente novos algoritmos e estratégias para ganhar a partida. É apresentado um protótipo inicial do jogo, bem como futuras direções de pesquisa e melhorias |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11498 NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. ThinkTank: um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional. Comunicações em informática. João Pessoa, PB. v. 4, n. 2, p. 12-15, dez. 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11498. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11498 |
identifier_str_mv |
NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. ThinkTank: um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional. Comunicações em informática. João Pessoa, PB. v. 4, n. 2, p. 12-15, dez. 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11498. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830316650496 |