Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875
Resumo: O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA
id CAMP_cfb0d78614fa84263a91ffc4e0e1672d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1180014
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autistaSchool trajectories of students with autistic spectrum disorderTranstorno do espectro autistaEducaçãoAutism spectrum disorderEducationArtigo originalO presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEAThis study aims to investigate the education of individuals with ASD in Campinas. This is a descriptive study that analyzed the microdata from the INEP School Census, from 2009 to 2012, in order to identify students with ASD enrolled in the city and map the school trajectories of students with Autism. 18 relatives were interviewed to survey their perceptions about the school process of these individuals. The results show a decrease of enrolment of students with ASD in the city, mostly enrolled in Regular Education, at the elementary school stage, in public schools. The school careers mapped are almost always partial (do not appear in every year surveyed) or incomplete, suggesting high waiver rates and the statements of relatives, while acknowledging the positive contribution of school, indicate the persistence of difficulties of different orders. This scenario requires government policies and actions in the teacher training area and educational arrangements able to meet with quality the educational needs of people with ASDAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mariana Valente Teixeira da, 1986-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875SILVA, Mariana Valente Teixeira da. Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista. Comunicações. Piracicaba, SP : Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, 2016.. Vol. 23, no. 3, nespSI (2016), p. 43-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1180014porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T13:01:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1180014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-30T13:01:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
School trajectories of students with autistic spectrum disorder
title Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
spellingShingle Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986-
Transtorno do espectro autista
Educação
Autism spectrum disorder
Education
Artigo original
title_short Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
title_full Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
title_fullStr Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
title_full_unstemmed Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
title_sort Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
author Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986-
author_facet Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista
Educação
Autism spectrum disorder
Education
Artigo original
topic Transtorno do espectro autista
Educação
Autism spectrum disorder
Education
Artigo original
description O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875
SILVA, Mariana Valente Teixeira da. Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista. Comunicações. Piracicaba, SP : Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, 2016.. Vol. 23, no. 3, nespSI (2016), p. 43-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875
identifier_str_mv SILVA, Mariana Valente Teixeira da. Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista. Comunicações. Piracicaba, SP : Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, 2016.. Vol. 23, no. 3, nespSI (2016), p. 43-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1180014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030819654729728