Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875 |
Resumo: | O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA |
id |
CAMP_cfb0d78614fa84263a91ffc4e0e1672d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1180014 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autistaSchool trajectories of students with autistic spectrum disorderTranstorno do espectro autistaEducaçãoAutism spectrum disorderEducationArtigo originalO presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEAThis study aims to investigate the education of individuals with ASD in Campinas. This is a descriptive study that analyzed the microdata from the INEP School Census, from 2009 to 2012, in order to identify students with ASD enrolled in the city and map the school trajectories of students with Autism. 18 relatives were interviewed to survey their perceptions about the school process of these individuals. The results show a decrease of enrolment of students with ASD in the city, mostly enrolled in Regular Education, at the elementary school stage, in public schools. The school careers mapped are almost always partial (do not appear in every year surveyed) or incomplete, suggesting high waiver rates and the statements of relatives, while acknowledging the positive contribution of school, indicate the persistence of difficulties of different orders. This scenario requires government policies and actions in the teacher training area and educational arrangements able to meet with quality the educational needs of people with ASDAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mariana Valente Teixeira da, 1986-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875SILVA, Mariana Valente Teixeira da. Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista. Comunicações. Piracicaba, SP : Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, 2016.. Vol. 23, no. 3, nespSI (2016), p. 43-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1180014porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T13:01:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1180014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-30T13:01:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista School trajectories of students with autistic spectrum disorder |
title |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986- Transtorno do espectro autista Educação Autism spectrum disorder Education Artigo original |
title_short |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_full |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista |
author |
Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986- |
author_facet |
Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Valente Teixeira da, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do espectro autista Educação Autism spectrum disorder Education Artigo original |
topic |
Transtorno do espectro autista Educação Autism spectrum disorder Education Artigo original |
description |
O presente estudo objetiva estudar a escolarização dos sujeitos com TEA no município de Campinas.Trata-se de um estudo descritivo que analisou os microdados do Censo Escolar-INEP, de 2009 a 2012, buscando identificar os alunos com TEA matriculados no município e mapear as trajetórias de escolarização dos alunos com Autismo. Foram entrevistados 18 familiares, para conhecer suas percepções em relação às trajetórias escolares desses sujeitos. Os resultados apontam um decréscimo de matrículas de alunos com TEA no município, sendo a maioria matriculada no Ensino Regular, no Ensino Fundamental, nas redes Estadual e Municipal. As trajetórias escolares mapeadas são quase sempre parciais (não aparecem em todos os anos pesquisados) ou incompletas, sugerindo alto índice de evasão escolar e os depoimentos dos familiares, embora reconheçam a contribuição positiva da escola, indicam a persistência de dificuldades de diversas ordens. Esse panorama requer políticas e ações do poder público, na área de formação de professores e arranjos educacionais capazes de atender, com qualidade, a população com TEA |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875 SILVA, Mariana Valente Teixeira da. Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista. Comunicações. Piracicaba, SP : Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, 2016.. Vol. 23, no. 3, nespSI (2016), p. 43-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mariana Valente Teixeira da. Trajetórias escolares de alunos com transtorno do espectro autista. Comunicações. Piracicaba, SP : Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, 2016.. Vol. 23, no. 3, nespSI (2016), p. 43-56. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646875. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1180014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819654729728 |