Matematização em atividades de criptografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotrim, Fabiana Santos, 1984-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Litoldo, Beatriz Fernanda, 1989-, Aiub, Mariana Maria Rodrigues, 1982-, Compiani, Mauricio, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10675
Resumo: Resumo: As teorias da Educação Matemática Realística e do Circuito Epistemológico do Conhecimento em Matemática fomentam discussões sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática em articulação com o conceito de Matematização. Na atualidade, embora essas duas teorias possam estar incorporadas nos currículos, ainda há muito o que se avançar em termos de como seus elementos podem ser convertidos em práticas de ensino efetivas. É com este intuito que a presente investigação teve como objetivo compreender de que forma os processos de Matematização Horizontal e Vertical, dentro do Circuito Epistemológico do Conhecimento, se concretizam em atividades envolvendo criptografia, através de um estudo contando com a participação de 19 estudantes de um programa de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática que experienciaram o desenvolvimento de duas atividades, seguindo os princípios da Matematização e envolvendo o tema de criptografia. Os resultados deste estudo evidenciaram que os participantes, mesmo sem dominarem o conceito de Matematização, desenvolveram e completaram implicitamente todo o processo, pelo ‘fazer matemática’ concebido e oportunizado. No processo de Matematização Horizontal, o mesmo se concretizou pelo reconhecimento de etapas denominadas Estrutura, Relações e Regularidades, e no processo de Matematização Vertical por etapas denominadas Modelos, fórmulas e Generalizações. Através deste estudo observou-se que a potencialidade do ensinar matemática por meio da Matematização se dá pela valorização do processo de construção do conhecimento matemático e não só, o conhecimento matemático em si
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spelling Matematização em atividades de criptografiaMathematization in cryptography activitiesEpistemologia (Teoria do conhecimento)Prática de ensinoEpistemology (Theory of knowledge)Student teachingCircuito Epistemológico do ConhecimentoFunção AfimArtigo originalResumo: As teorias da Educação Matemática Realística e do Circuito Epistemológico do Conhecimento em Matemática fomentam discussões sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática em articulação com o conceito de Matematização. Na atualidade, embora essas duas teorias possam estar incorporadas nos currículos, ainda há muito o que se avançar em termos de como seus elementos podem ser convertidos em práticas de ensino efetivas. É com este intuito que a presente investigação teve como objetivo compreender de que forma os processos de Matematização Horizontal e Vertical, dentro do Circuito Epistemológico do Conhecimento, se concretizam em atividades envolvendo criptografia, através de um estudo contando com a participação de 19 estudantes de um programa de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática que experienciaram o desenvolvimento de duas atividades, seguindo os princípios da Matematização e envolvendo o tema de criptografia. Os resultados deste estudo evidenciaram que os participantes, mesmo sem dominarem o conceito de Matematização, desenvolveram e completaram implicitamente todo o processo, pelo ‘fazer matemática’ concebido e oportunizado. No processo de Matematização Horizontal, o mesmo se concretizou pelo reconhecimento de etapas denominadas Estrutura, Relações e Regularidades, e no processo de Matematização Vertical por etapas denominadas Modelos, fórmulas e Generalizações. Através deste estudo observou-se que a potencialidade do ensinar matemática por meio da Matematização se dá pela valorização do processo de construção do conhecimento matemático e não só, o conhecimento matemático em siAbstract: Theories of Realistic Mathematics Education and the Epistemological Circuit of Knowledge in Mathematics foster discussions of the teaching and learning processes in Mathematics in articulation with the concept of Mathematization. Currently, although these two theories may be incorporated into the curricula, much remains to be done in terms of how their elements can be converted into effective teaching practices. With this intention, the present investigation aimed to understand how the processes of Horizontal and Vertical Mathematization, within the Epistemological Circuit of Knowledge, come to fruition in activities involving cryptography, through a study with the participation of 19 students from a graduate students program in Teaching of Science and Mathematics who experienced the development of two activities, following the principles of Mathematization, involving cryptography. The results of this study showed that the participants, even without mastering the concept of mathematization, developed and implicitly completed the entire process, by ‘doing math’ conceived and provided. In the Horizontal Mathematization process, the same was achieved by recognizing the phases called Structure, Relations and Regularities and in the Vertical Mathematization process, phases are called Models, Formulas and Generalizations. With this study, it was observed that the potential of teaching mathematics using Mathematization is given by the valorization of the process of construction of mathematical knowledge and not only the mathematical knowledge itselfAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCotrim, Fabiana Santos, 1984-Litoldo, Beatriz Fernanda, 1989-Aiub, Mariana Maria Rodrigues, 1982-Compiani, Mauricio, 1956-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10675COTRIM, Fabiana Santos et al. Matematização em atividades de criptografia. Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá - MT : Universidade Federal de Mato Grosso/Grupo de Ensino do Instituto de Física, 2021. Vol. 16, n. 3 (set., 2021), p. 20-39. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10675. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1341206porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T10:15:37Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1341206Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-16T10:15:37Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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