As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801
Resumo: Este artigo foi apresentado no V Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2018
id CAMP_dc547c41295b90032667e8678125ba48
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274307
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidadeThe aesthetic and musical choices of Egberto Gismonti in "Forro" : Brazilianness, avant-garde and sacrednessGismonti, Egberto, 1947-Forró (Dança)Música instrumental - BrasilMúsica popularInstrumental musicPopular musicParte de eventoEste artigo foi apresentado no V Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2018Resumo: O presente artigo realiza uma análise da peça "Forró" do compositor brasileiro Egberto Gismonti, gravada pela primeira vez pelo conjunto Egberto Gismonti Group em 1993 e lançada no álbum "Música de Sobrevivência" pelo selo ECM records. A análise aqui apresentada foi realizada através de um cotejamento da versão fonográfica com o manuscrito do autor para quarteto de violões. Entretanto, a gravação é sempre tomada como última referência. Tal análise não ficou presa apenas ao assim chamado nível neutro a partir da tríplice divisão da semiologia. Também foi investigado o nível poiético, procurando remontar as escolhas estéticas do compositor a partir da adaptação dos eixos propostos por Heloísa Buarque de Holanda, característicos da produção poéticas das décadas de 1960 e 1970 no Brasil. Tais eixos, acredita-se, permanecem presentes na obra do compositor pelo viés do projeto nacional-popular do CPC da década de 1960, presente na carreira do autor pelo uso sistemático de elementos e gêneros da música brasileira em geral. Também presente em sua obra é o viés da vanguarda, assimilada pelos estudos do compositor em Paris e no Brasil no início da década de 1970, encontradas e situadas em diferentes obras e álbuns de Gismonti. Chega-se, por fim, a um dos desdobramentos da contracultura, a saber, o fenômeno das "novas religiões" e "nova era". Considera-se que a poética musical de Egberto Gismonti permanece em estado de fricção dentre as três vertentes apontadas, mas que se amarram e se justificam através de um modo de apreensão pessoal do autorAbstract: This paper presents an analysis of the piece "Forro" composed by Egberto Gismonti, first recorded by "Egberto Gismonti Group" in 1993 and released in the album "Música de Sobrevivência" by the label ECM Records. The analysis presented here was conducted through a comparison of the audio version with the author’s manuscript for guitar quartet. However, the recording is always taken as the ultimate reference. Such analysis was not made only to the so-called neutral level from the threefold division of semiotics. Also the poietic level is investigated, trying to reassemble the composer's aesthetic choices from the adaptation of the three axes proposed by Heloisa Buarque de Holanda, characteristic of poetic production of the 1960s and 1970s in Brazil. I believe that these axes are presents in the work of the composer by the bias of the national-popular project CPC-1960s, present in his music by systematic use of elements and genres of Brazilian music in general. Others elements presented in his work are the avant garde procedures, probably assimilated by the composer’s studies in Paris and Brazil in the early 1970s. They are located in different works and Gismonti albums. Finally, is found one of the countercultural developments, namely the phenomenon of "new religions" and "new era". It is considered that the musical poetics of Egberto Gismonti remains in a state of friction among the three aspects mentioned, but that are bound and justified by way of the author’s personal apprehensionAbertoFestival de Música Contemporânea Brasileira (5. : 2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTiné, Paulo José de Siqueira, 1970-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9801TINÉ, Paulo José de Siqueira. As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró": brasilidade, vanguarda e sacralidade. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274307porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-24T17:21:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-24T17:21:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
The aesthetic and musical choices of Egberto Gismonti in "Forro" : Brazilianness, avant-garde and sacredness
title As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
spellingShingle As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
Gismonti, Egberto, 1947-
Forró (Dança)
Música instrumental - Brasil
Música popular
Instrumental music
Popular music
Parte de evento
title_short As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
title_full As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
title_fullStr As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
title_full_unstemmed As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
title_sort As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
author Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
author_facet Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Festival de Música Contemporânea Brasileira (5. : 2018 : Campinas, SP)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Gismonti, Egberto, 1947-
Forró (Dança)
Música instrumental - Brasil
Música popular
Instrumental music
Popular music
Parte de evento
topic Gismonti, Egberto, 1947-
Forró (Dança)
Música instrumental - Brasil
Música popular
Instrumental music
Popular music
Parte de evento
description Este artigo foi apresentado no V Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801
TINÉ, Paulo José de Siqueira. As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró": brasilidade, vanguarda e sacralidade. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801
identifier_str_mv TINÉ, Paulo José de Siqueira. As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró": brasilidade, vanguarda e sacralidade. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030828530925568