As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801 |
Resumo: | Este artigo foi apresentado no V Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2018 |
id |
CAMP_dc547c41295b90032667e8678125ba48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274307 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidadeThe aesthetic and musical choices of Egberto Gismonti in "Forro" : Brazilianness, avant-garde and sacrednessGismonti, Egberto, 1947-Forró (Dança)Música instrumental - BrasilMúsica popularInstrumental musicPopular musicParte de eventoEste artigo foi apresentado no V Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2018Resumo: O presente artigo realiza uma análise da peça "Forró" do compositor brasileiro Egberto Gismonti, gravada pela primeira vez pelo conjunto Egberto Gismonti Group em 1993 e lançada no álbum "Música de Sobrevivência" pelo selo ECM records. A análise aqui apresentada foi realizada através de um cotejamento da versão fonográfica com o manuscrito do autor para quarteto de violões. Entretanto, a gravação é sempre tomada como última referência. Tal análise não ficou presa apenas ao assim chamado nível neutro a partir da tríplice divisão da semiologia. Também foi investigado o nível poiético, procurando remontar as escolhas estéticas do compositor a partir da adaptação dos eixos propostos por Heloísa Buarque de Holanda, característicos da produção poéticas das décadas de 1960 e 1970 no Brasil. Tais eixos, acredita-se, permanecem presentes na obra do compositor pelo viés do projeto nacional-popular do CPC da década de 1960, presente na carreira do autor pelo uso sistemático de elementos e gêneros da música brasileira em geral. Também presente em sua obra é o viés da vanguarda, assimilada pelos estudos do compositor em Paris e no Brasil no início da década de 1970, encontradas e situadas em diferentes obras e álbuns de Gismonti. Chega-se, por fim, a um dos desdobramentos da contracultura, a saber, o fenômeno das "novas religiões" e "nova era". Considera-se que a poética musical de Egberto Gismonti permanece em estado de fricção dentre as três vertentes apontadas, mas que se amarram e se justificam através de um modo de apreensão pessoal do autorAbstract: This paper presents an analysis of the piece "Forro" composed by Egberto Gismonti, first recorded by "Egberto Gismonti Group" in 1993 and released in the album "Música de Sobrevivência" by the label ECM Records. The analysis presented here was conducted through a comparison of the audio version with the author’s manuscript for guitar quartet. However, the recording is always taken as the ultimate reference. Such analysis was not made only to the so-called neutral level from the threefold division of semiotics. Also the poietic level is investigated, trying to reassemble the composer's aesthetic choices from the adaptation of the three axes proposed by Heloisa Buarque de Holanda, characteristic of poetic production of the 1960s and 1970s in Brazil. I believe that these axes are presents in the work of the composer by the bias of the national-popular project CPC-1960s, present in his music by systematic use of elements and genres of Brazilian music in general. Others elements presented in his work are the avant garde procedures, probably assimilated by the composer’s studies in Paris and Brazil in the early 1970s. They are located in different works and Gismonti albums. Finally, is found one of the countercultural developments, namely the phenomenon of "new religions" and "new era". It is considered that the musical poetics of Egberto Gismonti remains in a state of friction among the three aspects mentioned, but that are bound and justified by way of the author’s personal apprehensionAbertoFestival de Música Contemporânea Brasileira (5. : 2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTiné, Paulo José de Siqueira, 1970-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9801TINÉ, Paulo José de Siqueira. As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró": brasilidade, vanguarda e sacralidade. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274307porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-24T17:21:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274307Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-24T17:21:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade The aesthetic and musical choices of Egberto Gismonti in "Forro" : Brazilianness, avant-garde and sacredness |
title |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade |
spellingShingle |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970- Gismonti, Egberto, 1947- Forró (Dança) Música instrumental - Brasil Música popular Instrumental music Popular music Parte de evento |
title_short |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade |
title_full |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade |
title_fullStr |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade |
title_full_unstemmed |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade |
title_sort |
As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró" : brasilidade, vanguarda e sacralidade |
author |
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970- |
author_facet |
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Festival de Música Contemporânea Brasileira (5. : 2018 : Campinas, SP) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gismonti, Egberto, 1947- Forró (Dança) Música instrumental - Brasil Música popular Instrumental music Popular music Parte de evento |
topic |
Gismonti, Egberto, 1947- Forró (Dança) Música instrumental - Brasil Música popular Instrumental music Popular music Parte de evento |
description |
Este artigo foi apresentado no V Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801 TINÉ, Paulo José de Siqueira. As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró": brasilidade, vanguarda e sacralidade. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801 |
identifier_str_mv |
TINÉ, Paulo José de Siqueira. As escolhas estético-musicais de Egberto Gismonti a partir da peça "forró": brasilidade, vanguarda e sacralidade. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9801. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030828530925568 |