Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642208 |
Resumo: | Orientadores: Paulo José de Siqueira Tiné, Antonio Rafael Carvalho dos Santos |
id |
UNICAMP-30_8858e452b5b55853c872ed60a1541156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1169075 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátilStudy of solo piano performances recorded by Egberto Gismonti from 1973-1979 by audiotactile perspectiveGismonti, Egberto, 1947-PianoMúsica instrumental - BrasilMusicologia audiotátilJazzGismonti, Egberto - 1947-PianoInstrumental musical - BrazilAudiotactile musicologyJazzOrientadores: Paulo José de Siqueira Tiné, Antonio Rafael Carvalho dos SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta tese é uma investigação sobre as performances de piano solo que estão registradas na fonografia do músico Egberto Gismonti a partir do recorte temporal 1973-1979. A pesquisa aborda os fonogramas com faixas de piano solo que foram lançados antes do disco Alma (1986), álbum que, acredita-se, consagra Gismonti como pianista/compositor no gênero Música Popular Instrumental Brasileira (MPIB). Em um primeiro momento procura-se identificar a lógica criativa da mistura de tradições musicais de Gismonti a partir de um panorama de escolas que compartilham do paradigma da trasculturalidade, não sendo, portanto, uma prática criativa exclusivamente brasileira. Com o suporte teórico de ferramentas da Teoria das Músicas Audiotáteis desenvolvidas pelo musicólogo Vincenzo Caporaletti, e sua exegese através das contribuições do musicólogo Fabiano Araújo Costa, esta pesquisa pretende avaliar os processos criativos de Gismonti a partir da perspectiva da "invenção" audiotátil, a qual, está ligada a um modo de abordar e criar "valores artísticos" relacionados à fenomenologia autográfica da cultura audiotátil. Considerando que a Teoria das Músicas Audiotáteis centra especial atenção aos diferentes modos de formar das culturas, esta pesquisa entende que Egberto atua através de um modo performativo de empréstimos de modelos cognitivos e lógicas formativas das dimensões culturais as quais se interessa artisticamente. Desta forma, procura-se entender que a problemática da inseparabilidade entre sujeito e objeto presente no agir artístico de Egberto se traduz no problema estético pareysoniano obra e pessoa, uma vez que, a sua formatividade ao inventar e estabelecer as próprias leis criativas, revelam seu estilo pessoal de se projetar enquanto forma formada. A pesquisa contém ainda duas transcrições completas e inéditas na produção acadêmica brasileira, a saber: (1) Tango, disco Árvore (1973), lançado pela gravadora EMI- Odeon; (2) Frevo, disco Egberto Gismonti Solo (1979), lançado pela gravadora ECMAbstract: This thesis is an investigation about the solo piano performances that are registered in the phonography of the musician Egberto Gismonti from 1973-1979. The research addresses the phonograms with solo piano tracks that were released before the album Alma (1986), an album that, it is believed, establishes Gismonti as a pianist/composer in the Música Popular Instrumental Brasileira (MPIB) genre. At first, it seeks to identify the creative logic of Gismonti's mixture of musical traditions from a panorama of schools that share the paradigm of transculturality, not being, therefore, an exclusively Brazilian creative practice. With the theoretical support of Audiotactile Music Theory tools developed by musicologist Vincenzo Caporaletti, and its exegesis through the contributions of the musicologist Fabiano Araújo Costa, this research aims to evaluate Gismonti's creative processes from the perspective of the audiotactile "invention", which is related to a way of approaching and creating "artistic values" related to the autographic phenomenology of the audiotactile culture. Considering that the Theory of Audiotatile Music focuses special attention on the different ways of forming of the cultures, this research understands that Egberto acts through a performative mode of borrowing cognitive models and formative logics from cultural dimensions which he interests artistically. In this way, we seek to understand that the problem of the inseparability between subject and object present in Egberto's artistic action translates into the Pareysonian aesthetic problem of work and person, since, his formativeness in inventing and establishing his own creative laws reveals his personal style of projecting himself as formed form. The research also contains two complete and unpublished transcriptions in Brazilian academic production, namely: (1) Tango, album Árvore (1973), released by the EMI-Odeon record label; (2) Frevo, album Egberto Gismonti Solo (1979), released by the ECM labelDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaCAPES88887467327/2019-00[s.n.]Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970-Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953-Costa, Fabiano AraujoSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaNicodemo, Thaís LimaCarvalho, José Alexandre Leme LopesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCorrentino, Diones Ferreira, 1982-20212021-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (235 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642208CORRENTINO, Diones Ferreira. Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil. 2021. 1 recurso online (235 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642208. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169075Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T14:22:56Zoai::1169075Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-10-14T14:22:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil Study of solo piano performances recorded by Egberto Gismonti from 1973-1979 by audiotactile perspective |
title |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil |
spellingShingle |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil Correntino, Diones Ferreira, 1982- Gismonti, Egberto, 1947- Piano Música instrumental - Brasil Musicologia audiotátil Jazz Gismonti, Egberto - 1947- Piano Instrumental musical - Brazil Audiotactile musicology Jazz |
title_short |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil |
title_full |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil |
title_fullStr |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil |
title_full_unstemmed |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil |
title_sort |
Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil |
author |
Correntino, Diones Ferreira, 1982- |
author_facet |
Correntino, Diones Ferreira, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tiné, Paulo José de Siqueira, 1970- Santos, Antônio Rafael Carvalho dos, 1953- Costa, Fabiano Araujo Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Nicodemo, Thaís Lima Carvalho, José Alexandre Leme Lopes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correntino, Diones Ferreira, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gismonti, Egberto, 1947- Piano Música instrumental - Brasil Musicologia audiotátil Jazz Gismonti, Egberto - 1947- Piano Instrumental musical - Brazil Audiotactile musicology Jazz |
topic |
Gismonti, Egberto, 1947- Piano Música instrumental - Brasil Musicologia audiotátil Jazz Gismonti, Egberto - 1947- Piano Instrumental musical - Brazil Audiotactile musicology Jazz |
description |
Orientadores: Paulo José de Siqueira Tiné, Antonio Rafael Carvalho dos Santos |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-07-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642208 CORRENTINO, Diones Ferreira. Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil. 2021. 1 recurso online (235 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642208. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642208 |
identifier_str_mv |
CORRENTINO, Diones Ferreira. Estudo das performances de piano solo gravadas por Egberto Gismonti entre 1973-1979 a partir da perspectiva audiotátil. 2021. 1 recurso online (235 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642208. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169075 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (235 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189177218039808 |