O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas da Pedagogia Crítica do Lugar no ensino de geografia e na prática pedagógica interdisciplinar com professoras de Matemática, Português e Artes do ensino fundamental (ciclo II) da rede estadual de Campinas-SP, essas participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada a observação-participante durante o processo de formação das professoras, com o objetivo de compreender como ocorreu a articulação das disciplinas e a construção de conhecimentos escolares partindo do contexto do aluno e da escola |
id |
CAMP_de4ce6983366ea8e8130f4c4027f7f5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368539 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinarThe geography teaching and its relation to place‘s critic pedagogy : contributions to an interdisciplinary practicPedagogia críticaLugarGeografia - Estudo e ensinoFormação de professoresAbordagem interdisciplinar do conhecimentoCurrículosCritical pedagogyPlaceGeography - Study and teachingTeacher trainingInterdisciplinary approach to knowledgeCurriculaPedagogia Crítica do LugarEnsino de GeografiaInterdisciplinaridadeCurrículo LocalArtigo originalResumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas da Pedagogia Crítica do Lugar no ensino de geografia e na prática pedagógica interdisciplinar com professoras de Matemática, Português e Artes do ensino fundamental (ciclo II) da rede estadual de Campinas-SP, essas participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada a observação-participante durante o processo de formação das professoras, com o objetivo de compreender como ocorreu a articulação das disciplinas e a construção de conhecimentos escolares partindo do contexto do aluno e da escolaAbstract: This paper aims to present the methodological contributions of the Place’s Critic Pedagogy in Geography teaching and interdisciplinary teaching practice with teachers of Mathematics, Portuguese and Arts of elementary school ( cycle II ) of the state of Campinas -SP , those participating in the project continuing education Ribeirão Anhumas at School. For this research a qualitative approach was used, collaborative action research. The participant observation during the process of training of teachers was conducted in order to understand how was the articulation of the disciplines and the construction of school knowledge starting from the student and school contextAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Vanessa Lessio, 1985-Compiani, Mauricio, 1956-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14032DINIZ, Vanessa Lessio; COMPIANI, Mauricio. O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar: contribuições para uma prática interdisciplinar. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 21, n. 1, p. 65–77, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368539porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T18:47:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368539Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-06T18:47:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar The geography teaching and its relation to place‘s critic pedagogy : contributions to an interdisciplinary practic |
title |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar |
spellingShingle |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Pedagogia crítica Lugar Geografia - Estudo e ensino Formação de professores Abordagem interdisciplinar do conhecimento Currículos Critical pedagogy Place Geography - Study and teaching Teacher training Interdisciplinary approach to knowledge Curricula Pedagogia Crítica do Lugar Ensino de Geografia Interdisciplinaridade Currículo Local Artigo original |
title_short |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar |
title_full |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar |
title_fullStr |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar |
title_sort |
O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar |
author |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- |
author_facet |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Compiani, Mauricio, 1956- |
author_role |
author |
author2 |
Compiani, Mauricio, 1956- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Vanessa Lessio, 1985- Compiani, Mauricio, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia crítica Lugar Geografia - Estudo e ensino Formação de professores Abordagem interdisciplinar do conhecimento Currículos Critical pedagogy Place Geography - Study and teaching Teacher training Interdisciplinary approach to knowledge Curricula Pedagogia Crítica do Lugar Ensino de Geografia Interdisciplinaridade Currículo Local Artigo original |
topic |
Pedagogia crítica Lugar Geografia - Estudo e ensino Formação de professores Abordagem interdisciplinar do conhecimento Currículos Critical pedagogy Place Geography - Study and teaching Teacher training Interdisciplinary approach to knowledge Curricula Pedagogia Crítica do Lugar Ensino de Geografia Interdisciplinaridade Currículo Local Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas da Pedagogia Crítica do Lugar no ensino de geografia e na prática pedagógica interdisciplinar com professoras de Matemática, Português e Artes do ensino fundamental (ciclo II) da rede estadual de Campinas-SP, essas participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada a observação-participante durante o processo de formação das professoras, com o objetivo de compreender como ocorreu a articulação das disciplinas e a construção de conhecimentos escolares partindo do contexto do aluno e da escola |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032 DINIZ, Vanessa Lessio; COMPIANI, Mauricio. O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar: contribuições para uma prática interdisciplinar. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 21, n. 1, p. 65–77, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Vanessa Lessio; COMPIANI, Mauricio. O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar: contribuições para uma prática interdisciplinar. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 21, n. 1, p. 65–77, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833976180736 |