O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Compiani, Mauricio, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas da Pedagogia Crítica do Lugar no ensino de geografia e na prática pedagógica interdisciplinar com professoras de Matemática, Português e Artes do ensino fundamental (ciclo II) da rede estadual de Campinas-SP, essas participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada a observação-participante durante o processo de formação das professoras, com o objetivo de compreender como ocorreu a articulação das disciplinas e a construção de conhecimentos escolares partindo do contexto do aluno e da escola
id CAMP_de4ce6983366ea8e8130f4c4027f7f5d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368539
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinarThe geography teaching and its relation to place‘s critic pedagogy : contributions to an interdisciplinary practicPedagogia críticaLugarGeografia - Estudo e ensinoFormação de professoresAbordagem interdisciplinar do conhecimentoCurrículosCritical pedagogyPlaceGeography - Study and teachingTeacher trainingInterdisciplinary approach to knowledgeCurriculaPedagogia Crítica do LugarEnsino de GeografiaInterdisciplinaridadeCurrículo LocalArtigo originalResumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas da Pedagogia Crítica do Lugar no ensino de geografia e na prática pedagógica interdisciplinar com professoras de Matemática, Português e Artes do ensino fundamental (ciclo II) da rede estadual de Campinas-SP, essas participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada a observação-participante durante o processo de formação das professoras, com o objetivo de compreender como ocorreu a articulação das disciplinas e a construção de conhecimentos escolares partindo do contexto do aluno e da escolaAbstract: This paper aims to present the methodological contributions of the Place’s Critic Pedagogy in Geography teaching and interdisciplinary teaching practice with teachers of Mathematics, Portuguese and Arts of elementary school ( cycle II ) of the state of Campinas -SP , those participating in the project continuing education Ribeirão Anhumas at School. For this research a qualitative approach was used, collaborative action research. The participant observation during the process of training of teachers was conducted in order to understand how was the articulation of the disciplines and the construction of school knowledge starting from the student and school contextAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDiniz, Vanessa Lessio, 1985-Compiani, Mauricio, 1956-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14032DINIZ, Vanessa Lessio; COMPIANI, Mauricio. O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar: contribuições para uma prática interdisciplinar. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 21, n. 1, p. 65–77, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368539porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T18:47:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368539Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-06T18:47:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
The geography teaching and its relation to place‘s critic pedagogy : contributions to an interdisciplinary practic
title O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
spellingShingle O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Pedagogia crítica
Lugar
Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Currículos
Critical pedagogy
Place
Geography - Study and teaching
Teacher training
Interdisciplinary approach to knowledge
Curricula
Pedagogia Crítica do Lugar
Ensino de Geografia
Interdisciplinaridade
Currículo Local
Artigo original
title_short O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
title_full O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
title_fullStr O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
title_full_unstemmed O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
title_sort O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar : contribuições para uma prática interdisciplinar
author Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
author_facet Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Compiani, Mauricio, 1956-
author_role author
author2 Compiani, Mauricio, 1956-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Vanessa Lessio, 1985-
Compiani, Mauricio, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia crítica
Lugar
Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Currículos
Critical pedagogy
Place
Geography - Study and teaching
Teacher training
Interdisciplinary approach to knowledge
Curricula
Pedagogia Crítica do Lugar
Ensino de Geografia
Interdisciplinaridade
Currículo Local
Artigo original
topic Pedagogia crítica
Lugar
Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Currículos
Critical pedagogy
Place
Geography - Study and teaching
Teacher training
Interdisciplinary approach to knowledge
Curricula
Pedagogia Crítica do Lugar
Ensino de Geografia
Interdisciplinaridade
Currículo Local
Artigo original
description Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições metodológicas da Pedagogia Crítica do Lugar no ensino de geografia e na prática pedagógica interdisciplinar com professoras de Matemática, Português e Artes do ensino fundamental (ciclo II) da rede estadual de Campinas-SP, essas participantes do projeto de formação continuada Ribeirão Anhumas na Escola. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação colaborativa. Foi realizada a observação-participante durante o processo de formação das professoras, com o objetivo de compreender como ocorreu a articulação das disciplinas e a construção de conhecimentos escolares partindo do contexto do aluno e da escola
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032
DINIZ, Vanessa Lessio; COMPIANI, Mauricio. O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar: contribuições para uma prática interdisciplinar. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 21, n. 1, p. 65–77, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032
identifier_str_mv DINIZ, Vanessa Lessio; COMPIANI, Mauricio. O ensino de geografia e suas relações com a pedagogia crítica do lugar: contribuições para uma prática interdisciplinar. Geografia ensino & pesquisa. Santa Maria, RS. v. 21, n. 1, p. 65–77, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14032. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833976180736