A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039 |
Resumo: | Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica |
id |
CAMP_e0431a792d9a58645cf5dad16098054c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376609 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São PauloEscolas de tempo integralEducaçãoSchool dayEducationParte de eventoEste Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação AcadêmicaResumo: Este texto é uma síntese da discussão da pesquisa de doutorado que tem como objetivo principal estudar a história do Programa Mais Educação e sua relação com as propostas de escola de tempo integral vigentes no Estado de São Paulo, entre 2006 e 2016, tendo como categoria principal o estudo do tempo escolar, em sua relação com a sociedade atual. O Programa Mais Educação será o objeto da análise da relação histórica entre a escola de tempo integral no Estado de São Paulo e as novas demandas formativas exigidas pelo mercado de trabalho em transformação no capitalismo brasileiro, articulado com a política econômica global. Sabe-se que o Programa Mais Educação teve êxito em seu objetivo de induzir a expansão da escola de tempo integral em todo o Brasil e em fomentar a realização dos projetos existentes no Estado de São Paulo. A esta pesquisa interessa a especificidade do programa no Estado de São Paulo por sua referência histórica na produção de políticas educacionais para a escola de tempo integral e na tradição da realização de parcerias público-privadas. Diante das experiências paulistas e da execução do Programa Mais Educação esse estudo questiona se a escola de tempo integral pode equivaler-se à uma educação integral. A partir da história do programa e sua relação como os Comitês Territoriais de Educação Integral, pretende-se investigar o significado econômico, social e cultural do tempo escolar para a formação das gerações futuras e entender como a escola de tempo integral contribui para a dinâmica do capital, com a produção e reprodução da força de trabalho, sob constante aumento de exigências de produtividade, competitividade e eficiência, características do setor privado e empresarialAbertoSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFlorido, Caroline Maria, 1977-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16039FLORIDO, Caroline Maria. A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376609porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T11:10:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376609Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T11:10:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo |
title |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo |
spellingShingle |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo Florido, Caroline Maria, 1977- Escolas de tempo integral Educação School day Education Parte de evento |
title_short |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo |
title_full |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo |
title_fullStr |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo |
title_sort |
A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo |
author |
Florido, Caroline Maria, 1977- |
author_facet |
Florido, Caroline Maria, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP) Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florido, Caroline Maria, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas de tempo integral Educação School day Education Parte de evento |
topic |
Escolas de tempo integral Educação School day Education Parte de evento |
description |
Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039 FLORIDO, Caroline Maria. A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039 |
identifier_str_mv |
FLORIDO, Caroline Maria. A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835755614208 |