A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florido, Caroline Maria, 1977-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039
Resumo: Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica
id CAMP_e0431a792d9a58645cf5dad16098054c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376609
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São PauloEscolas de tempo integralEducaçãoSchool dayEducationParte de eventoEste Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação AcadêmicaResumo: Este texto é uma síntese da discussão da pesquisa de doutorado que tem como objetivo principal estudar a história do Programa Mais Educação e sua relação com as propostas de escola de tempo integral vigentes no Estado de São Paulo, entre 2006 e 2016, tendo como categoria principal o estudo do tempo escolar, em sua relação com a sociedade atual. O Programa Mais Educação será o objeto da análise da relação histórica entre a escola de tempo integral no Estado de São Paulo e as novas demandas formativas exigidas pelo mercado de trabalho em transformação no capitalismo brasileiro, articulado com a política econômica global. Sabe-se que o Programa Mais Educação teve êxito em seu objetivo de induzir a expansão da escola de tempo integral em todo o Brasil e em fomentar a realização dos projetos existentes no Estado de São Paulo. A esta pesquisa interessa a especificidade do programa no Estado de São Paulo por sua referência histórica na produção de políticas educacionais para a escola de tempo integral e na tradição da realização de parcerias público-privadas. Diante das experiências paulistas e da execução do Programa Mais Educação esse estudo questiona se a escola de tempo integral pode equivaler-se à uma educação integral. A partir da história do programa e sua relação como os Comitês Territoriais de Educação Integral, pretende-se investigar o significado econômico, social e cultural do tempo escolar para a formação das gerações futuras e entender como a escola de tempo integral contribui para a dinâmica do capital, com a produção e reprodução da força de trabalho, sob constante aumento de exigências de produtividade, competitividade e eficiência, características do setor privado e empresarialAbertoSeminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFlorido, Caroline Maria, 1977-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16039FLORIDO, Caroline Maria. A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376609porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T11:10:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376609Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-24T11:10:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
title A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
spellingShingle A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
Florido, Caroline Maria, 1977-
Escolas de tempo integral
Educação
School day
Education
Parte de evento
title_short A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
title_full A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
title_fullStr A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
title_full_unstemmed A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
title_sort A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo
author Florido, Caroline Maria, 1977-
author_facet Florido, Caroline Maria, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação (3. : 2018 : Campinas, SP)
Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES) (2018 : Campinas, SP)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Florido, Caroline Maria, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas de tempo integral
Educação
School day
Education
Parte de evento
topic Escolas de tempo integral
Educação
School day
Education
Parte de evento
description Este Anais foi apresentado no III Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação; Encontro do Programa de Cooperação Acadêmica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039
FLORIDO, Caroline Maria. A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039
identifier_str_mv FLORIDO, Caroline Maria. A escola de tempo integral e a história do programa mais educação no Estado de São Paulo. In: ANAIS do III Seminário do GEPALE e Encontro do PROCAD/CAPES: a política de educação integral no Brasil : tensões e possibilidades. Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16039. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835755614208