O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349
Resumo: Resumo: Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia. Analisou-se o período de fechamento das escolas na cidade de São Paulo, empregando o Conhecimento Pedagógico do Contexto (CPC), na perspectiva de professores de escola pública municipal (E1) e escola privada (E2). O estudo de caso buscou levantar qualitativamente as questões motivadoras de E1 e E2 para o retorno pós-pandemia: Retomar os componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Favorecer a socialização promovida pelo ambiente escolar? O acolhimento foi considerado no retorno? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, E1 enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, enquanto E2 adotou estratégias que permitiram avaliar individualmente os perfis de cada aluno. A distância social entre E1 e E2, com escolas fechadas, caracterizou-se pela "fome": E1 assumiu prover alimento aos alunos, por meio de cartão merenda, sem interromper o processo educativo
id CAMP_e61d0d648b9c986fa95a0eceada26bc9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268388
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privadoReturn to school in post-pandemic : case study and comparative analysis between public education and private educationConhecimento pedagógico do conteúdoCOVID-19Ensino híbridoSociologia educacionalPedagogical content knowledge.Covid-19Blended learningEducational sociologyArtigo originalResumo: Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia. Analisou-se o período de fechamento das escolas na cidade de São Paulo, empregando o Conhecimento Pedagógico do Contexto (CPC), na perspectiva de professores de escola pública municipal (E1) e escola privada (E2). O estudo de caso buscou levantar qualitativamente as questões motivadoras de E1 e E2 para o retorno pós-pandemia: Retomar os componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Favorecer a socialização promovida pelo ambiente escolar? O acolhimento foi considerado no retorno? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, E1 enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, enquanto E2 adotou estratégias que permitiram avaliar individualmente os perfis de cada aluno. A distância social entre E1 e E2, com escolas fechadas, caracterizou-se pela "fome": E1 assumiu prover alimento aos alunos, por meio de cartão merenda, sem interromper o processo educativoAbstract: No school was prepared for education during pandemic times. Based on the Pedagogical Content Knowledge (PCK) framework, an analysis of the closure period of schools in the city of São Paulo was carried out, from the perspective of teachers who currently teach in municipal public school E1 and private school E2, respectively. Through a case study and qualitative research we sought to identify the main motivating issues posed by E1 and E2 education in the post-pandemic return: Resume curriculum components and learning objects? Encourage socialization promoted by the school environment? Was the reception considered in the return? In the period of social isolation, with schools closed, E1 faced socioeconomic problems related to the social context in which the school is inserted, while E2 adopted strategies that allowed individual profiles of each student to be assessed. The social distance between E1 and E2, with the schools closed, was characterized by "hunger": E1 assumed to provide food to students, through a lunch card, without interrupting the educational processAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASImbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9349IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terrae didática. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (fev., 2021), n art. e021005, p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268388porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T19:45:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268388Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T19:45:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
Return to school in post-pandemic : case study and comparative analysis between public education and private education
title O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
spellingShingle O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-
Conhecimento pedagógico do conteúdo
COVID-19
Ensino híbrido
Sociologia educacional
Pedagogical content knowledge.
Covid-19
Blended learning
Educational sociology
Artigo original
title_short O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
title_full O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
title_fullStr O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
title_full_unstemmed O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
title_sort O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
author Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-
author_facet Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-
Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-
author_role author
author2 Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-
Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento pedagógico do conteúdo
COVID-19
Ensino híbrido
Sociologia educacional
Pedagogical content knowledge.
Covid-19
Blended learning
Educational sociology
Artigo original
topic Conhecimento pedagógico do conteúdo
COVID-19
Ensino híbrido
Sociologia educacional
Pedagogical content knowledge.
Covid-19
Blended learning
Educational sociology
Artigo original
description Resumo: Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia. Analisou-se o período de fechamento das escolas na cidade de São Paulo, empregando o Conhecimento Pedagógico do Contexto (CPC), na perspectiva de professores de escola pública municipal (E1) e escola privada (E2). O estudo de caso buscou levantar qualitativamente as questões motivadoras de E1 e E2 para o retorno pós-pandemia: Retomar os componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Favorecer a socialização promovida pelo ambiente escolar? O acolhimento foi considerado no retorno? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, E1 enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, enquanto E2 adotou estratégias que permitiram avaliar individualmente os perfis de cada aluno. A distância social entre E1 e E2, com escolas fechadas, caracterizou-se pela "fome": E1 assumiu prover alimento aos alunos, por meio de cartão merenda, sem interromper o processo educativo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349
IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terrae didática. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (fev., 2021), n art. e021005, p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349
identifier_str_mv IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terrae didática. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (fev., 2021), n art. e021005, p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030828402999296