O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349 |
Resumo: | Resumo: Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia. Analisou-se o período de fechamento das escolas na cidade de São Paulo, empregando o Conhecimento Pedagógico do Contexto (CPC), na perspectiva de professores de escola pública municipal (E1) e escola privada (E2). O estudo de caso buscou levantar qualitativamente as questões motivadoras de E1 e E2 para o retorno pós-pandemia: Retomar os componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Favorecer a socialização promovida pelo ambiente escolar? O acolhimento foi considerado no retorno? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, E1 enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, enquanto E2 adotou estratégias que permitiram avaliar individualmente os perfis de cada aluno. A distância social entre E1 e E2, com escolas fechadas, caracterizou-se pela "fome": E1 assumiu prover alimento aos alunos, por meio de cartão merenda, sem interromper o processo educativo |
id |
CAMP_e61d0d648b9c986fa95a0eceada26bc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268388 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privadoReturn to school in post-pandemic : case study and comparative analysis between public education and private educationConhecimento pedagógico do conteúdoCOVID-19Ensino híbridoSociologia educacionalPedagogical content knowledge.Covid-19Blended learningEducational sociologyArtigo originalResumo: Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia. Analisou-se o período de fechamento das escolas na cidade de São Paulo, empregando o Conhecimento Pedagógico do Contexto (CPC), na perspectiva de professores de escola pública municipal (E1) e escola privada (E2). O estudo de caso buscou levantar qualitativamente as questões motivadoras de E1 e E2 para o retorno pós-pandemia: Retomar os componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Favorecer a socialização promovida pelo ambiente escolar? O acolhimento foi considerado no retorno? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, E1 enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, enquanto E2 adotou estratégias que permitiram avaliar individualmente os perfis de cada aluno. A distância social entre E1 e E2, com escolas fechadas, caracterizou-se pela "fome": E1 assumiu prover alimento aos alunos, por meio de cartão merenda, sem interromper o processo educativoAbstract: No school was prepared for education during pandemic times. Based on the Pedagogical Content Knowledge (PCK) framework, an analysis of the closure period of schools in the city of São Paulo was carried out, from the perspective of teachers who currently teach in municipal public school E1 and private school E2, respectively. Through a case study and qualitative research we sought to identify the main motivating issues posed by E1 and E2 education in the post-pandemic return: Resume curriculum components and learning objects? Encourage socialization promoted by the school environment? Was the reception considered in the return? In the period of social isolation, with schools closed, E1 faced socioeconomic problems related to the social context in which the school is inserted, while E2 adopted strategies that allowed individual profiles of each student to be assessed. The social distance between E1 and E2, with the schools closed, was characterized by "hunger": E1 assumed to provide food to students, through a lunch card, without interrupting the educational processAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASImbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959-Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9349IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terrae didática. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (fev., 2021), n art. e021005, p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268388porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T19:45:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268388Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T19:45:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado Return to school in post-pandemic : case study and comparative analysis between public education and private education |
title |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado |
spellingShingle |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959- Conhecimento pedagógico do conteúdo COVID-19 Ensino híbrido Sociologia educacional Pedagogical content knowledge. Covid-19 Blended learning Educational sociology Artigo original |
title_short |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado |
title_full |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado |
title_fullStr |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado |
title_full_unstemmed |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado |
title_sort |
O retorno às aulas no pós-pandemia : estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado |
author |
Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959- |
author_facet |
Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959- Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979- |
author_role |
author |
author2 |
Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Imbernon, Rosely Aparecida Liguori, 1959- Pioker-Hara, Fabiana Curtopassi, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento pedagógico do conteúdo COVID-19 Ensino híbrido Sociologia educacional Pedagogical content knowledge. Covid-19 Blended learning Educational sociology Artigo original |
topic |
Conhecimento pedagógico do conteúdo COVID-19 Ensino híbrido Sociologia educacional Pedagogical content knowledge. Covid-19 Blended learning Educational sociology Artigo original |
description |
Resumo: Nenhuma escola estava preparada para a educação em tempos de pandemia. Analisou-se o período de fechamento das escolas na cidade de São Paulo, empregando o Conhecimento Pedagógico do Contexto (CPC), na perspectiva de professores de escola pública municipal (E1) e escola privada (E2). O estudo de caso buscou levantar qualitativamente as questões motivadoras de E1 e E2 para o retorno pós-pandemia: Retomar os componentes curriculares e objetos de aprendizagem? Favorecer a socialização promovida pelo ambiente escolar? O acolhimento foi considerado no retorno? No período de isolamento social, com as escolas fechadas, E1 enfrentou problemas relacionados a aspectos socioeconômicos e realidades do contexto social em que se insere a escola, enquanto E2 adotou estratégias que permitiram avaliar individualmente os perfis de cada aluno. A distância social entre E1 e E2, com escolas fechadas, caracterizou-se pela "fome": E1 assumiu prover alimento aos alunos, por meio de cartão merenda, sem interromper o processo educativo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349 IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terrae didática. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (fev., 2021), n art. e021005, p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349 |
identifier_str_mv |
IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terrae didática. Campinas, SP : UNICAMP/IG, 2021. Vol. 17 (fev., 2021), n art. e021005, p. 1-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9349. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030828402999296 |