Condições temporais e pessoais de estudo em universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carelli,Maria José Guimarães
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006
Resumo: A etapa de formação universitária é de fundamental importância para a capacitação profissional e sua viabilidade depende de condições adequadas. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar as condições temporais e pessoais de estudo de universitários. Serviram como sujeitos 181 alunos concluintes dos cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Farmácia, dos turnos diurno e noturno de uma universidade particular comunitária. Os dados foram coletados por meio de um questionário e foram encontradas diferenças significativas, tanto no que se refere às condições temporais como pessoais, entre alunos de diferentes cursos e turnos, identificando-se dificuldades que devem ser superadas pela utilização de estratégias de ensinoaprendizagem mais adequadas ao perfil e condições dos alunos, visando uma preparação para o enfrentamento das exigências profissionais do mundo atual.
id ABRAPEE-1_3ca8894f1194c67bb61e03c8b5a3542b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85571998000300006
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Condições temporais e pessoais de estudo em universitáriosUniversitárioHábitos de EstudoEnsino SuperiorCondições de EstudoA etapa de formação universitária é de fundamental importância para a capacitação profissional e sua viabilidade depende de condições adequadas. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar as condições temporais e pessoais de estudo de universitários. Serviram como sujeitos 181 alunos concluintes dos cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Farmácia, dos turnos diurno e noturno de uma universidade particular comunitária. Os dados foram coletados por meio de um questionário e foram encontradas diferenças significativas, tanto no que se refere às condições temporais como pessoais, entre alunos de diferentes cursos e turnos, identificando-se dificuldades que devem ser superadas pela utilização de estratégias de ensinoaprendizagem mais adequadas ao perfil e condições dos alunos, visando uma preparação para o enfrentamento das exigências profissionais do mundo atual.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006Psicologia Escolar e Educacional v.2 n.3 1998reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85571998000300006info:eu-repo/semantics/openAccessCarelli,Maria José GuimarãesSantos,Acácia Aparecida Angeli dospor2011-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85571998000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2011-05-10T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
title Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
spellingShingle Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
Carelli,Maria José Guimarães
Universitário
Hábitos de Estudo
Ensino Superior
Condições de Estudo
title_short Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
title_full Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
title_fullStr Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
title_full_unstemmed Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
title_sort Condições temporais e pessoais de estudo em universitários
author Carelli,Maria José Guimarães
author_facet Carelli,Maria José Guimarães
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author_role author
author2 Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carelli,Maria José Guimarães
Santos,Acácia Aparecida Angeli dos
dc.subject.por.fl_str_mv Universitário
Hábitos de Estudo
Ensino Superior
Condições de Estudo
topic Universitário
Hábitos de Estudo
Ensino Superior
Condições de Estudo
description A etapa de formação universitária é de fundamental importância para a capacitação profissional e sua viabilidade depende de condições adequadas. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar as condições temporais e pessoais de estudo de universitários. Serviram como sujeitos 181 alunos concluintes dos cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Farmácia, dos turnos diurno e noturno de uma universidade particular comunitária. Os dados foram coletados por meio de um questionário e foram encontradas diferenças significativas, tanto no que se refere às condições temporais como pessoais, entre alunos de diferentes cursos e turnos, identificando-se dificuldades que devem ser superadas pela utilização de estratégias de ensinoaprendizagem mais adequadas ao perfil e condições dos alunos, visando uma preparação para o enfrentamento das exigências profissionais do mundo atual.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85571998000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.2 n.3 1998
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604129050624