Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843
Resumo: Resumo: Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil, torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de vinte alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles. Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidas
id CAMP_ed92b2144516cbc7792d2996667b79c9
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345524
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTMMental maps in geography teaching : the city of Uberaba - MG by memory and perception of students of the Open University of the Third Age – UFTMIdososMemóriaPercepção geográficaGeografia - Estudo e ensinoEspaço urbanoAgedMemoryGeographical perceptionGeography - Study and teachingUrban space.Mental MapsArtigo originalResumo: Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil, torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de vinte alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles. Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidasAbstract: Considering the current growth of the elderly population in Brazil, it is becoming increasingly necessary to conduct studies that also insert this group in geography teaching. This work aims to contribute in this direction, by examining how elderly people perceive the urban space of Uberaba – MG city through the drawings of mental maps. Therefore, we developed a research at the Open University of the Third Age program, in the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), having a class of 20 students as participants. The research involved the preparation and analysis of mental maps, which sought to relate the memories of the students with the urban transformations and meanings that the city has for them. It is concluded that working with mental maps can contribute to the rescue of the city's memory and the understanding of the phenomena and urban events by the elderly people, and it is also able to stimulate the active participation of these individuals in society through the articulation with a critical thinking promoted by geography during the activitiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11843CANTO, Tânia Seneme do. Mapas mentais no ensino de geografia: a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM. Formação. Presidente Prudente, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias e Tecnologia, 2019. Vol. 26, n. 48 (ago., 2019), p. 72-93. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345524porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T18:16:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345524Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T18:16:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
Mental maps in geography teaching : the city of Uberaba - MG by memory and perception of students of the Open University of the Third Age – UFTM
title Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
spellingShingle Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Idosos
Memória
Percepção geográfica
Geografia - Estudo e ensino
Espaço urbano
Aged
Memory
Geographical perception
Geography - Study and teaching
Urban space.
Mental Maps
Artigo original
title_short Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
title_full Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
title_fullStr Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
title_full_unstemmed Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
title_sort Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
author Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_facet Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Tânia Seneme do, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Memória
Percepção geográfica
Geografia - Estudo e ensino
Espaço urbano
Aged
Memory
Geographical perception
Geography - Study and teaching
Urban space.
Mental Maps
Artigo original
topic Idosos
Memória
Percepção geográfica
Geografia - Estudo e ensino
Espaço urbano
Aged
Memory
Geographical perception
Geography - Study and teaching
Urban space.
Mental Maps
Artigo original
description Resumo: Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil, torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de vinte alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles. Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843
CANTO, Tânia Seneme do. Mapas mentais no ensino de geografia: a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM. Formação. Presidente Prudente, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias e Tecnologia, 2019. Vol. 26, n. 48 (ago., 2019), p. 72-93. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843
identifier_str_mv CANTO, Tânia Seneme do. Mapas mentais no ensino de geografia: a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM. Formação. Presidente Prudente, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias e Tecnologia, 2019. Vol. 26, n. 48 (ago., 2019), p. 72-93. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830918533120