Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843 |
Resumo: | Resumo: Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil, torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de vinte alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles. Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidas |
id |
CAMP_ed92b2144516cbc7792d2996667b79c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345524 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTMMental maps in geography teaching : the city of Uberaba - MG by memory and perception of students of the Open University of the Third Age – UFTMIdososMemóriaPercepção geográficaGeografia - Estudo e ensinoEspaço urbanoAgedMemoryGeographical perceptionGeography - Study and teachingUrban space.Mental MapsArtigo originalResumo: Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil, torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de vinte alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles. Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidasAbstract: Considering the current growth of the elderly population in Brazil, it is becoming increasingly necessary to conduct studies that also insert this group in geography teaching. This work aims to contribute in this direction, by examining how elderly people perceive the urban space of Uberaba – MG city through the drawings of mental maps. Therefore, we developed a research at the Open University of the Third Age program, in the Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), having a class of 20 students as participants. The research involved the preparation and analysis of mental maps, which sought to relate the memories of the students with the urban transformations and meanings that the city has for them. It is concluded that working with mental maps can contribute to the rescue of the city's memory and the understanding of the phenomena and urban events by the elderly people, and it is also able to stimulate the active participation of these individuals in society through the articulation with a critical thinking promoted by geography during the activitiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11843CANTO, Tânia Seneme do. Mapas mentais no ensino de geografia: a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM. Formação. Presidente Prudente, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias e Tecnologia, 2019. Vol. 26, n. 48 (ago., 2019), p. 72-93. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345524porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T18:16:16Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345524Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T18:16:16Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM Mental maps in geography teaching : the city of Uberaba - MG by memory and perception of students of the Open University of the Third Age – UFTM |
title |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM |
spellingShingle |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM Canto, Tânia Seneme do, 1983- Idosos Memória Percepção geográfica Geografia - Estudo e ensino Espaço urbano Aged Memory Geographical perception Geography - Study and teaching Urban space. Mental Maps Artigo original |
title_short |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM |
title_full |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM |
title_fullStr |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM |
title_full_unstemmed |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM |
title_sort |
Mapas mentais no ensino de geografia : a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM |
author |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_facet |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idosos Memória Percepção geográfica Geografia - Estudo e ensino Espaço urbano Aged Memory Geographical perception Geography - Study and teaching Urban space. Mental Maps Artigo original |
topic |
Idosos Memória Percepção geográfica Geografia - Estudo e ensino Espaço urbano Aged Memory Geographical perception Geography - Study and teaching Urban space. Mental Maps Artigo original |
description |
Resumo: Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil, torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de vinte alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles. Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843 CANTO, Tânia Seneme do. Mapas mentais no ensino de geografia: a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM. Formação. Presidente Prudente, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias e Tecnologia, 2019. Vol. 26, n. 48 (ago., 2019), p. 72-93. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843 |
identifier_str_mv |
CANTO, Tânia Seneme do. Mapas mentais no ensino de geografia: a cidade de Uberaba - MG pela memória e percepção dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade – UFTM. Formação. Presidente Prudente, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias e Tecnologia, 2019. Vol. 26, n. 48 (ago., 2019), p. 72-93. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11843. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830918533120 |