Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976 |
Resumo: | Resumo: O objetivo da pesquisa é conhecer e refletir aspectos associados à comunicação e as linguagens no espaço, pois na atualidade é possível pensar as linguagens do ensino de Geografia a partir de diversas abordagens teóricas como resultado de formas distintas de entendê-las e apropriá-las. No campo da didática da Geografia, as linguagens e as diversas formas de representação são, geralmente, apreciadas como meios pelos quais crianças e jovens podem progredir na construção de conceitos e na compreensão de fenômenos espaciais |
id |
CAMP_d00d52a87752021204d1ad305235ceaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373122 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteiraPrácticas de lenguaje en la formación de profesores de geografía : una experiencia con mapas, fotografías y el concepto de fronteraLanguage practices in geography teachers training : an experience with maps, photography and the concept of borderGeografia - Estudo e ensinoDidáticaGeography teachingGeography didactisSpatial phenomenaArtigo originalResumo: O objetivo da pesquisa é conhecer e refletir aspectos associados à comunicação e as linguagens no espaço, pois na atualidade é possível pensar as linguagens do ensino de Geografia a partir de diversas abordagens teóricas como resultado de formas distintas de entendê-las e apropriá-las. No campo da didática da Geografia, as linguagens e as diversas formas de representação são, geralmente, apreciadas como meios pelos quais crianças e jovens podem progredir na construção de conceitos e na compreensão de fenômenos espaciaisResumen: Interesa a la investigación conocer y reflexionar aspectos asociados con la comunicación y los lenguajes en el espacio, puesto que en la actualidad es posible pensar los lenguajes en la enseñanza de geografía a partir de diferentes enfoques teóricos, lo que resulta también de maneras distintas de entenderlos y de apropiarlos. En el campo de la didáctica de la geografía, los lenguajes y las diversas formas de representación son generalmente tomados como medios por los cuales niños y jóvenes pueden progresar en la construcción de conceptos y en la comprensión de fenómenos espacialesAbstract: This research aims at knowing and reflecting about comunication and languages of space; taking into account that nowadays it is possible to think about languages on geography teaching from different theoretical approaches which are also different ways of understanding and appropriation. On the field of geography didactics, languages and ways of representation are often taken as means in which children and young people can construct concepts and comprehend spatial phenomenaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14976CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. Anekumene. Bogota. n. 13, p. 35-43, Mar. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373122porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T17:05:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-31T17:05:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira Prácticas de lenguaje en la formación de profesores de geografía : una experiencia con mapas, fotografías y el concepto de frontera Language practices in geography teachers training : an experience with maps, photography and the concept of border |
title |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira |
spellingShingle |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira Canto, Tânia Seneme do, 1983- Geografia - Estudo e ensino Didática Geography teaching Geography didactis Spatial phenomena Artigo original |
title_short |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira |
title_full |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira |
title_fullStr |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira |
title_full_unstemmed |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira |
title_sort |
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira |
author |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_facet |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Didática Geography teaching Geography didactis Spatial phenomena Artigo original |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Didática Geography teaching Geography didactis Spatial phenomena Artigo original |
description |
Resumo: O objetivo da pesquisa é conhecer e refletir aspectos associados à comunicação e as linguagens no espaço, pois na atualidade é possível pensar as linguagens do ensino de Geografia a partir de diversas abordagens teóricas como resultado de formas distintas de entendê-las e apropriá-las. No campo da didática da Geografia, as linguagens e as diversas formas de representação são, geralmente, apreciadas como meios pelos quais crianças e jovens podem progredir na construção de conceitos e na compreensão de fenômenos espaciais |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976 CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. Anekumene. Bogota. n. 13, p. 35-43, Mar. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976 |
identifier_str_mv |
CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. Anekumene. Bogota. n. 13, p. 35-43, Mar. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835179945984 |