Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976
Resumo: Resumo: O objetivo da pesquisa é conhecer e refletir aspectos associados à comunicação e as linguagens no espaço, pois na atualidade é possível pensar as linguagens do ensino de Geografia a partir de diversas abordagens teóricas como resultado de formas distintas de entendê-las e apropriá-las. No campo da didática da Geografia, as linguagens e as diversas formas de representação são, geralmente, apreciadas como meios pelos quais crianças e jovens podem progredir na construção de conceitos e na compreensão de fenômenos espaciais
id CAMP_d00d52a87752021204d1ad305235ceaa
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373122
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteiraPrácticas de lenguaje en la formación de profesores de geografía : una experiencia con mapas, fotografías y el concepto de fronteraLanguage practices in geography teachers training : an experience with maps, photography and the concept of borderGeografia - Estudo e ensinoDidáticaGeography teachingGeography didactisSpatial phenomenaArtigo originalResumo: O objetivo da pesquisa é conhecer e refletir aspectos associados à comunicação e as linguagens no espaço, pois na atualidade é possível pensar as linguagens do ensino de Geografia a partir de diversas abordagens teóricas como resultado de formas distintas de entendê-las e apropriá-las. No campo da didática da Geografia, as linguagens e as diversas formas de representação são, geralmente, apreciadas como meios pelos quais crianças e jovens podem progredir na construção de conceitos e na compreensão de fenômenos espaciaisResumen: Interesa a la investigación conocer y reflexionar aspectos asociados con la comunicación y los lenguajes en el espacio, puesto que en la actualidad es posible pensar los lenguajes en la enseñanza de geografía a partir de diferentes enfoques teóricos, lo que resulta también de maneras distintas de entenderlos y de apropiarlos. En el campo de la didáctica de la geografía, los lenguajes y las diversas formas de representación son generalmente tomados como medios por los cuales niños y jóvenes pueden progresar en la construcción de conceptos y en la comprensión de fenómenos espacialesAbstract: This research aims at knowing and reflecting about comunication and languages of space; taking into account that nowadays it is possible to think about languages on geography teaching from different theoretical approaches which are also different ways of understanding and appropriation. On the field of geography didactics, languages and ways of representation are often taken as means in which children and young people can construct concepts and comprehend spatial phenomenaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14976CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. Anekumene. Bogota. n. 13, p. 35-43, Mar. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373122porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T17:05:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-31T17:05:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
Prácticas de lenguaje en la formación de profesores de geografía : una experiencia con mapas, fotografías y el concepto de frontera
Language practices in geography teachers training : an experience with maps, photography and the concept of border
title Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
spellingShingle Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Geografia - Estudo e ensino
Didática
Geography teaching
Geography didactis
Spatial phenomena
Artigo original
title_short Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
title_full Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
title_fullStr Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
title_full_unstemmed Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
title_sort Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira
author Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_facet Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Tânia Seneme do, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Didática
Geography teaching
Geography didactis
Spatial phenomena
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Didática
Geography teaching
Geography didactis
Spatial phenomena
Artigo original
description Resumo: O objetivo da pesquisa é conhecer e refletir aspectos associados à comunicação e as linguagens no espaço, pois na atualidade é possível pensar as linguagens do ensino de Geografia a partir de diversas abordagens teóricas como resultado de formas distintas de entendê-las e apropriá-las. No campo da didática da Geografia, as linguagens e as diversas formas de representação são, geralmente, apreciadas como meios pelos quais crianças e jovens podem progredir na construção de conceitos e na compreensão de fenômenos espaciais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976
CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. Anekumene. Bogota. n. 13, p. 35-43, Mar. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976
identifier_str_mv CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de linguagem na formação de professores de geografia: uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira. Anekumene. Bogota. n. 13, p. 35-43, Mar. 2017 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14976. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835179945984