Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722 |
Resumo: | Resumo: Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando os mapas como processos e práticas. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no Brasil, esta abordagem, situada no campo da cartografia pós-representacional, entende que os mapas só se realizam quando as pessoas estão envolvidas com eles, portanto, um mapa nunca "é", mas "se torna" um mapa por meio de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que, no atual contexto, a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deixar de olhar somente para a imagem dos mapas para focar também nas interações que se dão com eles parece ser um caminho bastante fértil para se ampliarem as possibilidades do ensino de geografia com mapas, no mundo contemporâneo |
id |
CAMP_59d9f46e0798b457d702af62843aade7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1375222 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidadeOn how maps becomes maps and the cartographic education in contemporaneitySobre como mapas se convierten en mapas y la educación cartográfica en la contemporaneidadCartografia - Estudo e ensinoGeografia - Estudo e ensinoMapasCartography - Study and teachingGeography - Study and teachingMapsCartographic educationGeography teachingMapsProcessPracticeArtigo originalResumo: Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando os mapas como processos e práticas. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no Brasil, esta abordagem, situada no campo da cartografia pós-representacional, entende que os mapas só se realizam quando as pessoas estão envolvidas com eles, portanto, um mapa nunca "é", mas "se torna" um mapa por meio de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que, no atual contexto, a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deixar de olhar somente para a imagem dos mapas para focar também nas interações que se dão com eles parece ser um caminho bastante fértil para se ampliarem as possibilidades do ensino de geografia com mapas, no mundo contemporâneoAbstract: This article aims to contribute to discussions on cartographic education, thinking maps as processes and practices. With little discussion and evaluation through studies and papers in Brazil, this approach, situated in the field of post-representational cartography, implies that maps only take place when people are involved with it, so that a map never "is", but it "becomes" a map through practices, experiences and knowledge. While in the current context mapping is increasingly emerging, multiple and connected, help looking just for the maps image to also focus on interactions that occur with it seems to be a very fertile way to expand the possibilities of geography teaching with maps in the contemporary worldResumen: En este artículo se pretende contribuir con los debates sobre la educación cartográfica, pensandolos mapas como procesos y prácticas. Aunque poco discutido y evaluado en los estudios y trabajos sobre el tema en Brasil, este enfoque, situado en el campo de la cartografía pos- representacional, implica que los mapas sólo tienen lugar cuando las personas están involucradas con ellos, por lo que, un mapa nunca "es", pero "se convierte em" un mapa mediante prácticas, experiencias y conocimientos. Mientras que en el contexto actual o mapeo es cada vez más emergente, múltiple y conectado, dejar de mirar solo para la imagen de los mapas para centrarse también en las interacciones que se producen con ellos parece ser una manera muy fértil para ampliar las posibilidades de la enseñanza de la geografia con mapas en el mundo contemporáneoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15722CANTO, Tânia Seneme do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre. São Paulo, SP. v. 2, n. 45, p. 13-30, jun. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375222porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T19:12:09Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1375222Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-04T19:12:09Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade On how maps becomes maps and the cartographic education in contemporaneity Sobre como mapas se convierten en mapas y la educación cartográfica en la contemporaneidad |
title |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade |
spellingShingle |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade Canto, Tânia Seneme do, 1983- Cartografia - Estudo e ensino Geografia - Estudo e ensino Mapas Cartography - Study and teaching Geography - Study and teaching Maps Cartographic education Geography teaching Maps Process Practice Artigo original |
title_short |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade |
title_full |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade |
title_fullStr |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade |
title_sort |
Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade |
author |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_facet |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Tânia Seneme do, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia - Estudo e ensino Geografia - Estudo e ensino Mapas Cartography - Study and teaching Geography - Study and teaching Maps Cartographic education Geography teaching Maps Process Practice Artigo original |
topic |
Cartografia - Estudo e ensino Geografia - Estudo e ensino Mapas Cartography - Study and teaching Geography - Study and teaching Maps Cartographic education Geography teaching Maps Process Practice Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando os mapas como processos e práticas. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no Brasil, esta abordagem, situada no campo da cartografia pós-representacional, entende que os mapas só se realizam quando as pessoas estão envolvidas com eles, portanto, um mapa nunca "é", mas "se torna" um mapa por meio de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que, no atual contexto, a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deixar de olhar somente para a imagem dos mapas para focar também nas interações que se dão com eles parece ser um caminho bastante fértil para se ampliarem as possibilidades do ensino de geografia com mapas, no mundo contemporâneo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722 CANTO, Tânia Seneme do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre. São Paulo, SP. v. 2, n. 45, p. 13-30, jun. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722 |
identifier_str_mv |
CANTO, Tânia Seneme do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre. São Paulo, SP. v. 2, n. 45, p. 13-30, jun. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835687456768 |