Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722
Resumo: Resumo: Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando os mapas como processos e práticas. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no Brasil, esta abordagem, situada no campo da cartografia pós-representacional, entende que os mapas só se realizam quando as pessoas estão envolvidas com eles, portanto, um mapa nunca "é", mas "se torna" um mapa por meio de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que, no atual contexto, a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deixar de olhar somente para a imagem dos mapas para focar também nas interações que se dão com eles parece ser um caminho bastante fértil para se ampliarem as possibilidades do ensino de geografia com mapas, no mundo contemporâneo
id CAMP_59d9f46e0798b457d702af62843aade7
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1375222
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidadeOn how maps becomes maps and the cartographic education in contemporaneitySobre como mapas se convierten en mapas y la educación cartográfica en la contemporaneidadCartografia - Estudo e ensinoGeografia - Estudo e ensinoMapasCartography - Study and teachingGeography - Study and teachingMapsCartographic educationGeography teachingMapsProcessPracticeArtigo originalResumo: Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando os mapas como processos e práticas. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no Brasil, esta abordagem, situada no campo da cartografia pós-representacional, entende que os mapas só se realizam quando as pessoas estão envolvidas com eles, portanto, um mapa nunca "é", mas "se torna" um mapa por meio de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que, no atual contexto, a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deixar de olhar somente para a imagem dos mapas para focar também nas interações que se dão com eles parece ser um caminho bastante fértil para se ampliarem as possibilidades do ensino de geografia com mapas, no mundo contemporâneoAbstract: This article aims to contribute to discussions on cartographic education, thinking maps as processes and practices. With little discussion and evaluation through studies and papers in Brazil, this approach, situated in the field of post-representational cartography, implies that maps only take place when people are involved with it, so that a map never "is", but it "becomes" a map through practices, experiences and knowledge. While in the current context mapping is increasingly emerging, multiple and connected, help looking just for the maps image to also focus on interactions that occur with it seems to be a very fertile way to expand the possibilities of geography teaching with maps in the contemporary worldResumen: En este artículo se pretende contribuir con los debates sobre la educación cartográfica, pensandolos mapas como procesos y prácticas. Aunque poco discutido y evaluado en los estudios y trabajos sobre el tema en Brasil, este enfoque, situado en el campo de la cartografía pos- representacional, implica que los mapas sólo tienen lugar cuando las personas están involucradas con ellos, por lo que, un mapa nunca "es", pero "se convierte em" un mapa mediante prácticas, experiencias y conocimientos. Mientras que en el contexto actual o mapeo es cada vez más emergente, múltiple y conectado, dejar de mirar solo para la imagen de los mapas para centrarse también en las interacciones que se producen con ellos parece ser una manera muy fértil para ampliar las posibilidades de la enseñanza de la geografia con mapas en el mundo contemporáneoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCanto, Tânia Seneme do, 1983-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15722CANTO, Tânia Seneme do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre. São Paulo, SP. v. 2, n. 45, p. 13-30, jun. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375222porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T19:12:09Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1375222Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-04T19:12:09Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
On how maps becomes maps and the cartographic education in contemporaneity
Sobre como mapas se convierten en mapas y la educación cartográfica en la contemporaneidad
title Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
spellingShingle Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
Canto, Tânia Seneme do, 1983-
Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
Mapas
Cartography - Study and teaching
Geography - Study and teaching
Maps
Cartographic education
Geography teaching
Maps
Process
Practice
Artigo original
title_short Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
title_full Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
title_fullStr Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
title_full_unstemmed Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
title_sort Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade
author Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_facet Canto, Tânia Seneme do, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Tânia Seneme do, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
Mapas
Cartography - Study and teaching
Geography - Study and teaching
Maps
Cartographic education
Geography teaching
Maps
Process
Practice
Artigo original
topic Cartografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino
Mapas
Cartography - Study and teaching
Geography - Study and teaching
Maps
Cartographic education
Geography teaching
Maps
Process
Practice
Artigo original
description Resumo: Este artigo busca contribuir com as discussões acerca da educação cartográfica, pensando os mapas como processos e práticas. Ainda pouco debatida e apreciada nos estudos e trabalhos sobre o tema no Brasil, esta abordagem, situada no campo da cartografia pós-representacional, entende que os mapas só se realizam quando as pessoas estão envolvidas com eles, portanto, um mapa nunca "é", mas "se torna" um mapa por meio de práticas, experiências e conhecimentos. Considerando que, no atual contexto, a cartografia é cada vez mais emergente, múltipla e conectada, deixar de olhar somente para a imagem dos mapas para focar também nas interações que se dão com eles parece ser um caminho bastante fértil para se ampliarem as possibilidades do ensino de geografia com mapas, no mundo contemporâneo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722
CANTO, Tânia Seneme do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre. São Paulo, SP. v. 2, n. 45, p. 13-30, jun. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722
identifier_str_mv CANTO, Tânia Seneme do. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Terra Livre. São Paulo, SP. v. 2, n. 45, p. 13-30, jun. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15722. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835687456768