Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Matheus Carvalho, 1983-
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares, Luís Antônio, 1987-, Diorio, Rafael Fernando, 1983-, Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13313
Resumo: Resumo: Estudantes das novas gerações, imersos num contexto digital, podem demonstrar desmotivações quando inseridos somente em ambientes considerados como tradicionais para ensino de disciplinas como matemática. Planejar ambientes com jogos digitais podem ser uma estratégia lúdica para ensino de matemática e programação de computadores. A presente proposta apresenta desafios no ambiente do jogo educacional com simulador de robôs, Robocode. Os desafios foram construídos a partir das abordagens do Pensamento Computacional e apresentam aportes entre conceitos matemáticos e de programação de computadores para determinar estratégias de comportamento e a programação dos robôs dentro do jogo. Os conteúdos pertinentes à matemática estão relacionados ao ensino e aprendizagem do plano cartesiano e são integrados à linguagem de programação com conceitos introdutórios na orientação à objetos. Os resultados apontam que a integração das disciplinas em um ambiente de jogo, devidamente planejado, pode apoiar o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e computacionais de modo lúdico
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