Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13313 |
Resumo: | Resumo: Estudantes das novas gerações, imersos num contexto digital, podem demonstrar desmotivações quando inseridos somente em ambientes considerados como tradicionais para ensino de disciplinas como matemática. Planejar ambientes com jogos digitais podem ser uma estratégia lúdica para ensino de matemática e programação de computadores. A presente proposta apresenta desafios no ambiente do jogo educacional com simulador de robôs, Robocode. Os desafios foram construídos a partir das abordagens do Pensamento Computacional e apresentam aportes entre conceitos matemáticos e de programação de computadores para determinar estratégias de comportamento e a programação dos robôs dentro do jogo. Os conteúdos pertinentes à matemática estão relacionados ao ensino e aprendizagem do plano cartesiano e são integrados à linguagem de programação com conceitos introdutórios na orientação à objetos. Os resultados apontam que a integração das disciplinas em um ambiente de jogo, devidamente planejado, pode apoiar o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e computacionais de modo lúdico |
id |
CAMP_f022956e76460c4678343279daa154f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362536 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo RobocodeIntegrated learning proposal for mathematics and programing with approaches to computational thinking in the Robocode gamePensamento computacionalEnsino e aprendizagemMatemáticaLinguagem de programação (Computadores)Computational thinkingTeaching and learningMathematicsProgramming languages (Electronic computers)RobocodeArtigo originalResumo: Estudantes das novas gerações, imersos num contexto digital, podem demonstrar desmotivações quando inseridos somente em ambientes considerados como tradicionais para ensino de disciplinas como matemática. Planejar ambientes com jogos digitais podem ser uma estratégia lúdica para ensino de matemática e programação de computadores. A presente proposta apresenta desafios no ambiente do jogo educacional com simulador de robôs, Robocode. Os desafios foram construídos a partir das abordagens do Pensamento Computacional e apresentam aportes entre conceitos matemáticos e de programação de computadores para determinar estratégias de comportamento e a programação dos robôs dentro do jogo. Os conteúdos pertinentes à matemática estão relacionados ao ensino e aprendizagem do plano cartesiano e são integrados à linguagem de programação com conceitos introdutórios na orientação à objetos. Os resultados apontam que a integração das disciplinas em um ambiente de jogo, devidamente planejado, pode apoiar o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e computacionais de modo lúdicoAbstract: Students of new generations, immersed in a digital context, can demonstrate demotivation when inserted only in environments considered as traditional for teaching subjects such as mathematics. Planning environments with digital games can be a playful strategy for teaching mathematics and computer programming. The present proposal presents challenges in the educational game environment with robot simulator, Robocode. The challenges were built from the approaches of Computational Thinking and present contributions between mathematical concepts and computer programming to determine behavior strategies and the programming of robots within the game. The contents relevant to mathematics are related to the teaching and learning of the Cartesian plane and are integrated into the programming language with introductory concepts in object orientation. The results show that the integration of disciplines in a game environment, properly planned, can support the teaching and learning of mathematical and computational content in a playful wayAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMeira, Matheus Carvalho, 1983-Tavares, Luís Antônio, 1987-Diorio, Rafael Fernando, 1983-Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13313MEIRA, Matheus Carvalho et al. Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, 2020. Vol. 23, n. 3 (set./dez., 2020), p. 100-117. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13313. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362536porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T09:22:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-26T09:22:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode Integrated learning proposal for mathematics and programing with approaches to computational thinking in the Robocode game |
title |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode |
spellingShingle |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode Meira, Matheus Carvalho, 1983- Pensamento computacional Ensino e aprendizagem Matemática Linguagem de programação (Computadores) Computational thinking Teaching and learning Mathematics Programming languages (Electronic computers) Robocode Artigo original |
title_short |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode |
title_full |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode |
title_fullStr |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode |
title_full_unstemmed |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode |
title_sort |
Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode |
author |
Meira, Matheus Carvalho, 1983- |
author_facet |
Meira, Matheus Carvalho, 1983- Tavares, Luís Antônio, 1987- Diorio, Rafael Fernando, 1983- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Luís Antônio, 1987- Diorio, Rafael Fernando, 1983- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meira, Matheus Carvalho, 1983- Tavares, Luís Antônio, 1987- Diorio, Rafael Fernando, 1983- Amaral, Sergio Ferreira do, 1954- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento computacional Ensino e aprendizagem Matemática Linguagem de programação (Computadores) Computational thinking Teaching and learning Mathematics Programming languages (Electronic computers) Robocode Artigo original |
topic |
Pensamento computacional Ensino e aprendizagem Matemática Linguagem de programação (Computadores) Computational thinking Teaching and learning Mathematics Programming languages (Electronic computers) Robocode Artigo original |
description |
Resumo: Estudantes das novas gerações, imersos num contexto digital, podem demonstrar desmotivações quando inseridos somente em ambientes considerados como tradicionais para ensino de disciplinas como matemática. Planejar ambientes com jogos digitais podem ser uma estratégia lúdica para ensino de matemática e programação de computadores. A presente proposta apresenta desafios no ambiente do jogo educacional com simulador de robôs, Robocode. Os desafios foram construídos a partir das abordagens do Pensamento Computacional e apresentam aportes entre conceitos matemáticos e de programação de computadores para determinar estratégias de comportamento e a programação dos robôs dentro do jogo. Os conteúdos pertinentes à matemática estão relacionados ao ensino e aprendizagem do plano cartesiano e são integrados à linguagem de programação com conceitos introdutórios na orientação à objetos. Os resultados apontam que a integração das disciplinas em um ambiente de jogo, devidamente planejado, pode apoiar o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos e computacionais de modo lúdico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13313 MEIRA, Matheus Carvalho et al. Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, 2020. Vol. 23, n. 3 (set./dez., 2020), p. 100-117. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13313. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13313 |
identifier_str_mv |
MEIRA, Matheus Carvalho et al. Proposta de aprendizagem Integrada de matemática e programação com abordagens do pensamento computacional no jogo Robocode. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, 2020. Vol. 23, n. 3 (set./dez., 2020), p. 100-117. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13313. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832804921344 |