Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayoub, Eliana, 1966-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14376
Resumo: Agradecimentos: Agradecimento à pesquisadora Eliana de Toledo pelo incentivo à escrita deste ensaio e pelas suas contribuições
id CAMP_f2e6891cb6eaa3910f92503c6fb6cd5d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368561
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidadeGymnastics for all : towards a pedagogy of diversityGimnasia para todas, todes y todos : hacia una pedagogía de la diversidadArtigo originalGinástica para todosDiversidadeEducação emancipatóriaEducação democraticaPreconceitoGymnastics for everyoneDiversityEmancipatory educationDemocratic educationPrejudiceAgradecimentos: Agradecimento à pesquisadora Eliana de Toledo pelo incentivo à escrita deste ensaio e pelas suas contribuiçõesResumo: Neste ensaio, tenho o objetivo de compartilhar reflexões acerca da ginástica para todos (GPT), aqui denominada como ginástica para todas, todes e todos, em diálogo com uma perspectiva de educação emancipatória, humanizadora, democrática e antirracista, tendo em vista uma pedagogia da diversidade. Trata-se de um estudo bibliográfico. A concepção de GPT que sustenta minhas pesquisas e docência como professora universitária, apoia-se na proposta de GPT do Grupo Ginástico Unicamp, cujo princípio metodológico fundamental consiste em potencializar as interações humanas. Experimentar nossa inteireza nas relações humanas requer, necessariamente, uma abertura intencional à diversidade de sujeitos, de corpos e de práticas, à pluralidade de culturas e à circulação de conhecimentos e saberes oriundos de diferentes grupos sociais. Requer, inevitavelmente, juntarmo-nos à luta por uma educação antirracista, por uma pedagogia da diversidade. Enfatizo, portanto, a urgência de consolidarmos uma GPT que abra cada vez mais espaço para todas as pessoas, assumindo até mesmo uma linguagem de gênero mais inclusiva e abrangente em sua nomenclatura. Daí minha proposta de anunciarmos uma ginástica para todas, todes e todos, com todas, todes e todos, por todas, todes e todos. Penso que essa GPT vem sendo construída e praticada no Brasil, assim como em outros países. Entretanto, sublinho a premência de aprofundarmos nossos estudos e nossas práticas em direção ao fortalecimento de uma pedagogia da diversidade na GPT. Essa é uma responsabilidade ética, estética e política de todas, todes e todos nós que defendemos uma educação emancipatória, humanizadora, democrática e antirracistaAbstract: In this essay, I have the goal of to share reflections on GPT from studies that I have been carrying out in dialogue with a perspective of emancipatory, humanizing, democraticandanti-racist education, with a view to a pedagogy of diversity. This is a bibliographical study. The conception of GPT that supports my researchand teaching as a university professor, is based onthe GPT proposal of Grupo Ginástico Unicamp, whose fundamental methodological principle is to enhance human interactions. Experiencing our wholeness in human relations necessarily requires an intentional openness to the diversity of people, of bodies and of practices, to the plurality of cultures and to the circulation of knowledge from different social groups. It inevitably requires us to join the fightfor an anti-racist education, for a pedagogy of diversity.I therefore emphasize the urgency of consolidating a GPT that opens up more and more space for everyone, even assuming a more inclusive and comprehensive gender language in its nomenclature. Hence my proposal to announce a gymnastics for all and with all. I think that this GPT is being built and practiced in Brazil, as well as in other countries. However, I underline the urgency of deepening our studies and our practices towards strengthening a pedagogy of diversity in the GPT. This is an ethical, aestheticand politicalresponsibility of all of us who defend a emancipatory, humanizing, democraticand anti-racist educationResumen: En este ensayo, mi objetivo es compartir reflexiones sobre GPT a partir de estudios que vengo realizando en diálogo con una perspectiva de educación emancipadora, humanizadora, democrática yantirracista, con vistas a una pedagogía de la diversidad. Se trata de un estudio bibliográfico. La concepción de GPT que sustenta mis investigaciones y mi práctica como profesora universitaria, se sustenta en la propuesta de GPT del Grupo Ginástico Unicamp, cuyo principio metodológico fundamental es potencializar las interacciones humanas. Experimentar nuestra totalidad en las relaciones humanas requiere, necesariamente, una apertura intencional a la diversidad de sujetos, de cuerpos y de prácticas, a la pluralidad de culturas y a la circulación de conocimientos y saberes de diferentes grupos sociales. Requiere, inevitablemente, que nos unamos a la lucha por una educación antirracista, por una pedagogía de la diversidad. Enfatizo, por lo tanto,la urgencia de consolidar una GPT que abra cada vez más espacio para todas las personas, incluso asumiendo un lenguaje de género más inclusivo en su nomenclatura. De ahí mi propuesta de anunciar una gimnasia para todas, todes y todos, con todas, todes y todos, por todas, todes y todos. Creo que esta GPT se está construyendo ypracticando en Brasil, así como en otros países. Sin embargo, subrayo la urgencia de profundizar nuestros estudios y nuestras prácticas hacia el fortalecimiento de una pedagogía de la diversidad en la GPT. Esta es una responsabilidad ética, estética y política de todas, todes y todos los que defendemos una educación emancipatoria, humanizadora, democráticay antirracistaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAyoub, Eliana, 1966-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14376AYOUB, Eliana. Ginástica para todas, todes e todos: por uma pedagogia da diversidade. Conexões: educação física, esporte e saúde. Campinas, SP. v. 20, e022040, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14376. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368561porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T15:15:18Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368561Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-12T15:15:18Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
Gymnastics for all : towards a pedagogy of diversity
Gimnasia para todas, todes y todos : hacia una pedagogía de la diversidad
title Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
spellingShingle Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
Ayoub, Eliana, 1966-
Artigo original
Ginástica para todos
Diversidade
Educação emancipatória
Educação democratica
Preconceito
Gymnastics for everyone
Diversity
Emancipatory education
Democratic education
Prejudice
title_short Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
title_full Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
title_fullStr Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
title_full_unstemmed Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
title_sort Ginástica para todas, todes e todos : por uma pedagogia da diversidade
author Ayoub, Eliana, 1966-
author_facet Ayoub, Eliana, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Ginástica para todos
Diversidade
Educação emancipatória
Educação democratica
Preconceito
Gymnastics for everyone
Diversity
Emancipatory education
Democratic education
Prejudice
topic Artigo original
Ginástica para todos
Diversidade
Educação emancipatória
Educação democratica
Preconceito
Gymnastics for everyone
Diversity
Emancipatory education
Democratic education
Prejudice
description Agradecimentos: Agradecimento à pesquisadora Eliana de Toledo pelo incentivo à escrita deste ensaio e pelas suas contribuições
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14376
AYOUB, Eliana. Ginástica para todas, todes e todos: por uma pedagogia da diversidade. Conexões: educação física, esporte e saúde. Campinas, SP. v. 20, e022040, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14376. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14376
identifier_str_mv AYOUB, Eliana. Ginástica para todas, todes e todos: por uma pedagogia da diversidade. Conexões: educação física, esporte e saúde. Campinas, SP. v. 20, e022040, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14376. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833992957952