Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vanessa Regina de Oliveira, 1982-
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nichols, Guilherme, 1987-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11306
Resumo: Resumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação
id CAMP_f51112dbc4584cea59e8c8288532ba13
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170082
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuaisDeaf literature and primary school : cultural recoveries from a translation model with visual specificitiesLittérature sourde et enseignement primaire : renaissance culturelle a partir d'un modèle de traduction avec caracteristiques visuellesSurdezLiteratura surdaDeafnessDeaf literaturePedagogia visualPedagogia surdaArtigo de revisãoResumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criaçãoAbstract : The present work will concentrate on the description of deaf literature, based on a bibliographic review of children's literature in general, and of specific work concerning visual pedagogy, in the specific field of deafness. We will, in addition, reflect on the translation work of a literary piece for elementary education deaf students, by the author Ziraldo Alves Pinto, in a school in the municipal system of Campinas (in the State of São Paulo), which is engaged in a project of bilingual education for the deaf. The translation work was performed by a deaf educator that is part of the team of the bilingual school. The narrative (in Libras - the Brazilian sign language) of the translated work by the pupils was recorded, and from those narratives we carried out some survey on reading, intervention and creative workRésumé : Cet article se concentrera sur la description de ce que nous appelons la littérature sourde, on réalise une revue de la littérature pour enfants de manière générale et du travail spécifique autour de la pédagogie visuelle, dans le domaine de la surdité. En plus, on fait une réflexion sur une traduction d'une œuvre littéraire de Ziraldo Alves Pinto pour les apprenants sourds dans une école primaire, une école publique à Campinas, qui est engagée dans un projet d'éducation bilingue pour les sourds. Le travail de traduction a été réalisé par un enseignant sourd de l'école bilingue dont il fait partie. Nous nous sommes tournés vers les nouvelles versions de la traduction de l'œuvre par les apprenants sourds. Avec les histoires produites en Libras (langue des signes brésilienne) produites par des apprenants sourds, nous avons fait quelques études sur la lecture, la création et l'interventionAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Vanessa Regina de Oliveira, 1982-Nichols, Guilherme, 1987-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11306MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; NICHOLS, Guilherme. Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 133 (out./dez., 2015), p. 1041-1058 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11306. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170082porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T16:25:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170082Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-20T16:25:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
Deaf literature and primary school : cultural recoveries from a translation model with visual specificities
Littérature sourde et enseignement primaire : renaissance culturelle a partir d'un modèle de traduction avec caracteristiques visuelles
title Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
spellingShingle Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
Martins, Vanessa Regina de Oliveira, 1982-
Surdez
Literatura surda
Deafness
Deaf literature
Pedagogia visual
Pedagogia surda
Artigo de revisão
title_short Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_full Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_fullStr Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_full_unstemmed Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_sort Literatura surda e ensino fundamental : resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
author Martins, Vanessa Regina de Oliveira, 1982-
author_facet Martins, Vanessa Regina de Oliveira, 1982-
Nichols, Guilherme, 1987-
author_role author
author2 Nichols, Guilherme, 1987-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vanessa Regina de Oliveira, 1982-
Nichols, Guilherme, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Literatura surda
Deafness
Deaf literature
Pedagogia visual
Pedagogia surda
Artigo de revisão
topic Surdez
Literatura surda
Deafness
Deaf literature
Pedagogia visual
Pedagogia surda
Artigo de revisão
description Resumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11306
MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; NICHOLS, Guilherme. Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 133 (out./dez., 2015), p. 1041-1058 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11306. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11306
identifier_str_mv MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira; NICHOLS, Guilherme. Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 133 (out./dez., 2015), p. 1041-1058 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11306. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170082
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030818541142016