Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Vanessa Regina de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira,Guilherme Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041
Resumo: Resumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação.
id CEDES-1_624238dbee08d16d1aa59c24af2c7b51
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302015000401041
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuaisRevisão da literatura surdaPedagogia visualPedagogia surdaSurdezResumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041Educação & Sociedade v.36 n.133 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015132473info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Vanessa Regina de OliveiraOliveira,Guilherme Silva depor2016-01-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000401041Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2016-01-15T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
spellingShingle Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
Martins,Vanessa Regina de Oliveira
Revisão da literatura surda
Pedagogia visual
Pedagogia surda
Surdez
title_short Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_full Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_fullStr Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_full_unstemmed Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
title_sort Literatura surda e ensino fundamental: resgates culturais a partir de um modelo tradutório com especificidades visuais
author Martins,Vanessa Regina de Oliveira
author_facet Martins,Vanessa Regina de Oliveira
Oliveira,Guilherme Silva de
author_role author
author2 Oliveira,Guilherme Silva de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Vanessa Regina de Oliveira
Oliveira,Guilherme Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão da literatura surda
Pedagogia visual
Pedagogia surda
Surdez
topic Revisão da literatura surda
Pedagogia visual
Pedagogia surda
Surdez
description Resumo: O presente trabalho versará sobre a descrição do que é literatura surda a partir de uma revisão bibliográfica da literatura infantil e dos trabalhos específicos em torno da pedagogia visual, no campo específico da surdez. Faremos, além disso, uma reflexão sobre o trabalho tradutório de uma obra literária do autor Ziraldo Alves Pinto para alunos surdos do ensino fundamental I, de uma escola da rede municipal de Campinas, que está engajada em um projeto de educação bilíngue para surdos. O trabalho tradutório foi realizado por um educador surdo que faz parte da equipe da escola bilíngue. Foram gravados recontos da obra pelos alunos surdos, e a partir das narrativas produzidas, em Libras - Língua brasileira de sinais - fizemos alguns levantamentos sobre leitura, intervenção e criação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000401041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302015132473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.36 n.133 2015
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555946434560