Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) - Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa B; e também do SAE-CNPq-Unicamp |
id |
CAMP_fbd3224f1719043ad0b2489243fe8779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267449 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorreguladaLearning styles : proposal for a semiautomatic support questionnaire for self-regulated learningEstilo de aprendizagemAutorregulação - AprendizagemAutoeficáciaAutodidatismoLearning stylesSelf-regulated learningSelf efficacySelf-cultureMapas conceituais estendidosExtended concept mapsArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) - Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa B; e também do SAE-CNPq-UnicampResumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagemAbstract: This work describes the development of a semiautomatic electronic questionnaire, based on the Learning Styles Analysis Process algorithm using Extended Concept Maps. Its implementation will represent an alternative for the dynamic analysis of Learning Styles and the training of students to produce their self-assessment and also self-regulated learning. We use Google Spreadsheets for develop the questionnaire and for the storing data, and CmapTools for visualization. The preliminary results, demonstrated in the concept case, confirm that the questionnaire is able to reveal and adequately represent the Learning Styles. Therefore, it is intended that in the next phase of this research, an wide application of the questionnaire will be carried out, with the objective of identifying the accuracy of the Learning Styles identifying process, and the development of a report to guide the student in his learning strategiesCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZambon, Antonio Carlos, 1965-Fujimoto, Enzo Juniti, 2000-Gomes, Higor Augusto, 1993-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8774ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti; GOMES, Higor Augusto. Estilos de aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. Revista ibérica de sistemas e tecnologias de informação. Gondomar. n. 42, p. 136-151, jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267449porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T13:56:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267449Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T13:56:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada Learning styles : proposal for a semiautomatic support questionnaire for self-regulated learning |
title |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
spellingShingle |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada Zambon, Antonio Carlos, 1965- Estilo de aprendizagem Autorregulação - Aprendizagem Autoeficácia Autodidatismo Learning styles Self-regulated learning Self efficacy Self-culture Mapas conceituais estendidos Extended concept maps Artigo original |
title_short |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_full |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_fullStr |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_full_unstemmed |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_sort |
Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
author |
Zambon, Antonio Carlos, 1965- |
author_facet |
Zambon, Antonio Carlos, 1965- Fujimoto, Enzo Juniti, 2000- Gomes, Higor Augusto, 1993- |
author_role |
author |
author2 |
Fujimoto, Enzo Juniti, 2000- Gomes, Higor Augusto, 1993- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambon, Antonio Carlos, 1965- Fujimoto, Enzo Juniti, 2000- Gomes, Higor Augusto, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilo de aprendizagem Autorregulação - Aprendizagem Autoeficácia Autodidatismo Learning styles Self-regulated learning Self efficacy Self-culture Mapas conceituais estendidos Extended concept maps Artigo original |
topic |
Estilo de aprendizagem Autorregulação - Aprendizagem Autoeficácia Autodidatismo Learning styles Self-regulated learning Self efficacy Self-culture Mapas conceituais estendidos Extended concept maps Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) - Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa B; e também do SAE-CNPq-Unicamp |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774 ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti; GOMES, Higor Augusto. Estilos de aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. Revista ibérica de sistemas e tecnologias de informação. Gondomar. n. 42, p. 136-151, jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774 |
identifier_str_mv |
ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti; GOMES, Higor Augusto. Estilos de aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. Revista ibérica de sistemas e tecnologias de informação. Gondomar. n. 42, p. 136-151, jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030827737153536 |