Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambon, Antonio Carlos, 1965-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fujimoto, Enzo Juniti, 2000-, Gomes, Higor Augusto, 1993-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) - Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa B; e também do SAE-CNPq-Unicamp
id CAMP_fbd3224f1719043ad0b2489243fe8779
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267449
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorreguladaLearning styles : proposal for a semiautomatic support questionnaire for self-regulated learningEstilo de aprendizagemAutorregulação - AprendizagemAutoeficáciaAutodidatismoLearning stylesSelf-regulated learningSelf efficacySelf-cultureMapas conceituais estendidosExtended concept mapsArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) - Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa B; e também do SAE-CNPq-UnicampResumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagemAbstract: This work describes the development of a semiautomatic electronic questionnaire, based on the Learning Styles Analysis Process algorithm using Extended Concept Maps. Its implementation will represent an alternative for the dynamic analysis of Learning Styles and the training of students to produce their self-assessment and also self-regulated learning. We use Google Spreadsheets for develop the questionnaire and for the storing data, and CmapTools for visualization. The preliminary results, demonstrated in the concept case, confirm that the questionnaire is able to reveal and adequately represent the Learning Styles. Therefore, it is intended that in the next phase of this research, an wide application of the questionnaire will be carried out, with the objective of identifying the accuracy of the Learning Styles identifying process, and the development of a report to guide the student in his learning strategiesCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZambon, Antonio Carlos, 1965-Fujimoto, Enzo Juniti, 2000-Gomes, Higor Augusto, 1993-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8774ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti; GOMES, Higor Augusto. Estilos de aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. Revista ibérica de sistemas e tecnologias de informação. Gondomar. n. 42, p. 136-151, jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267449porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T13:56:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267449Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T13:56:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
Learning styles : proposal for a semiautomatic support questionnaire for self-regulated learning
title Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
spellingShingle Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
Zambon, Antonio Carlos, 1965-
Estilo de aprendizagem
Autorregulação - Aprendizagem
Autoeficácia
Autodidatismo
Learning styles
Self-regulated learning
Self efficacy
Self-culture
Mapas conceituais estendidos
Extended concept maps
Artigo original
title_short Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_full Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_fullStr Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_full_unstemmed Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_sort Estilos de aprendizagem : proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
author Zambon, Antonio Carlos, 1965-
author_facet Zambon, Antonio Carlos, 1965-
Fujimoto, Enzo Juniti, 2000-
Gomes, Higor Augusto, 1993-
author_role author
author2 Fujimoto, Enzo Juniti, 2000-
Gomes, Higor Augusto, 1993-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambon, Antonio Carlos, 1965-
Fujimoto, Enzo Juniti, 2000-
Gomes, Higor Augusto, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo de aprendizagem
Autorregulação - Aprendizagem
Autoeficácia
Autodidatismo
Learning styles
Self-regulated learning
Self efficacy
Self-culture
Mapas conceituais estendidos
Extended concept maps
Artigo original
topic Estilo de aprendizagem
Autorregulação - Aprendizagem
Autoeficácia
Autodidatismo
Learning styles
Self-regulated learning
Self efficacy
Self-culture
Mapas conceituais estendidos
Extended concept maps
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) - Chamada MCTIC/CNPq No 28/2018 - Universal/Faixa B; e também do SAE-CNPq-Unicamp
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774
ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti; GOMES, Higor Augusto. Estilos de aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. Revista ibérica de sistemas e tecnologias de informação. Gondomar. n. 42, p. 136-151, jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774
identifier_str_mv ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti; GOMES, Higor Augusto. Estilos de aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. Revista ibérica de sistemas e tecnologias de informação. Gondomar. n. 42, p. 136-151, jun. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8774. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827737153536