Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel-Santos, Aline Guilherme
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16611
Resumo: Resumo: Atualmente, a docência não é mais considerada como um ato diretivo, e sim, dinâmico, planejado, intencional e complexo, tal como preconiza o construto da autorregulação da aprendizagem No ensino superior não basta que os professores dominem os saberes científicos e específicos de sua área de conhecimento Há uma necessidade de investir em ações que tornem seus estudantes mais estratégicos Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva com ênfase na aprendizagem autorregulada Apresenta como objetivo geral avaliar a eficácia de uma intervenção colaborativa nos processos autorregulatórios e nas crenças de autoeficácia de um professor do Ensino Superior e de seus estudantes em relação à uma disciplina ofertada pelo curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná Trata-se de um de estudo quase-experimental com pré-teste e pós-teste Foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção colaborativa organizada em 1 sessões entre pesquisadora e docente distribuídas ao longo das 16 semanas de aulas ministradas pela docente, e pós-teste Participaram da pesquisa uma docente e vinte estudantes da terceira série de Pedagogia Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada junto à docente uma entrevista semiestruturada com quatro questões acerca do conhecimento e aplicação das estratégias de aprendizagem, e uma escala que avalia a crença de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios com seus estudantes Junto aos estudantes, também em situação de pré e pós-teste foram aplicados duas escalas, sendo uma para avaliar a crença de autoeficácia no ensino superior e outra para avaliar os processos autorregulatórios Ao longo do processo interventivo colaborativo foram desenvolvidas ações para que a docente estimulasse o envolvimento do estudante no próprio processo de aprendizagem Todas essas ações estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos A docente relatou que passou a valorizar esse processo e que, por isso, buscou organizar condições em sala de aula para levá-los a colocar em prática estratégias de aprendizagem de modo que lidassem com o conhecimento de forma mais organizada e profunda A análise dos dados revelou que o conhecimento aplicado e as crenças de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios melhoraram com a intervenção colaborativa Em relação aos estudantes, foram evidenciadas diferenças significativas ao comparar o pré-teste e o pós-teste, tanto nas crenças de autoeficácia na formação superior, com destaque à autoeficácia acadêmica, quanto nos processos autorregulatórios dos estudantes, com destaque para a subescala Seleção de Ideias Principais Relatos de observação do processo interventivo foram analisados e discutidos Frente aos resultados alcançados, é possível inferir que, de modo colaborativo, a formação de docentes no constructo da aprendizagem autorregulada contribui com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ambiente universitário Pesquisas que respeitem os saberes e práticas docente, tal como a pesquisa colaborativa, revelam um ganho para a pesquisa em educação, visto que se amplia o conhecimento de ambos autores, participante e pesquisador, e por conseguinte, de estudantes e do próprio saber cientifico
id UEL_35598e42b9ce59763366436392c0b29f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16611
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativaAprendizagemAutorregulaçãoAutoeficáciaEnsino superiorIntervenção colaborativaLearningSelf-efficacyHigher educationCollaborative interventionSelf-regulationResumo: Atualmente, a docência não é mais considerada como um ato diretivo, e sim, dinâmico, planejado, intencional e complexo, tal como preconiza o construto da autorregulação da aprendizagem No ensino superior não basta que os professores dominem os saberes científicos e específicos de sua área de conhecimento Há uma necessidade de investir em ações que tornem seus estudantes mais estratégicos Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva com ênfase na aprendizagem autorregulada Apresenta como objetivo geral avaliar a eficácia de uma intervenção colaborativa nos processos autorregulatórios e nas crenças de autoeficácia de um professor do Ensino Superior e de seus estudantes em relação à uma disciplina ofertada pelo curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná Trata-se de um de estudo quase-experimental com pré-teste e pós-teste Foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção colaborativa organizada em 1 sessões entre pesquisadora e docente distribuídas ao longo das 16 semanas de aulas ministradas pela docente, e pós-teste Participaram da pesquisa uma docente e vinte estudantes da terceira série de Pedagogia Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada junto à docente uma entrevista semiestruturada com quatro questões acerca do conhecimento e aplicação das estratégias de aprendizagem, e uma escala que avalia a crença de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios com seus estudantes Junto aos estudantes, também em situação de pré e pós-teste foram aplicados duas escalas, sendo uma para avaliar a crença de autoeficácia no ensino superior e outra para avaliar os processos autorregulatórios Ao longo do processo interventivo colaborativo foram desenvolvidas ações para que a docente estimulasse o envolvimento do estudante no próprio processo de aprendizagem Todas essas ações estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos A docente relatou que passou a valorizar esse processo e que, por isso, buscou organizar condições em sala de aula para levá-los a colocar em prática estratégias de aprendizagem de modo que lidassem com o conhecimento de forma mais organizada e profunda A análise dos dados revelou que o conhecimento aplicado e as crenças de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios melhoraram com a intervenção colaborativa Em relação aos estudantes, foram evidenciadas diferenças significativas ao comparar o pré-teste e o pós-teste, tanto nas crenças de autoeficácia na formação superior, com destaque à autoeficácia acadêmica, quanto nos processos autorregulatórios dos estudantes, com destaque para a subescala Seleção de Ideias Principais Relatos de observação do processo interventivo foram analisados e discutidos Frente aos resultados alcançados, é possível inferir que, de modo colaborativo, a formação de docentes no constructo da aprendizagem autorregulada contribui com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ambiente universitário Pesquisas que respeitem os saberes e práticas docente, tal como a pesquisa colaborativa, revelam um ganho para a pesquisa em educação, visto que se amplia o conhecimento de ambos autores, participante e pesquisador, e por conseguinte, de estudantes e do próprio saber cientificoTese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Currently, teaching is no longer considered a directive act, but dynamic, planned, intentional and complex, as advocated by the self-regulation of learning construct In higher education, it is not enough for teachers to master scientific and specific knowledge in their area of knowledge There is a need to invest in actions that make students more strategic This research is based on the perspective of Social Cognitive Theory with an emphasis on self-regulated learning Its general objective is to evaluate the effectiveness of a collaborative intervention in the self-regulatory processes and in the self-efficacy beliefs of a Higher Education professor and his students in relation to a discipline offered by the Pedagogy course of a public institution in Paraná This is a quasi-experimental study with pre-test and post-test It was divided into three phases: pre-test; collaborative intervention organized in 1 sessions between researcher and professor distributed over the 16 weeks of classes taught by the professor, and post test A professor and twenty students from the third series of Pedagogy participated in the research In the pre- and post-test phases, a semi-structured interview with four questions about the knowledge and application of learning strategies was applied to the professor, and a scale that assesses the belief in teacher self-efficacy to promote self-regulatory processes with their students Two scales were applied to students, also in a pre- and post-test situation, one to assess the belief in self-efficacy in higher education and the other to assess self-regulatory processes Throughout the collaborative interventional process, actions were developed for the professor to stimulate the student's involvement in the learning process itself All of these actions are related to the development of cognitive, metacognitive and resource management strategies The professor reported that she started to value this process and, therefore, she sought to organize conditions in the classroom to get them to put in practice learning strategies so that they dealt with knowledge in a more organized and profound way The analysis of the data revealed that the applied knowledge and the beliefs of teaching self-efficacy to promote self-regulatory processes improved with the collaborative intervention In relation to students, significant differences were evidenced when comparing the pre-test and the post-test, both in the beliefs of self efficacy in higher education, with emphasis on academic self-efficacy, and in the self regulatory processes of students, with emphasis on the subscale Selection of Main Ideas Reports of observation of the intervention process were analyzed and discussed In view of the results achieved, it is possible to infer that, in a collaborative way, the training of teachers in the construct of self-regulated learning contributes to the development of the teaching and learning process of students in the university environment Researches that respect teaching knowledge and practices, such as collaborative research, reveal a gain for research in education, since the knowledge of both authors, participant and researcher, and, consequently, of students and of scientific knowledge itself, expandsAlliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Boruchovitch, EvelyGanda, Danielle RibeiroBzuneck, José AloyseoOliveira, Francismara Neves deMaciel-Santos, Aline Guilherme2024-05-01T15:13:08Z2024-05-01T15:13:08Z2021.0026.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16611porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
title Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
spellingShingle Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
Maciel-Santos, Aline Guilherme
Aprendizagem
Autorregulação
Autoeficácia
Ensino superior
Intervenção colaborativa
Learning
Self-efficacy
Higher education
Collaborative intervention
Self-regulation
title_short Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
title_full Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
title_fullStr Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
title_full_unstemmed Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
title_sort Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
author Maciel-Santos, Aline Guilherme
author_facet Maciel-Santos, Aline Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]
Boruchovitch, Evely
Ganda, Danielle Ribeiro
Bzuneck, José Aloyseo
Oliveira, Francismara Neves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel-Santos, Aline Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Autorregulação
Autoeficácia
Ensino superior
Intervenção colaborativa
Learning
Self-efficacy
Higher education
Collaborative intervention
Self-regulation
topic Aprendizagem
Autorregulação
Autoeficácia
Ensino superior
Intervenção colaborativa
Learning
Self-efficacy
Higher education
Collaborative intervention
Self-regulation
description Resumo: Atualmente, a docência não é mais considerada como um ato diretivo, e sim, dinâmico, planejado, intencional e complexo, tal como preconiza o construto da autorregulação da aprendizagem No ensino superior não basta que os professores dominem os saberes científicos e específicos de sua área de conhecimento Há uma necessidade de investir em ações que tornem seus estudantes mais estratégicos Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva com ênfase na aprendizagem autorregulada Apresenta como objetivo geral avaliar a eficácia de uma intervenção colaborativa nos processos autorregulatórios e nas crenças de autoeficácia de um professor do Ensino Superior e de seus estudantes em relação à uma disciplina ofertada pelo curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná Trata-se de um de estudo quase-experimental com pré-teste e pós-teste Foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção colaborativa organizada em 1 sessões entre pesquisadora e docente distribuídas ao longo das 16 semanas de aulas ministradas pela docente, e pós-teste Participaram da pesquisa uma docente e vinte estudantes da terceira série de Pedagogia Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada junto à docente uma entrevista semiestruturada com quatro questões acerca do conhecimento e aplicação das estratégias de aprendizagem, e uma escala que avalia a crença de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios com seus estudantes Junto aos estudantes, também em situação de pré e pós-teste foram aplicados duas escalas, sendo uma para avaliar a crença de autoeficácia no ensino superior e outra para avaliar os processos autorregulatórios Ao longo do processo interventivo colaborativo foram desenvolvidas ações para que a docente estimulasse o envolvimento do estudante no próprio processo de aprendizagem Todas essas ações estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos A docente relatou que passou a valorizar esse processo e que, por isso, buscou organizar condições em sala de aula para levá-los a colocar em prática estratégias de aprendizagem de modo que lidassem com o conhecimento de forma mais organizada e profunda A análise dos dados revelou que o conhecimento aplicado e as crenças de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios melhoraram com a intervenção colaborativa Em relação aos estudantes, foram evidenciadas diferenças significativas ao comparar o pré-teste e o pós-teste, tanto nas crenças de autoeficácia na formação superior, com destaque à autoeficácia acadêmica, quanto nos processos autorregulatórios dos estudantes, com destaque para a subescala Seleção de Ideias Principais Relatos de observação do processo interventivo foram analisados e discutidos Frente aos resultados alcançados, é possível inferir que, de modo colaborativo, a formação de docentes no constructo da aprendizagem autorregulada contribui com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ambiente universitário Pesquisas que respeitem os saberes e práticas docente, tal como a pesquisa colaborativa, revelam um ganho para a pesquisa em educação, visto que se amplia o conhecimento de ambos autores, participante e pesquisador, e por conseguinte, de estudantes e do próprio saber cientifico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T15:13:08Z
2024-05-01T15:13:08Z
26.03.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16611
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823235829661696