Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136 |
Resumo: | Resumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem. |
id |
RCAP_f865c70eed899b93e2392aed0904def1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-98952021000200136 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorreguladaEstilos de AprendizagemMapas Conceituais EstendidosAprendizagem AutorreguladaAutoeficáciaAutodidatismoResumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.42 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136Zambon,Antonio CarlosFujimoto,Enzo JunitiGomes,Higor Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:25Zoai:scielo:S1646-98952021000200136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:14.405834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
spellingShingle |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada Zambon,Antonio Carlos Estilos de Aprendizagem Mapas Conceituais Estendidos Aprendizagem Autorregulada Autoeficácia Autodidatismo |
title_short |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_full |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_fullStr |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_full_unstemmed |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
title_sort |
Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada |
author |
Zambon,Antonio Carlos |
author_facet |
Zambon,Antonio Carlos Fujimoto,Enzo Juniti Gomes,Higor Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Fujimoto,Enzo Juniti Gomes,Higor Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambon,Antonio Carlos Fujimoto,Enzo Juniti Gomes,Higor Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estilos de Aprendizagem Mapas Conceituais Estendidos Aprendizagem Autorregulada Autoeficácia Autodidatismo |
topic |
Estilos de Aprendizagem Mapas Conceituais Estendidos Aprendizagem Autorregulada Autoeficácia Autodidatismo |
description |
Resumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.42 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137367978672128 |