Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambon,Antonio Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fujimoto,Enzo Juniti, Gomes,Higor Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136
Resumo: Resumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem.
id RCAP_f865c70eed899b93e2392aed0904def1
oai_identifier_str oai:scielo:S1646-98952021000200136
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorreguladaEstilos de AprendizagemMapas Conceituais EstendidosAprendizagem AutorreguladaAutoeficáciaAutodidatismoResumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem.AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.42 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136Zambon,Antonio CarlosFujimoto,Enzo JunitiGomes,Higor Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:25Zoai:scielo:S1646-98952021000200136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:14.405834Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
spellingShingle Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
Zambon,Antonio Carlos
Estilos de Aprendizagem
Mapas Conceituais Estendidos
Aprendizagem Autorregulada
Autoeficácia
Autodidatismo
title_short Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_full Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_fullStr Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_full_unstemmed Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
title_sort Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada
author Zambon,Antonio Carlos
author_facet Zambon,Antonio Carlos
Fujimoto,Enzo Juniti
Gomes,Higor Augusto
author_role author
author2 Fujimoto,Enzo Juniti
Gomes,Higor Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambon,Antonio Carlos
Fujimoto,Enzo Juniti
Gomes,Higor Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de Aprendizagem
Mapas Conceituais Estendidos
Aprendizagem Autorregulada
Autoeficácia
Autodidatismo
topic Estilos de Aprendizagem
Mapas Conceituais Estendidos
Aprendizagem Autorregulada
Autoeficácia
Autodidatismo
description Resumo Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952021000200136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
publisher.none.fl_str_mv AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
dc.source.none.fl_str_mv RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação n.42 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137367978672128