Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Helder de Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Consoni, Flávia Luciane, 1973-, Bernardes, Roberto Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16803
Resumo: Resumo: Este artigo analisa as razões que motivam franquias brasileiras a instalarem unidades fora do Brasil. Com base em entrevistas presenciais conduzidas em 2012 com 21 redes de franquias brasileiras (de um total de 88 redes internacionalizadas) observou-se a forte presença de agentes exteriores à organização impulsionando esta iniciativa. Para parte significativa das franquias brasileiras, sair do Brasil e implementar unidades no exterior segue um movimento que não é nem reativo nem proativo. O que se observa é uma internacionalização do tipo "conduzida", isto é, mesmo quando as empresas apresentam um alto de grau de empreendedorismo, não são os gestores das empresas que iniciam a internacionalização, mas sim agentes externos à elas
id CAMP_fbeb49f55e08dc4d16ac24ae1fa50cdb
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1378813
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileirasConducted internationalization strategy : a study in brazilian franchising networksFranquias (Comércio varejista)GlobalizaçãoMotivaçãoAprendizagemFranchises (Retail trade)GlobalizationMotivation for internationalizationLearningConducted internationalizationArtigo originalResumo: Este artigo analisa as razões que motivam franquias brasileiras a instalarem unidades fora do Brasil. Com base em entrevistas presenciais conduzidas em 2012 com 21 redes de franquias brasileiras (de um total de 88 redes internacionalizadas) observou-se a forte presença de agentes exteriores à organização impulsionando esta iniciativa. Para parte significativa das franquias brasileiras, sair do Brasil e implementar unidades no exterior segue um movimento que não é nem reativo nem proativo. O que se observa é uma internacionalização do tipo "conduzida", isto é, mesmo quando as empresas apresentam um alto de grau de empreendedorismo, não são os gestores das empresas que iniciam a internacionalização, mas sim agentes externos à elasAbstract: The paper investigates the main factors that motivate the internationalization of Brazilian franchising operations overseas. Based on face-to-face interviews in 2012 with 21 Brazilian franchising networks (in a total of 88 internationalized network) we have observed strong presence of foreigner behind the strategy to internacionalization. Such strategy can be described neither proactive nor reactive; the internationalization of Brasilian franquizing network is merely "conducted". Conducted internationalization means that even though the franching is very dynamic and proatity, the decision to have international operations isn’t motivated by internal Brazilian staff of the companiesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguiar, Helder de SouzaConsoni, Flávia Luciane, 1973-Bernardes, Roberto Carlos2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16803AGUIAR, Helder de Souza; CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos. Estratégia de internacionalização conduzida: um estudo em redes de franquias brasileiras. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa. Curitiba, PR. v. 13, n. 1, p. 114-131, fev. 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16803. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378813porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T17:39:21Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1378813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-19T17:39:21Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
Conducted internationalization strategy : a study in brazilian franchising networks
title Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
spellingShingle Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
Aguiar, Helder de Souza
Franquias (Comércio varejista)
Globalização
Motivação
Aprendizagem
Franchises (Retail trade)
Globalization
Motivation for internationalization
Learning
Conducted internationalization
Artigo original
title_short Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
title_full Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
title_fullStr Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
title_full_unstemmed Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
title_sort Estratégia de internacionalização conduzida : um estudo em redes de franquias brasileiras
author Aguiar, Helder de Souza
author_facet Aguiar, Helder de Souza
Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
author_role author
author2 Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Helder de Souza
Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Franquias (Comércio varejista)
Globalização
Motivação
Aprendizagem
Franchises (Retail trade)
Globalization
Motivation for internationalization
Learning
Conducted internationalization
Artigo original
topic Franquias (Comércio varejista)
Globalização
Motivação
Aprendizagem
Franchises (Retail trade)
Globalization
Motivation for internationalization
Learning
Conducted internationalization
Artigo original
description Resumo: Este artigo analisa as razões que motivam franquias brasileiras a instalarem unidades fora do Brasil. Com base em entrevistas presenciais conduzidas em 2012 com 21 redes de franquias brasileiras (de um total de 88 redes internacionalizadas) observou-se a forte presença de agentes exteriores à organização impulsionando esta iniciativa. Para parte significativa das franquias brasileiras, sair do Brasil e implementar unidades no exterior segue um movimento que não é nem reativo nem proativo. O que se observa é uma internacionalização do tipo "conduzida", isto é, mesmo quando as empresas apresentam um alto de grau de empreendedorismo, não são os gestores das empresas que iniciam a internacionalização, mas sim agentes externos à elas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16803
AGUIAR, Helder de Souza; CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos. Estratégia de internacionalização conduzida: um estudo em redes de franquias brasileiras. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa. Curitiba, PR. v. 13, n. 1, p. 114-131, fev. 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16803. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16803
identifier_str_mv AGUIAR, Helder de Souza; CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos. Estratégia de internacionalização conduzida: um estudo em redes de franquias brasileiras. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa. Curitiba, PR. v. 13, n. 1, p. 114-131, fev. 2014. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16803. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1378813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030836067041280